
Leo,
Transcrevo abaixo o resultado das pesquisas que fiz ao escrever minha monografia.
A citação é referente ao livro Técnicas 4x4 do João Roberto Gaiotto.
[]´s
Aurélio
sspfoa
" Conhecer a evolução dos veículos fora de estrada é importante para se entender os seus diferentes usos e o porquê esse veículo tem hoje em dia tantos adeptos.
A história do fora de estrada está diretamente relacionada à necessidade de locomoção em caminhos precários. Dessa forma, no inicio do século XVIII, a demanda pela eficácia no deslocamento por estradas sem pavimentação alguma, esburacadas e sem conservação, levou os europeus a pesquisar veículos com tração nas quatro rodas.
No ano de 1825, surge na Escócia o primeiro veículo motorizado a vapor com tração nas quatro rodas. Criado por dois irmãos fabricantes de carruagens, Timothy Burstall e John Hill, o veículo atendia a solicitação de um cliente, que reclamava que sua carruagem a vapor encalhava com facilidade, sendo que uma carruagem a cavalos não tinha esse tipo de problema. O protótipo pesava 8 toneladas e tinha velocidade máxima de 6,5km/h. Ele tinha suspensão apenas nos assentos, e necessitava de um motorista e um auxiliar para alimentar a caldeira com carvão. ( GAIOTTO, 2002, p.23 ).
O próximo passo na evolução dos veículos com tração nas quatro rodas coincide com a evolução do automóvel, pois ao final do XIV surgem os primeiros veículos movidos por motor a explosão. Assim, em 1898, fabricado pela Latil, na França, surge o primeiro veiculo 4x4 com motor à explosão que viria a se aproximar da idéia de se produzir um veículo com tração total. Segundo GAIOTO, (2002), a mesma fábrica na primeira década do século XX produz um caminhão com tração 4x4 e movido por um motor a gasolina de 40 CV .
A crescente procura pelos veículos de tração integral levou diversos fabricantes na Europa e nos Estados Unidos a desenvolverem seus modelos, como por exemplo, a Marmon Herrington Company de Jeffery, e posteriormente a FWD - Four Wheel Drive, nos Estados Unidos, que vendeu mais de 15.000 unidades de pequenos caminhões 4x4 na Primeira Guerra Mundial.
Mas apesar do enfoque militar dado aos projetos, a Marmon Herrington Company adaptou a tração 4x4 em uma Station Wagon da Ford no início da década de trinta do século passado, criando o primeiro SUV - Sport Utility Vehicle (Veículo Utilitário Esportivo ) da história. O Ford Woody, como era chamado, foi equipado com um impressionante sistema de engate automático de tração, que acionava o eixo dianteiro quando as rodas traseiras patinavam. Seu motor V8 fazia dele o veículo favorito de muitos fazendeiros, pescadores, caçadores, servidores públicos e correios. Mas, como veremos adiante, o mercado civil só passou a ter importância para os fabricantes após a Segunda Guerra Mundial.(...)"