x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 18
  • #1

    Post História - O Primeiro 4x4 de todos os Tempos




    Aqui no fórum existem vários sites sobre a história do Jeep.
    Coloco a pergunta a todos: Qual foi o primeiro veículo 4x4 da história ?

    Nas publicações americanas, todos levam ao Quad (não confundir com uns dos primeiros Jeeps Quad de 41-42) que foi um caminhão de 1916-17.
    É claro, os americanos sempre vão dizer que eles são sempre os primeiros, assim como fizeram com Santos Dumont.

    Este caminhão existe mesmo, cheguei até a velo no Museu Henry Ford em Detroit.....mas a a coisa vai bem mais longe......tem veículos 4x4 no mundo inteiro muito antes que isso.....

    Por isso, deixo aqui esta lista, para postarmos vários modelos....para os que possam colaborar e praqueles que querem saber um pouco mais sobre isso.....

    Também não quero fazer discussão de esquerda do tipo Chavista....hehehe...com o papo de que os USA não prestam, coisa e tal....eu mesmo tenho um CJ-5 que me dá muitas alegrias e sei o quanto estes caras contribuiram para o popularização do 4WD....

    ...mas aí também, fazer a mesma coisa eles fazem com os Irmãos Wright, aí também não.....

  • #2
    Usuário Avatar de Aurélio
    Entrada
    01/04/2003
    Local
    Barra Mansa/RJ
    Posts
    2,004
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Leo - Beethoven
    Coloco a pergunta a todos: Qual foi o primeiro veículo 4x4 da história ?

    Leo,

    Transcrevo abaixo o resultado das pesquisas que fiz ao escrever minha monografia.
    A citação é referente ao livro Técnicas 4x4 do João Roberto Gaiotto.

    []´s

    Aurélio
    sspfoa

    " Conhecer a evolução dos veículos fora de estrada é importante para se entender os seus diferentes usos e o porquê esse veículo tem hoje em dia tantos adeptos.
    A história do fora de estrada está diretamente relacionada à necessidade de locomoção em caminhos precários. Dessa forma, no inicio do século XVIII, a demanda pela eficácia no deslocamento por estradas sem pavimentação alguma, esburacadas e sem conservação, levou os europeus a pesquisar veículos com tração nas quatro rodas.


    No ano de 1825, surge na Escócia o primeiro veículo motorizado a vapor com tração nas quatro rodas. Criado por dois irmãos fabricantes de carruagens, Timothy Burstall e John Hill, o veículo atendia a solicitação de um cliente, que reclamava que sua carruagem a vapor encalhava com facilidade, sendo que uma carruagem a cavalos não tinha esse tipo de problema. O protótipo pesava 8 toneladas e tinha velocidade máxima de 6,5km/h. Ele tinha suspensão apenas nos assentos, e necessitava de um motorista e um auxiliar para alimentar a caldeira com carvão. ( GAIOTTO, 2002, p.23 ).

    O próximo passo na evolução dos veículos com tração nas quatro rodas coincide com a evolução do automóvel, pois ao final do XIV surgem os primeiros veículos movidos por motor a explosão. Assim, em 1898, fabricado pela Latil, na França, surge o primeiro veiculo 4x4 com motor à explosão que viria a se aproximar da idéia de se produzir um veículo com tração total. Segundo GAIOTO, (2002), a mesma fábrica na primeira década do século XX produz um caminhão com tração 4x4 e movido por um motor a gasolina de 40 CV .
    A crescente procura pelos veículos de tração integral levou diversos fabricantes na Europa e nos Estados Unidos a desenvolverem seus modelos, como por exemplo, a Marmon Herrington Company de Jeffery, e posteriormente a FWD - Four Wheel Drive, nos Estados Unidos, que vendeu mais de 15.000 unidades de pequenos caminhões 4x4 na Primeira Guerra Mundial.
    Mas apesar do enfoque militar dado aos projetos, a Marmon Herrington Company adaptou a tração 4x4 em uma Station Wagon da Ford no início da década de trinta do século passado, criando o primeiro SUV - Sport Utility Vehicle (Veículo Utilitário Esportivo ) da história. O Ford Woody, como era chamado, foi equipado com um impressionante sistema de engate automático de tração, que acionava o eixo dianteiro quando as rodas traseiras patinavam. Seu motor V8 fazia dele o veículo favorito de muitos fazendeiros, pescadores, caçadores, servidores públicos e correios. Mas, como veremos adiante, o mercado civil só passou a ter importância para os fabricantes após a Segunda Guerra Mundial.(...)"

  • #3
    Citação Postado originalmente por aurelio Ver Post
    Leo,

    Transcrevo abaixo o resultado das pesquisas que fiz ao escrever minha monografia.
    A citação é referente ao livro Técnicas 4x4 do João Roberto Gaiotto.

    []´s

    Aurélio
    sspfoa

    " Conhecer a evolução dos veículos fora de estrada é importante para se entender os seus diferentes usos e o porquê esse veículo tem hoje em dia tantos adeptos.
    A história do fora de estrada está diretamente relacionada à necessidade de locomoção em caminhos precários. Dessa forma, no inicio do século XVIII, a demanda pela eficácia no deslocamento por estradas sem pavimentação alguma, esburacadas e sem conservação, levou os europeus a pesquisar veículos com tração nas quatro rodas.


    No ano de 1825, surge na Escócia o primeiro veículo motorizado a vapor com tração nas quatro rodas. Criado por dois irmãos fabricantes de carruagens, Timothy Burstall e John Hill, o veículo atendia a solicitação de um cliente, que reclamava que sua carruagem a vapor encalhava com facilidade, sendo que uma carruagem a cavalos não tinha esse tipo de problema. O protótipo pesava 8 toneladas e tinha velocidade máxima de 6,5km/h. Ele tinha suspensão apenas nos assentos, e necessitava de um motorista e um auxiliar para alimentar a caldeira com carvão. ( GAIOTTO, 2002, p.23 ).

    O próximo passo na evolução dos veículos com tração nas quatro rodas coincide com a evolução do automóvel, pois ao final do XIV surgem os primeiros veículos movidos por motor a explosão. Assim, em 1898, fabricado pela Latil, na França, surge o primeiro veiculo 4x4 com motor à explosão que viria a se aproximar da idéia de se produzir um veículo com tração total. Segundo GAIOTO, (2002), a mesma fábrica na primeira década do século XX produz um caminhão com tração 4x4 e movido por um motor a gasolina de 40 CV .
    A crescente procura pelos veículos de tração integral levou diversos fabricantes na Europa e nos Estados Unidos a desenvolverem seus modelos, como por exemplo, a Marmon Herrington Company de Jeffery, e posteriormente a FWD - Four Wheel Drive, nos Estados Unidos, que vendeu mais de 15.000 unidades de pequenos caminhões 4x4 na Primeira Guerra Mundial.
    Mas apesar do enfoque militar dado aos projetos, a Marmon Herrington Company adaptou a tração 4x4 em uma Station Wagon da Ford no início da década de trinta do século passado, criando o primeiro SUV - Sport Utility Vehicle (Veículo Utilitário Esportivo ) da história. O Ford Woody, como era chamado, foi equipado com um impressionante sistema de engate automático de tração, que acionava o eixo dianteiro quando as rodas traseiras patinavam. Seu motor V8 fazia dele o veículo favorito de muitos fazendeiros, pescadores, caçadores, servidores públicos e correios. Mas, como veremos adiante, o mercado civil só passou a ter importância para os fabricantes após a Segunda Guerra Mundial.(...)"
    Aurélio, é bom saber que existem outros interessados em manter viva a história do 4x4.
    Tive a chance de ir ao escritório de patentes na Inglaterra em 2000 e pasmem: Os caras tinham arquivado ainda o registro de patente original da carruagem de Burstall & Hill. Permitiram até que fizesse cópias, pois disse que estava escrevendo uma publicação (que foi feita em 2000 pela Fora de Estrada)....mesmo sendo um motor de combustão externa (à vapor), este sem dúvida foi o primeiro veículo automotor 4x4 patenteado.
    Em 1998 à 2000 entrei em um busca frenética por todos os cantos, pra tentar buscar curiosidades sobre este tema.

    Abs.

  • #4
    Usuário Avatar de Aurélio
    Entrada
    01/04/2003
    Local
    Barra Mansa/RJ
    Posts
    2,004
    Agradecimentos: 2

    Thumbs up

    Citação Postado originalmente por Leo - Beethoven
    Aurélio, é bom saber que existem outros interessados em manter viva a história do 4x4.


    (...) Permitiram até que fizesse cópias, pois disse que estava escrevendo uma publicação (que foi feita em 2000 pela Fora de Estrada)....mesmo sendo um motor de combustão externa (à vapor), este sem dúvida foi o primeiro veículo automotor 4x4 patenteado.
    Opa.
    Isso muito me interessa !
    Você pode enviar uma cópia dessa patente assim como da reportagem da Fora de Estrada?
    Se for possível, me avisa que te mando o endereço por MP.

    []´s

    Aurelio
    sspfoa

  • #5
    Aurélio, a patente toda, deve ter uns 50 páginas em plantas em tamanho A3 e A2 (mais ou menos).....posso dizer uma coisa, Burstall e Hill foram tão profissionais ao registrarem a patente, que com ela daria até mesmo para construir uma réplica.....vai ser difícil copiar tudo isso, mas vou ver o que consigo, OK ?

    Outro veículo muito interessante que descobri, foi um Holandes de nome Spyker de 1904-06.....os desenhos mostram que o veículo era simplesmente muito parecido com o Jeep da 2a. Guerra....chassis e a caixa de transferência são praticamente iguais.....Na época, existia uma competição chamada "Corrida de Subida de Ladeira" e era muito prestigiada.....esse "monstrinho" detinha o recorde de velocidade de mais de 140Km/h......alguém pode dizer: Mas essa velocidade não é nada......e eu digo, para um carro do início do século passado, isso era muito.....O Spyker usava um motor 6 cilindros em linha, muito parecido com o do Jeep que era fabricado em Taubaté-SP.....só que era muito maior....

  • #6
    Usuário Avatar de Aurélio
    Entrada
    01/04/2003
    Local
    Barra Mansa/RJ
    Posts
    2,004
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Leo - Beethoven
    (...)vai ser difícil copiar tudo isso, mas vou ver o que consigo, OK ?
    Leo,

    Por favor, não precisa copiar toda a planta.
    Interessa somente o, vamos assim dizer, registro da patente junto ao governo inglês, ok!?

    Outro veículo muito interessante que descobri, foi um Holandes de nome Spyker de 1904-06..
    Esse eu não sabia.
    Alías, essa informação está no artigo que escreveu para a Fora de Estrada?

    []´s

    Aurelio
    sspfoa

  • #7
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    65
    Posts
    4,201
    Agradecimentos: 5
    O 1º 4x4 de todos os tempos usado pelo homem foi o CAVALO.

    depois vieram as carroças, que evoluiram para esta carruagem da Burstall & Hill e mesmo na inglaterra, algumas viraram até avião (de Havilland).

    O homem sempre copia da natureza procurando otimizar em uma máquina

    Um viva ao cavalo que depois virou cavalo-vapor, avião, jeep e mesmo assim, tem um monte dentro dos nossos motores.

    E se um dia a gasolina acabar,

    ainda vamos voltar a andar a cavalo, com 4 patas ativas, com bloqueio automático de ferradura e movido a capim e água .... ecologicamente correto.
    4X4 Brasil
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #8
    Usuário Avatar de CAVESO
    Entrada
    04/10/2005
    Local
    Muriaé/MG
    Idade
    50
    Posts
    10,641
    Agradecimentos: 0
    Leopoldo,

    Isso é sacangem!

    Ia escrever o cavalo e vc sacou antes de mim! rs

    Quase foi transmimento de pensassão! rs

  • #9
    Usuário Avatar de CAVESO
    Entrada
    04/10/2005
    Local
    Muriaé/MG
    Idade
    50
    Posts
    10,641
    Agradecimentos: 0
    Aos historiadores do 4x4,

    Qual a relevância do jipe engesa militar no mercado mundial?
    Foi aquele sucesso todo que muito se fala?

  • #10
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    65
    Posts
    4,201
    Agradecimentos: 5
    sucesso perdura por anos e anos a fio.

    a engesa podia ter um sucesso mas foi um fracasso... faliu estrondosamente/fraudulentamente

    Sucesso é o ford-bantan-willys-kaiser-AMC-Chrysler-Daimler/Chrysler

    que as fabricas lutam de unhas e dentes para serem as detentoras da marca

    sucesso é o JEEP, que saiu do MB - GPA - CJ 2/2A/3/3B/4/5/6/7/8 YJ/TJ/ quem sabe o que mais J

    que o engesa pensava que podia ser
    que todo mahindra pensa ser
    que todo troller gostaria de ser
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #11
    Usuário Avatar de CAVESO
    Entrada
    04/10/2005
    Local
    Muriaé/MG
    Idade
    50
    Posts
    10,641
    Agradecimentos: 0
    O Cj já tem seu lugar garantido na eternidade, isso é unânime!

    Só gostaria de saber do pessoal expert no assunto (incluindo você mestre leopoldo) e/ou os que defenderam monografias e tudo mais sobre, a repseito do Engesa, pois, segundo li alguma coisa foi um grande sucesso em vários exércitos no mundo e continua uma lenda aqui no Brasil, respeitado por muitos jipeiros (e sonho da maioria deles).

  • #12
    [quote=leopoldo;351866]O 1º 4x4 de todos os tempos usado pelo homem foi o CAVALO.


    Ptz, Leopolpo, aí é que vc se engana......se for levar pelo lado de veículos 4x4 de tração animal, é bem provável que o camelo tenha sido o primeiro e não o cavalo....e isso contanto com a civilização Egípicia......na ásia é bem provável que tenha sido o Elefante que é usado até hoje.....e nas Américas, tudo indica que foi a Lhama....principalmente com as civilizações mas antigas do Peru e Colombia.....o cavalo foi trazido para a América principalemnte pelos Espanhóis.....e pra quem não sabe, os famosos Mustangs era considerados uma praga e eram exterminados aos milhares e quase foram extintos, pois não eram considerados uma raça e sim eram cavalos desgarrados que se tornaram selvagens....A palavra Mustang vem do Espanhol "Masteño" que significa mestiço.....hoje os Mustangs americanos são protegidos por lei nos EUA.
    Leopolpo, não estou tirando com a sua cara...longe disso....mas história é história.....

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade