x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 23
    Usuário Avatar de DSCAIXETA
    Entrada
    13/03/2006
    Agradecimentos: 0

Relação Longa.....Oque fazer?

Comprei meu jipe a apenas três semanas, já andei em trilha com ele duas vezes, ele é 59, 6cc orig. e cambio de 3 m orig., mas está com menos força que um 4cc, 3 m org. de um colega, diz eles que a ração é longa (o motor do meu é bom).
    Dei uma olhada em vários tópicos, mas queria uma coisa mais resumida no meu caso, oq devo fazer trocar a relação coroa/pinhão, ou existe algum cambio mais reduzido?
    Por exemplo f1000 ou c10 c20, são mais reduzidos?
    Acho que fica mais barato um cambio do que dois diferencias ou duas relações.
    A proposito não precisa pegar nem 50 Km/H é só pra trilha.

DSCAIXETA,

Parabéns pelo carro, tem a mais bela carroceria entre todos os CJ5. já veio com os diferenciais alongados!

Nas trilhas, você precisa aprender a usar a sua caixa de transferência. Experimente usar a tração e reduzida o tempo todo e vai se divertir.

Nota: tenho um CJ3A com o motor original "Willys go-devil" que tem muito menos potência que o motor BF161 "original nacional" e tenho os diferenciais alongados. Sempre nas trilhas, uso a reduzida. É melhor, para os obstáculos, andar na segunda marcha reduzida.

Nota 2: Não use a embreagem! Em nenhum enrosco você deve usar a embreagem. Se o motor morrer é que estava na marcha errada! Não use a embreagem. Mesmo nas arrancadas, em situações de baixa aderencia, ligue o carro já engatado em primeira ou segunda reduzida sem pisar na embreagem. Você vai se surpreender.

Por fim, lembre-se que o pedal mais à esquerda não serve no uso em trilhas pesadas, da mesma maneira que as alavanquinhas à direita da alavanca de marchas não servem para uso na cidade.

Boas trilhas.

Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Agradecimentos: 50
    Citação Postado originalmente por otavio_gomes Ver Post
    DSCAIXETA,

Nas trilhas, você precisa aprender a usar a sua caixa de transferência. Experimente usar a tração e reduzida o tempo todo e vai se divertir.

Sempre nas trilhas, uso a reduzida. É melhor, para os obstáculos, andar na segunda marcha reduzida.

Nota 2: Não use a embreagem! Em nenhum enrosco você deve usar a embreagem. Se o motor morrer é que estava na marcha errada! Não use a embreagem.

Boas trilhas.
    x2

Aqui na região em algumas trilhas ficam falando "oh, passei em 4x2", "nem precisa ligar a roda livre", etc, etc.
    Com isso o cara vai forçando o carro sem necessidade, se foi feito pra tracionar usa tracionado caramba.

No meu que é diesel, relação curta, eixos blocados, fico tirando onda com a galera, andando reduzido e o motor "só contando" (em baixa rotação).

[]'s

Entrada
    13/03/2006
    BLZ....
    Obrigado pelas respostas, mas................
    Dentro da cidade ( vcs tem que conhecer Machado, só morro ), tenho que vicar ligando a tração em várias ruas, principalmente se tiver tiver que arrancar, ou mudar da segunda para a primeira na subida, não sobe.
    O cambio do maverik (mesmo da f100) é mais reduzido? qto vale R$ +ou-

Se fosse para alguém me indicar algum, qual seria?

Valeu

Citação Postado originalmente por DSCAIXETA Ver Post
    BLZ....
    Obrigado pelas respostas, mas................
    Dentro da cidade ( vcs tem que conhecer Machado, só morro ), tenho que vicar ligando a tração em várias ruas, principalmente se tiver tiver que arrancar, ou mudar da segunda para a primeira na subida, não sobe.
    O cambio do maverik (mesmo da f100) é mais reduzido? qto vale R$ +ou-

Se fosse para alguém me indicar algum, qual seria?

Valeu
    Dscaixeta,

no caso de sua caixa de marchas as relações devem ser:
    1 - 2,798:1
    2 - 1,551:1
    3 - 1:1
    re - 3,544:1

Várias caixas de marchas de 4 marchas terão a ultima marcha = 1:1 e as outras marchas mais próximas e a primeir a mais reduzida.
    Assim, qq caixa de 4 marchas sincronizadas vai lhe servir.

Uma dica enquanto você não escolhe a sua caixa de marchas:

Como reduzir de segunda para primeira marcha num Jeep - "dupla embreagem":
    esse processo serve para você conseguir engrenar a primeira marcha com o carro em movimento - você terá de ser habilidoso.
    Considere o carro em movimento com a segunda marcha engrenada.
    pise no pedal da embreagem - ponha em ponto morto - libere a embreagem - acelere o motor - pise no pedal da embreagem - engrene primeira marcha -
    libere a embreagem.

Essa sequencia deve ser rápida e, visa acelerar o eixo primário da caixa de marhas para sincronizá-lo com a engrenagem da primeira marcha.

Eu utilizava meu Jeep com frequencia em BH e eventualmente (todos as vezes que ia para casa) precisava fazer essa dupla embreagem para vencer determinada subida.

Em outras situaçãoes (engarrafamentos) eu utilizava a reduzinda com as rodas-livres desengrenadas - o que me liberava duas marchas mais reduzidas que a primeira e o Jeep funcionava somente com a tração traseira - é perigoso essa manobra pois um tranco pode quebrar alguma coisa, pegue muito leve nessa situação.

Ainda em BH, a oficina que trabalha com as adaptações das caixas de marchas nos Jeeps é a tornearia Novo Progresso (31) 3462-4029

Um abraço,

Otávio.
    Imagens Anexas -tn_novo-20progresso.jpg 

Entrada
    13/03/2006
    Otávio,

Valeu mesmo, muito obrigado!

Olha outra coisa, hoje descobri que a relação coroa/pinhão do jeep é 8:43, dividindo da 5,38 , esta relação é longa mesmo ou não?

Quanto maior a divisão da relação é mais reduzido?

Valeu...............

Usuário Avatar de Vinicius_4x4
    Entrada
    21/07/2004
    Local
    Novo Hamburgo/RS
    Essa relação aí é uma das mais curtas que tem .. senão me engano mais curta que esta só a 9/53 ou algo assim. Me corrijam se estiver errado.

Até!!

Usuário Avatar de Pedro Bachir
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Betim/Lavras/São João del rei/MG
    Citação Postado originalmente por DSCAIXETA Ver Post
    Otávio,

Valeu mesmo, muito obrigado!

Olha outra coisa, hoje descobri que a relação coroa/pinhão do jeep é 8:43, dividindo da 5,38 , esta relação é longa mesmo ou não?

Quanto maior a divisão da relação é mais reduzido?

Valeu...............
    ospra!

uai, estranho... se o diferencial realmente tiver com 43/8 e o jeep tah fraco, provavelmente ou seus pneus são mto grandes ou o motor q tah falhando...

qual eh a medida dos seus pneus?

quanto maior o resultado da divisão mais reduzido eh o diferencial...

[]

Entrada
    13/03/2006
    Também fiquei surpreso ao saber que ele é reduzido.

Acho que vou começar a procurar um cambio de f100, maverik 4 cil., da f1000 ou c10, c20 ou d40.

Uma outra dúvida, o cambio da f75 ou mesmo do jeep (4 marchas), com motor 4cil. é mesmo mais reduzido que o cambio original do 6 cil.?

Pedro o pneu é 750/16 frontiera (reformado).

Valeu pela ajuda..........galera

T +

Usuário Avatar de Vinicius_4x4
    Entrada
    21/07/2004
    Local
    Novo Hamburgo/RS
    Olha tchê! Eu tinha no meu jipe o motor BF 161 (6 cilindros) + caixa 4 marcha original + relação coroa/pinhão 43/8 + esses pneus frontieria 750/16 e não tinha muitos problemas com força no jipe não.
    Embora não acredite que o seu problema seja a caixa, mas vai a informação - pelo o que me falaram a relação da primeira da caixa que eu tinha era mais longa que outras caixas 4 marcha. Parece que existe duas caixas 4 marcha willys, é isto?

Outra informação que considero importante - quando estava com a configuração citada acima, tinha um amigo com um jipe com motor 4 cilindro do maverick (beeem afinadinho por sinal) e este jipe andava melhor do que o meu.

[]´s

Usuário
    Entrada
    12/04/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Citação Postado originalmente por Vinicius_4x4 Ver Post
    Olha tchê! Eu tinha no meu jipe o motor BF 161 (6 cilindros) + caixa 4 marcha original + relação coroa/pinhão 43/8 + esses pneus frontieria 750/16 e não tinha muitos problemas com força no jipe não.
    Embora não acredite que o seu problema seja a caixa, mas vai a informação - pelo o que me falaram a relação da primeira da caixa que eu tinha era mais longa que outras caixas 4 marcha. Parece que existe duas caixas 4 marcha willys, é isto?

Outra informação que considero importante - quando estava com a configuração citada acima, tinha um amigo com um jipe com motor 4 cilindro do maverick (beeem afinadinho por sinal) e este jipe andava melhor do que o meu.

[]´s
    Sim existem 2 relações diferentes de 4 marchas willys.
    Cumplicado pra explicar, mas simplificando é assim: existe algumas F75 com estes 4 marchas de primeira marcha mais reduzida. O 4 marchas do OHC é mais reduzido que do BF161.

O que é andar melhor pra vc? Pode ter diversas interpretações. POde ser um jeep mais esperto no onroad, que desenvolve melhor em questão da velocidade, porém fraco no off. Como pode ser o contrário.

Se fosse eu, e se fosse manter o motor original, colocaria 4 marchas do OHC, deixaria 8x43 no diferenciais ou até mesmo 9x53 e ainda Kit3,1:1 na tcase em Low, para pneu 33" fica show de bola.

[]s

Peleje
    4X4 Brasil

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem