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Convex Datacenter
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Hybrid View

  • #1
    Usuário Avatar de DSCAIXETA
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    Relação Longa.....Oque fazer?




    Comprei meu jipe a apenas três semanas, já andei em trilha com ele duas vezes, ele é 59, 6cc orig. e cambio de 3 m orig., mas está com menos força que um 4cc, 3 m org. de um colega, diz eles que a ração é longa (o motor do meu é bom).
    Dei uma olhada em vários tópicos, mas queria uma coisa mais resumida no meu caso, oq devo fazer trocar a relação coroa/pinhão, ou existe algum cambio mais reduzido?
    Por exemplo f1000 ou c10 c20, são mais reduzidos?
    Acho que fica mais barato um cambio do que dois diferencias ou duas relações.
    A proposito não precisa pegar nem 50 Km/H é só pra trilha.

  • #2
    DSCAIXETA,

    Parabéns pelo carro, tem a mais bela carroceria entre todos os CJ5. já veio com os diferenciais alongados!

    Nas trilhas, você precisa aprender a usar a sua caixa de transferência. Experimente usar a tração e reduzida o tempo todo e vai se divertir.

    Nota: tenho um CJ3A com o motor original "Willys go-devil" que tem muito menos potência que o motor BF161 "original nacional" e tenho os diferenciais alongados. Sempre nas trilhas, uso a reduzida. É melhor, para os obstáculos, andar na segunda marcha reduzida.

    Nota 2: Não use a embreagem! Em nenhum enrosco você deve usar a embreagem. Se o motor morrer é que estava na marcha errada! Não use a embreagem. Mesmo nas arrancadas, em situações de baixa aderencia, ligue o carro já engatado em primeira ou segunda reduzida sem pisar na embreagem. Você vai se surpreender.

    Por fim, lembre-se que o pedal mais à esquerda não serve no uso em trilhas pesadas, da mesma maneira que as alavanquinhas à direita da alavanca de marchas não servem para uso na cidade.

    Boas trilhas.

  • #3
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
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    Citação Postado originalmente por otavio_gomes Ver Post
    DSCAIXETA,

    Nas trilhas, você precisa aprender a usar a sua caixa de transferência. Experimente usar a tração e reduzida o tempo todo e vai se divertir.

    Sempre nas trilhas, uso a reduzida. É melhor, para os obstáculos, andar na segunda marcha reduzida.

    Nota 2: Não use a embreagem! Em nenhum enrosco você deve usar a embreagem. Se o motor morrer é que estava na marcha errada! Não use a embreagem.

    Boas trilhas.
    x2

    Aqui na região em algumas trilhas ficam falando "oh, passei em 4x2", "nem precisa ligar a roda livre", etc, etc.
    Com isso o cara vai forçando o carro sem necessidade, se foi feito pra tracionar usa tracionado caramba.

    No meu que é diesel, relação curta, eixos blocados, fico tirando onda com a galera, andando reduzido e o motor "só contando" (em baixa rotação).

    []'s

  • #4
    Usuário Avatar de DSCAIXETA
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    BLZ....
    Obrigado pelas respostas, mas................
    Dentro da cidade ( vcs tem que conhecer Machado, só morro ), tenho que vicar ligando a tração em várias ruas, principalmente se tiver tiver que arrancar, ou mudar da segunda para a primeira na subida, não sobe.
    O cambio do maverik (mesmo da f100) é mais reduzido? qto vale R$ +ou-

    Se fosse para alguém me indicar algum, qual seria?

    Valeu

  • #5
    Citação Postado originalmente por DSCAIXETA Ver Post
    BLZ....
    Obrigado pelas respostas, mas................
    Dentro da cidade ( vcs tem que conhecer Machado, só morro ), tenho que vicar ligando a tração em várias ruas, principalmente se tiver tiver que arrancar, ou mudar da segunda para a primeira na subida, não sobe.
    O cambio do maverik (mesmo da f100) é mais reduzido? qto vale R$ +ou-

    Se fosse para alguém me indicar algum, qual seria?

    Valeu
    Dscaixeta,

    no caso de sua caixa de marchas as relações devem ser:
    1 - 2,798:1
    2 - 1,551:1
    3 - 1:1
    re - 3,544:1

    Várias caixas de marchas de 4 marchas terão a ultima marcha = 1:1 e as outras marchas mais próximas e a primeir a mais reduzida.
    Assim, qq caixa de 4 marchas sincronizadas vai lhe servir.

    Uma dica enquanto você não escolhe a sua caixa de marchas:

    Como reduzir de segunda para primeira marcha num Jeep - "dupla embreagem":
    esse processo serve para você conseguir engrenar a primeira marcha com o carro em movimento - você terá de ser habilidoso.
    Considere o carro em movimento com a segunda marcha engrenada.
    pise no pedal da embreagem - ponha em ponto morto - libere a embreagem - acelere o motor - pise no pedal da embreagem - engrene primeira marcha -
    libere a embreagem.

    Essa sequencia deve ser rápida e, visa acelerar o eixo primário da caixa de marhas para sincronizá-lo com a engrenagem da primeira marcha.

    Eu utilizava meu Jeep com frequencia em BH e eventualmente (todos as vezes que ia para casa) precisava fazer essa dupla embreagem para vencer determinada subida.

    Em outras situaçãoes (engarrafamentos) eu utilizava a reduzinda com as rodas-livres desengrenadas - o que me liberava duas marchas mais reduzidas que a primeira e o Jeep funcionava somente com a tração traseira - é perigoso essa manobra pois um tranco pode quebrar alguma coisa, pegue muito leve nessa situação.

    Ainda em BH, a oficina que trabalha com as adaptações das caixas de marchas nos Jeeps é a tornearia Novo Progresso (31) 3462-4029


    Um abraço,

    Otávio.
    Imagens Anexas -tn_novo-20progresso.jpg 

  • #6
    Usuário Avatar de DSCAIXETA
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    Otávio,

    Valeu mesmo, muito obrigado!

    Olha outra coisa, hoje descobri que a relação coroa/pinhão do jeep é 8:43, dividindo da 5,38 , esta relação é longa mesmo ou não?

    Quanto maior a divisão da relação é mais reduzido?

    Valeu...............

  • #7
    Usuário Avatar de joão k. chikui
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    03/02/2007
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    DSCaixeta
    O clark 4 M das antigas F-1000, C-20 são fantásticos para Jeep.A 1ª e 2ª são bem curtas e as ultimas são longas. Tenho um no meu CJ 3A .
    Os CL 2215 das C-20 novas são muito bons tb, inclusive com 5ª over.
    Os Clarkete de chevette tb são excelente opção.
    Quanto ao motor Geórgia(4 cil) andar bem, lógico que anda, afinal são 4 cil, mas com pistões enormes, comando no cabeçote, etc...

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