x
Convex Datacenter
Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
Resultados 13 a 19 de 19

Citação Postado originalmente por Bruno Machado Ver Post
    Primeiro, uma pergunta: vai recolocar o 4x4 na viatura, ou vai deixar assim, 4x2?
    - Se vai colocar 4x4, tem de instalar a caixa de transferência primeiro, incluindo adaptá-la à caixa de chevette ou trocando a caixa de marchas por uma de jipe, para depois ter as medidas dos cardãs diant e tras;
    - Se não vai colocar 4x4, pergunto: prá que vc quer um jipe?

[ ]'s
    Obrigado pelas respostas precisas!
    É exatamente isso: vai ficar 4x2 agora pq depois terei que comprar a caixa de transferência, mais um cardan, refazer o diferencial dianteiro, colocar novos semi-eixos, rodas livres... Ou seja, mais grana...

Assim que comprei, deixei com um meca indicado por uns amigos (nenhum jipeiro), mas o cara só fez m&rd@. Daí, resolvi mexer eu mesmo. Mesmo não sabendo nada de jeep, sei bem de mecânica em geral e de ferramentas. Só que quando alguma coisa estranha acontece, ainda fico meio sem saber o que fazer.

Tirei algumas fotos, algumas sem muita novidade além do que já falei. Em duas fotos, o jeep com as 4 rodas no chão e com a roda do lado mais baixo levantada. Medi a altura dos dois lados do pára-choque, antes de levantar estavam 412 e 453 mm. Depois que levantei estavam 465 e 492 mm. Ou seja, antes a diferença era de 41 mm e depois que levantei diminuiu pra 27. Mas ainda assim achei que o lado que não levantei subiu demais...

Nas outras fotos, os feixes: Do lado esquerdo o suporte não está paralelo ao chassi. A mola não está perpendicular, mas não dá pra ver na foto. No feixe da direita dá pra perceber melhor. Assim que tiver tempo, vou levar pra arquear, trocar os suportes de molas, buchas, etc. Essa parte é fácil.

Na última foto: O cardan sem luva elástica. Já vi que está vazando óleo pelo diferencial, quando desmontar vou ver se troco o retentor. Vai ser melhor ajeitar o cardan agora pra 4x2 pq eu teria que gastar pelo menos que comprar uma caixa de transferência e adaptar. Sei que depois vou gastar de novo, mas espero estar com mais dispo$$$ição depois.

Uma última dúvida, meio besta: pra medir o chassi, tenho que tirar o cardan antes, certo? Até porque desconfio que ele seja o causador da bagunça.

Abraço a todos!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -torto01.jpg   -torto02.jpg   -torto03.jpg   -torto04.jpg   -torto06.jpg  

Citação Postado originalmente por felipemendes Ver Post
    Obrigado pelas respostas precisas!

Na última foto: O cardan sem luva elástica. Já vi que está vazando óleo pelo diferencial, quando desmontar vou ver se troco o retentor. Vai ser melhor ajeitar o cardan agora pra 4x2 pq eu teria que gastar pelo menos que comprar uma caixa de transferência e adaptar. Sei que depois vou gastar de novo, mas espero estar com mais dispo$$$ição depois.

Uma última dúvida, meio besta: pra medir o chassi, tenho que tirar o cardan antes, certo? Até porque desconfio que ele seja o causador da bagunça.

Abraço a todos!

Olá novamente,

primeiro, tem de tirar o cardã para medir o chassis.

segundo: em hipótese nenhuma instale o cardã sem a luva elástica.

tercerio: não economise a luva elástica. (o barato sai caro)

-------------------------------------------------
    O eixo cardã começa em uma junta universal, segue com uma luva elástica, depois um tubo que define o seu comprimento e termina em outra junta universal.

Agora, corte o tubo e instale uma luva elástica nele. Quando o seu veículo voltar a ser jipe (oops), tiver tração nas 4 rodas, diminua outra vez o tamanho do cardã.

O seu jipe pode rodar hoje com tração apenas nas rodas traseiras mesmo com o cardã não paralelo ao chassis. Isso não causará problemas no carro.

um abraço,

Otávio.

Citação Postado originalmente por otavio_gomes Ver Post
    O seu jipe pode rodar hoje com tração apenas nas rodas traseiras mesmo com o cardã não paralelo ao chassis. Isso não causará problemas no carro.
    Valeu pelas dicas, será exatamente o que vou fazer. Mas só um comentário pra quem vier consultar depois: O cardã não precisa estar paralelo ao chassis, mas os eixos das juntas universais precisam necessariamente estar paralelos entre si.

Abraço a todos!
    4X4 Brasil Razão: erro de português

Thumbs down

Bem, o chassi está torto.
    Em que tipo de oficina eu consigo desempená-lo?
    Os desvios das medidas não me pareceram muito grandes, há alguma consequência em deixá-lo empenado até a hora de desmontar pra pintar? Estou pensando em prosseguir a reforma: freios, diferenciais, etc. e ao final, desmontar tudo, trocar os feixes traseiros, pintar e montar direito.

Outra coisa: levantei o bicho, tirei o cardan, arriei de novo no chão, estava bem menos torto. Acho que curvando os feixes traseiros (deixando a troca pra depois) já dá pra saber se vai ficar torto ou não.

Uma coisa me causou estranheza: pelas medidas passadas pelo Gilberto, a largura do chassi deveria ser 74,3 cm, mas eu achei todas as medidas menores... Porém, olhando a carroceira, nada parece fora do lugar (fora estar torta, claro), e mesmo a medida de 730 me parece esquisita, pois esticando uma linha ao longo do chassi, não aparece nenhum calombo naquela região. Essas medidas são do centro do suporte de jumelos, certo?

Abraços a todos,
    Felipe
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -cha.jpg  

Usuário Avatar de DJunior
    Entrada
    19/01/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 0
    Felipe,

Vou dar a minha pequena contribuição:

Bem, o chassi está torto.
    Em que tipo de oficina eu consigo desempená-lo?
    Procura algum lugar que faz alinhamento de chassi de caminhão e o mais importante - A FRIO... Não deixe ninguém aquecer o chassi em hipótese alguma para alinhar o mesmo. Esse tipo de serviço, sem indicação é meio arriscado. Pesquisa com alguém aí do Rio que já fez este tipo de serviço e pede indicação.

Os desvios das medidas não me pareceram muito grandes, há alguma consequência em deixá-lo empenado até a hora de desmontar pra pintar?
    Pelas medidas que você passou, a longarina esquerda está deslocada da direira, ou seja, as pontas do chassi não estão alinhadas. O que mais preocupou foi as diferenças nas larguras - 700 / 700 / 730 / 690. A medida de 730 é muito diferente das outras. Ou os suportes dos jumelos estão abertos para fora, ou existe uma barriga lateral nas longarinas nesta região. Já respondendo as medidas são do centro do suportedas molas...

Estou pensando em prosseguir a reforma: freios, diferenciais, etc. e ao final, desmontar tudo, trocar os feixes traseiros, pintar e montar direito.
    Na boa, eu iniciaria certo já no começo. Colocar peças novas nas condições atuais é jogar dinheiro fora. Você estará desgastando estas peças prematuramente sem necessidade. Eu desmontaria tudo, alinhava o chassi, e montava tudo direito.

Qualquer dúvida, é só perguntar pois já passei por uma situação parecida com a sua.

Abraços,

Dirceu

Citação Postado originalmente por DJunior Ver Post
    Pelas medidas que você passou, a longarina esquerda está deslocada da direira, ou seja, as pontas do chassi não estão alinhadas. O que mais preocupou foi as diferenças nas larguras - 700 / 700 / 730 / 690. A medida de 730 é muito diferente das outras. Ou os suportes dos jumelos estão abertos para fora, ou existe uma barriga lateral nas longarinas nesta região. Já respondendo as medidas são do centro do suportedas molas...
    Como eu falei. Peguei uma linha, amarrei lá atrás e estiquei até a frente. Comparei com a linha do chassi e não tinha nenhum lugar com uma "barriga" ou buraco. Acho que eu errei a medida ou a marcação no chão.

Citação Postado originalmente por DJunior Ver Post
    Na boa, eu iniciaria certo já no começo. Colocar peças novas nas condições atuais é jogar dinheiro fora. Você estará desgastando estas peças prematuramente sem necessidade. Eu desmontaria tudo, alinhava o chassi, e montava tudo direito.

Qualquer dúvida, é só perguntar pois já passei por uma situação parecida com a sua.
    Pois é, acho que vai ser assim mesmo... Chato é só aquele negócio : Já que desmontou, pinta. Só que antes de pintar, tira todos os podres da lataria e bota direção do Santana. E tome-lhe $$$ saindo do bolso...
    Muito obrigado assim mesmo, e quando precisar de alguma coisa daqui do Rio, é só avisar!

Abraço,
    Felipe

Depois de ter o jeep todo desmontado, descobrimos que o problema é na barra de tração instalada errada. Por isso, o lado esquerdo é puxado pra baixo e o direito não. Indiquei com seta onde está a muvuca.
    Mas ainda estou achando estranha uma coisa: o jeep sem tanque e carroceira deveria ser um pouco mais pesado do lado direito por causa das bolas dos diferenciais, certo? Eu sozinho, no muque, consegui levantar do chão o lado direito, mas não o esquerdo. Por quê?

Outra pergunta: esta barra de tração faz alguma falta? Posso deixar sem?
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -dsc08822.jpg  

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem