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  • #1

    História de mais um Jeep torto




    É melhor eu começar do começo pra chegar no problema.

    Comprei um CJ3 tempos atrás, e o estou reformando aos poucos. Ele chegou bem ruim: tortinho, rodas de tamanhos diferentes, feixes cansados, mecânica de chevette sem 4x4 (caixa ligada direto no cardan traseiro), pivot do diferencial não paralelo ao eixo de saída da caixa de marcha, etc.

    O cardan (estamos chegando onde vai a pergunta) está sem a junta telescópica, por isso está trabalhando um tantinho prensado ou empurrando a caixa e o motor pra frente. Claro qu eu evito andar com o jeep nessas condições, mas, como ele já tá quase a ponto de poder ir sem ser rebocado pra reformar o cardan, vai ficando assim mesmo.

    Algum tempo atrás troquei os feixes dianteiros, o jeep ficou um pouco menos torto. Hoje finalmente botei todos os pneus do mesmo tamanho e observei que o coitado continua adernado pro lado do motorista. De curiosidade, levantei o lado que tava mais baixo, colocando o macaco embaixo do eixo, entre a sapata de mola e a roda traseira esquerda. Cheguei até o fim do curso do macaco, e o jeep CONTINUOU TORTO !!! Levantou a traseira quase toda (não medi do outro lado, mas com certeza subiu também). Mais um detalhe importante: o eixo parece estar descentralizado, o lado direito está maior que o esquerdo (resolverei isso quando mexer nos feixes traseiros).

    Matutei sobre o assunto, e minha teoria é a seguinte: como o cardan não tem junta telescópica e não está paralelo ao jeep (a caixa de chevette está centrada, e o diferencial é deslocado pra direita), ele estaria forçando uma condição mais rígida da suspensão traseira, não permitindo o movimento do lado esquerdo do eixo traseiro.

    Depois de todo esse blá blá blá, a pergunta é a seguinte: reformando o cardan vai resolver ou diminuir o problema? Quero dizer, *este* problema, já que os problemas do jeep estão iguais a escândalo no Governo: quanto mais procura, mais aparece...

    Há algo mais que posso fazer pro jeep ficar um pouco mais reto?

  • #2
    Lendo minha própria msg, vi que o eixo pode estar torto porque o cardan o está empurrando pra direita, então um problema já tem solução. Quanto a estar adernado, ainda não sei.
    Abraço a todos!

  • #3
    Usuário Avatar de DJunior
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    Felipe,

    Dá uma boa olhada no alinhamento do chassi!!!!!! Se ele estiver torto, não adianta acertar o resto que ele vai continuar torto!!!!

    Boa sorte.

    Dirceu

  • #4
    Citação Postado originalmente por DJunior Ver Post
    Dá uma boa olhada no alinhamento do chassi!!!!!! Se ele estiver torto, não adianta acertar o resto que ele vai continuar torto!!!!
    Dei uma olhada como pude sem nenhum equipamento: coloquei a direção no meio e vi que as rodas de trás não estão exatamente atrás das da frente, mas estão respeitando a descentralização do eixo. Imagino que não esteja empenado... Desempenar chassi é meio caro, não???

    Abraço!

  • #5
    Usuário
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    Felipe, aproveitando a mensagem do DJunior, se seu Jeep estiver sem a carroceria, fica mais fácil saber se o chassis apresenta alguma irregularidade. Usando uma trena, messa o comprimento das duas diagonais (em X) formadas entre duas travessas que unem as longarinas. As duas medidas devem ser iguais. Também esamine o alinhamento das longarinas. Se o chassis estiver todo desmontado, coloque-o sobre uma superfície plana e veja se os suportes de jumelos e de molas têm a mesma distância ao chão. Estas medidas devem ser iguais para cada par de suportes.

    Não sei se o problema de seu Jeep é com o chassis, mas este procedimento pode ajudar a tirar algumas dúvidas.

    Espero ter ajudado.
    Abraços e boa sorte.

  • #6
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    eai Felipe faça a medição do caster do cubo dianteiro ao traseiro havendo diferença examine a fixação dos eixos, estando correta,examine a fixação das travessas para ver se não estão abertas, se estiver tudo correto, com certeza chassi empenado vai ter que deixar o chassi pelado e tirar o nivel para localizar o desnivel , já que o jeep pende pra um lado

    boas

  • #7
    Citação Postado originalmente por felipemendes Ver Post
    ... O cardan (estamos chegando onde vai a pergunta) está sem a junta telescópica, por isso está trabalhando um tantinho prensado ou empurrando a caixa e o motor pra frente ...

    ... (a caixa de chevette está centrada, e o diferencial é deslocado pra direita) ...
    Eu acho que a muvuca tá aí.
    []'s

  • #8
    Usuário Avatar de Bruno Machado
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    Citação Postado originalmente por enio chagas Ver Post
    Eu acho que a muvuca tá aí.
    []'s
    Felipe,

    Prá reformar um jipe, ainda mais um que já veio, com vc disse, tortinho,
    o correto seria começar desmontando ele todo: retirar a carroceria, o motor,caixa e eixos, e começar verificando o chassis: alinhamento, trincas, ferrugem e etc. Depois revisão de motor, caixa, eixos, suspensão, freios. Em seguida carroceria e elétrica. finalmente bancos, cintos, pneus e etcs.
    MAAAAS, ninguém que está começando faz isso, vc não fez, e já está num outro estágio da reforma, então não adianta chorar - pelo menos por enquanto.
    Antes de mais nada, retire o cardã e o abandone num canto da oficina por enquanto. Depois vc irá precisar de pedaços dele. Mas não ande com um cardã sem luva elástica, vc está destruindo componentes do seu jipe (suportes de motor e caixa, a caixa, o diferencial, e mais alguns etcs)
    Faça as medições que o Gilberto Ambiel sugeriu por baixo do jipe, e dê uma boa inspecionada atrás de trincas, ferrugens. Peça ajuda a um meca de confiança. Aproveite que está embaixo dele e verifique a situação dos calções de carroceria, costuma estar faltando calço, ou então uns enormes de um lado e nada o outro... Não duvide da capacidade de fazer porcaria dum sujeito que coloca cardã sem luva elástica... Troque os calços de carroceria, se for o caso.
    A medição vai ficar uma m&rd@, mas dá prá ter uma noção se tem empenamento grosseiro. Se tiver trincas, empenamentos ou podres de ferrugem visíveis, desmonte tudo e comece a reforma do chassis. Se não tiver nada visível, reze bastante e siga...
    Uma sugestão: tem algumas coisas que vc deverá, OBRIGATORIAMENTE, fazer antes de rodar com o jipe, e que podem estar entortando o bixim. Comece por elas!

    - consiga 4 pneus de igual medida e desgaste, de preferência de mesma marca (não precisa comprar por enquanto, se tiver como conseguir emprestado, tá valendo. A sugestão abaixo é um dia de trabalho, com muita folga), retire o cardã, reboque o jipe até um moleiro, mande retirar os 4 feixes de molas, jumelos, buchas e etcs, desmonte os feixes, inspecione cada mola, troque tudo que estiver +/-, arqueie os feixes, monte os feixes no jipe. Se o jipe endireitar, vc é uma pessoa de sorte, o chassis não está empenado, ou está só um pouquinho... Caso contrário, reboque o jipe de volta prá oficina (sua casa?) e comece a desmontá-lo para ter o chassis peladinho prá desempenar... Mas não se desespere, nem ponha fogo no jipe , não é tão ruim quanto parece, apenas vai demorar mais tempo e custar mais caro...

    Vc deve estar pensando: e o cardã?

    Primeiro, uma pergunta: vai recolocar o 4x4 na viatura, ou vai deixar assim, 4x2?
    - Se vai colocar 4x4, tem de instalar a caixa de transferência primeiro, incluindo adaptá-la à caixa de chevette ou trocando a caixa de marchas por uma de jipe, para depois ter as medidas dos cardãs diant e tras;
    - Se não vai colocar 4x4, pergunto: prá que vc quer um jipe?

    [ ]'s

  • #9
    Citação Postado originalmente por Bruno Machado Ver Post
    Primeiro, uma pergunta: vai recolocar o 4x4 na viatura, ou vai deixar assim, 4x2?
    - Se vai colocar 4x4, tem de instalar a caixa de transferência primeiro, incluindo adaptá-la à caixa de chevette ou trocando a caixa de marchas por uma de jipe, para depois ter as medidas dos cardãs diant e tras;
    - Se não vai colocar 4x4, pergunto: prá que vc quer um jipe?

    [ ]'s
    Obrigado pelas respostas precisas!
    É exatamente isso: vai ficar 4x2 agora pq depois terei que comprar a caixa de transferência, mais um cardan, refazer o diferencial dianteiro, colocar novos semi-eixos, rodas livres... Ou seja, mais grana...

    Assim que comprei, deixei com um meca indicado por uns amigos (nenhum jipeiro), mas o cara só fez m&rd@. Daí, resolvi mexer eu mesmo. Mesmo não sabendo nada de jeep, sei bem de mecânica em geral e de ferramentas. Só que quando alguma coisa estranha acontece, ainda fico meio sem saber o que fazer.

    Tirei algumas fotos, algumas sem muita novidade além do que já falei. Em duas fotos, o jeep com as 4 rodas no chão e com a roda do lado mais baixo levantada. Medi a altura dos dois lados do pára-choque, antes de levantar estavam 412 e 453 mm. Depois que levantei estavam 465 e 492 mm. Ou seja, antes a diferença era de 41 mm e depois que levantei diminuiu pra 27. Mas ainda assim achei que o lado que não levantei subiu demais...

    Nas outras fotos, os feixes: Do lado esquerdo o suporte não está paralelo ao chassi. A mola não está perpendicular, mas não dá pra ver na foto. No feixe da direita dá pra perceber melhor. Assim que tiver tempo, vou levar pra arquear, trocar os suportes de molas, buchas, etc. Essa parte é fácil.

    Na última foto: O cardan sem luva elástica. Já vi que está vazando óleo pelo diferencial, quando desmontar vou ver se troco o retentor. Vai ser melhor ajeitar o cardan agora pra 4x2 pq eu teria que gastar pelo menos que comprar uma caixa de transferência e adaptar. Sei que depois vou gastar de novo, mas espero estar com mais dispo$$$ição depois.

    Uma última dúvida, meio besta: pra medir o chassi, tenho que tirar o cardan antes, certo? Até porque desconfio que ele seja o causador da bagunça.

    Abraço a todos!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -torto01.jpg   -torto02.jpg   -torto03.jpg   -torto04.jpg   -torto06.jpg  

  • #10
    Citação Postado originalmente por felipemendes Ver Post
    Obrigado pelas respostas precisas!

    Na última foto: O cardan sem luva elástica. Já vi que está vazando óleo pelo diferencial, quando desmontar vou ver se troco o retentor. Vai ser melhor ajeitar o cardan agora pra 4x2 pq eu teria que gastar pelo menos que comprar uma caixa de transferência e adaptar. Sei que depois vou gastar de novo, mas espero estar com mais dispo$$$ição depois.

    Uma última dúvida, meio besta: pra medir o chassi, tenho que tirar o cardan antes, certo? Até porque desconfio que ele seja o causador da bagunça.

    Abraço a todos!

    Olá novamente,

    primeiro, tem de tirar o cardã para medir o chassis.

    segundo: em hipótese nenhuma instale o cardã sem a luva elástica.

    tercerio: não economise a luva elástica. (o barato sai caro)

    -------------------------------------------------
    O eixo cardã começa em uma junta universal, segue com uma luva elástica, depois um tubo que define o seu comprimento e termina em outra junta universal.

    Agora, corte o tubo e instale uma luva elástica nele. Quando o seu veículo voltar a ser jipe (oops), tiver tração nas 4 rodas, diminua outra vez o tamanho do cardã.

    O seu jipe pode rodar hoje com tração apenas nas rodas traseiras mesmo com o cardã não paralelo ao chassis. Isso não causará problemas no carro.

    um abraço,

    Otávio.

  • #11
    Citação Postado originalmente por otavio_gomes Ver Post
    O seu jipe pode rodar hoje com tração apenas nas rodas traseiras mesmo com o cardã não paralelo ao chassis. Isso não causará problemas no carro.
    Valeu pelas dicas, será exatamente o que vou fazer. Mas só um comentário pra quem vier consultar depois: O cardã não precisa estar paralelo ao chassis, mas os eixos das juntas universais precisam necessariamente estar paralelos entre si.

    Abraço a todos!
    4X4 Brasil Razão: erro de português

  • #12
    Usuário Avatar de Bruno Machado
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    16/08/2006
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    Agradecimentos: 0
    Ah, e esse negócio de inverter feixe de mola prá ver se um erro contrabalança o outro não dá certo. Dois erros não somam um acerto, falow?
    [ ]'s
    4X4 Brasil

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