É melhor eu começar do começo pra chegar no problema.
Comprei um CJ3 tempos atrás, e o estou reformando aos poucos. Ele chegou bem ruim: tortinho, rodas de tamanhos diferentes, feixes cansados, mecânica de chevette sem 4x4 (caixa ligada direto no cardan traseiro), pivot do diferencial não paralelo ao eixo de saída da caixa de marcha, etc.
O cardan (estamos chegando onde vai a pergunta) está sem a junta telescópica, por isso está trabalhando um tantinho prensado ou empurrando a caixa e o motor pra frente. Claro qu eu evito andar com o jeep nessas condições, mas, como ele já tá quase a ponto de poder ir sem ser rebocado pra reformar o cardan, vai ficando assim mesmo.
Algum tempo atrás troquei os feixes dianteiros, o jeep ficou um pouco menos torto. Hoje finalmente botei todos os pneus do mesmo tamanho e observei que o coitado continua adernado pro lado do motorista. De curiosidade, levantei o lado que tava mais baixo, colocando o macaco embaixo do eixo, entre a sapata de mola e a roda traseira esquerda. Cheguei até o fim do curso do macaco, e o jeep CONTINUOU TORTO

Matutei sobre o assunto, e minha teoria é a seguinte: como o cardan não tem junta telescópica e não está paralelo ao jeep (a caixa de chevette está centrada, e o diferencial é deslocado pra direita), ele estaria forçando uma condição mais rígida da suspensão traseira, não permitindo o movimento do lado esquerdo do eixo traseiro.
Depois de todo esse blá blá blá, a pergunta é a seguinte: reformando o cardan vai resolver ou diminuir o problema? Quero dizer, *este* problema, já que os problemas do jeep estão iguais a escândalo no Governo: quanto mais procura, mais aparece...
Há algo mais que posso fazer pro jeep ficar um pouco mais reto?