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Tópico: Velocimetro

Hybrid View

  • #1
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    Velocimetro




    Fala aí galera !!! Tenho um Jeep 76 que havia uns 5 anos parado. Agora que sobrou uns troco, resolvi colocá-lo para rodar novamente. Antigamente estava tudo perfeito, mas a alguns anos atrás o motor travou. Depois de giradar um dinehiro, consegui fazer toda a parte mecânica. Ficou um espetáculo. Tá funcionando beleza. Mas onde estava antigamente, o cara detonou toda a parte elétrica e resolvi fazê-la novamente. Um elétrico pediu 800,00. Achei uma loucura e resolvi fazê-la eu mesmo. Tá tudo beleza, a parte da partida, do alternador, todas os faróis. Ficou chique. Mas estou com um problema que acho que é pequeno. No velocimetro tem uma peça que é um regulador. Passa de 12 V para 6 ou 5 V, não tenho certeza. Como faço a ligação do mesmo no velocimetro ??? Quando eu alimentei o velocimetro com 12 V direto, o marcador de temperatura já foi para a metade e a bóia deu quase 1/4 de gasolina, mas o tanque está vazio. As lâmpadas de ignição, farol alto e lanterna acenderam normalmente. Como faço para solucionar este problema ???

    Abraços,

    Daniel

  • #2
    Dá uma pesquisada aqui no fórum. Já copiei um esquema de montagem deste regulador (acho que está na seção de downloads).
    []s

  • #3
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    Um fio sai como positivo da chave de ignição da posição IGN

    entra nesse regulador de tensão ou resistencia de painel .. como preferir.

    desse regulador sai um fio duplo que alimenta apenas o (+)TEMP e o (+)COMB

    no (-)TEMP e (-)COMB vem o fio fino dos sensores.

    ai, as leituras serão corretas.

    todo o resto (lampadas) é 12V
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  • #4
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    Wart e Leopoldo, obrigado !!! Dá primeira vez tinha ligado errado e o ponteiro da temperatura deu uma volta completa !!! Ha, ha, ha !!! Abri o velocimetro e acertei o ponteiro da bobina. Tinha saídp fora do trilho. Ainda bem que não quebrou. Como o Wart tinha dito, realmente possuia na parte dos downloads. Eu é que pisei na bola. Bom, mas hoje pela tarde dei a primeira partida e tudo funcionou bem !!! Só um pouquinho de gasolina no carburador para ajudar !!! Agora, só tenho outra dúvida. Quando o jeep tá em marcha lenta, tá carregando a bateria com 12,5 V. Quando acelero ele chega a uns 12,9 V. Tá funcionando o alternador, mas essa é a tensão correta para trabalhar ??? Ele está com uma bateria de 75 A e o motor é um 4 cil.

    Abraços,

    Daniel

  • #5
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    O alternador carrega até mais que os 12 V... e mais que os 12,9.

    A ddp regulada é de 13,9 a 14,5 ... mas pode ser problema de precisão do seu amperímetro ou simples paralaxe.

    O seu amperímetro tem faixas coloridas?

    O que ele não pode fazer é carregar acima de 14,5 senão, sua bateria frita.
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  • #6
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    Leopoldo,

    Fiz a medição com um multimetro digital. Dei a partida e medi, mostrava 12,4 V. Conforme fui acelerando o carro, a medição chegou em 12,9 V. Vamos dizer que não acelerei tudo. O que estou em dúvida é se realmente o alternador está arregando, ou pode ser um problema do regulador de voltagem ??? A bateria tem um mostrador de carga. O visor sempre está em verde. Dei diversas partidas e o mostrador não mudou de cor, nem ficou mais fraco.

    Abraços,

    Daniel

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