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Hybrid View

  • #1
    Usuário Avatar de Zepi
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    Centralizar na T-case o cardã traseiro...




    É viavel colocar a saída do cardã traseiro no mesmo eixo da caixa de marchas?
    Tipo as tranferências mais modernas?Deixando somente o cardã dianteiro deslocado para a direita.E o mais importante de tudo,seria relevante essa adaptação?Qual seria a vantagem ou desvantagem?

    abs

  • #2
    Usuário Avatar de leopoldo
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    Citação Postado originalmente por Zepi Ver Post
    1- É viavel colocar a saída do cardã traseiro no mesmo eixo da caixa de marchas?Tipo as tranferências mais modernas?Deixando somente o cardã dianteiro deslocado para a direita.
    2- O mais importante de tudo,seria relevante essa adaptação?
    3- Qual seria a vantagem ou desvantagem?
    1- viável? pode ser, mas depende de quanto $$$ que vc quer gastar.

    2- A relevância recai sobre a mesma teoria com o adicional de para que ? onde ? por que ?

    3- Vantagem ? depende das 2 acima.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #3
    Usuário Avatar de Zepi
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    Imagino que se as t-case atuais estão sendo feitas nesse molde deve haver alguma vantagem.Já li que esse deslocamento do cardão traseiro afetaria a estabilidade do veículo,mas abri o tópico justamente para descobrir isso!

  • #4
    Usuário Avatar de leopoldo
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    muito pelo contrário.

    com o diferencial deslocado, pode-se absorver o torque aplicado ao eixo e que ao final resulta no afundamento de um pneu ser diferente ao outro, no momento da arrancada.

    o eixo simétrico sofre deste mal porém, ganha na simplicidade de peças, pois os semi-eixos são iguais.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #5

    Centralizar na T-case o cardã traseiro...

    Citação Postado originalmente por Zepi Ver Post
    Imagino que se as t-case atuais estão sendo feitas nesse molde deve haver alguma vantagem.Já li que esse deslocamento do cardão traseiro afetaria a estabilidade do veículo,mas abri o tópico justamente para descobrir isso!
    Zepi...
    Nos: Aero Willys, Rural e Pickup 4x2, no Maverick, etc a saída da caixa era central e a caixa do diferencial era centrada. Mas esses modelos não tinham reduzida, a qual fica dentro da caixa de transferência. A adaptação não é difícil e basta usar o "chapéu" da caixa do Maverick, por exemplo, se você quiser sacrificar a reduzida e a tração. Mas você não vai ter qualquer vantagem nisso, nem ganhar em estabilidade, já que mesmo que haja algum desiquilíbrio de pesos o mesmo será pequeno (há outros componentes descentrados, como tanque de combustível, motorista, etc) e essas massas (diferenciais) estão localizadas bem baixo. Umas das características apreciadas no Jeep é exatamente esse deslocamento dos diferenciais. Com efeito, a "bola" é o ponto mais baixo do veículo e basta você ter o cuidado de deixar as pedras no meio do carro para passar sem pegar. Só a título de curiosidade, estou postando aqui umas miniaturas do Willys Truck 3/4 ton 6x6 (MT-TUG), do qual foram produzidas apenas algumas poucas unidades e que scaneei do suplemento ao manual de manutenção do 1/4 ton truck. Caso alguém se interesse.
    Abraço
    Alexandrino
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  • #6
    Usuário Avatar de dalmo cruz torres
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    Leopoldo, acho que v/c pode me ajudar em uma dúvida minha. Coloquei em minha F-75 um motor maxion Hs 2.5, junto com o cambio de cinco marchas da F-1000HSD(quinta drive), adaptei no cambio a caixa de redução Willys, os eixos da camionete são "canela fina". Entre as futuras alterações, pretendo colocar uma caixa de redução da Toyota Hilux(a idéia inicial era colocar a redução da Bandeirantes,mas essa é muito cara), e trocar os eixos por eixos mais modernos(canela grossa), minha dívida é sobre a necessidade de colocar junto com a redução da Hilux um diferencial traseiro que tenha a sua caixa no centro do eixo( da F-1000, por exemplo) . V/c acha?

  • #7
    Usuário Avatar de Magoo
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    Dalmo, boas...

    Uso T-case de Hilux com dif de bola deslocada na minha Rural, e funciona muito bem. Se o entre eixo da F 75 for original acredito q não terá problema, o angulo nas cruzeta será pequeno pra conpensar o desalinhamento.

  • #8
    Usuário Avatar de Zepi
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    nada de perder a reduzida...

    Citação Postado originalmente por ANTONIO LUIS ALEXANDRINO Ver Post
    Zepi...
    Nos: Aero Willys, Rural e Pickup 4x2, no Maverick, etc a saída da caixa era central e a caixa do diferencial era centrada. Mas esses modelos não tinham reduzida, a qual fica dentro da caixa de transferência. A adaptação não é difícil e basta usar o "chapéu" da caixa do Maverick, por exemplo, se você quiser sacrificar a reduzida e a tração. Mas você não vai ter qualquer vantagem nisso, nem ganhar em estabilidade, já que mesmo que haja algum desiquilíbrio de pesos o mesmo será pequeno (há outros componentes descentrados, como tanque de combustível, motorista, etc) e essas massas (diferenciais) estão localizadas bem baixo. Umas das características apreciadas no Jeep é exatamente esse deslocamento dos diferenciais. Com efeito, a "bola" é o ponto mais baixo do veículo e basta você ter o cuidado de deixar as pedras no meio do carro para passar sem pegar. Só a título de curiosidade, estou postando aqui umas miniaturas do Willys Truck 3/4 ton 6x6 (MT-TUG), do qual foram produzidas apenas algumas poucas unidades e que scaneei do suplemento ao manual de manutenção do 1/4 ton truck. Caso alguém se interesse.
    Abraço
    Alexandrino
    Não é,nem de longe,minha intenção perder a reduzida.
    O fato da estabilidade ser melhor ou pior,eu li em algum artigo e queria saber mais.
    Quando pensei em centralizar "o cardã traseiro" a idéia era não retirar a reduzida.Só usar o mesmo eixo da linha da caixa para esse cardã.
    Como muitas modernas são assim pensei que poderia ter relação com estabilidade...
    Mas já está esclarecido...

    Abraços

  • #9
    Usuário Avatar de leopoldo
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    Cuidado com esse conceito de estabilidade.

    O fato do diferencial ser descentralizado, age em favor nas acelerações, quando o cardan fornece torque ao pinhão e por reação o eixo afunda um pneu de um lado mais que o outro, proporcional à distancia do penu ao pinhão.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
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