Postado originalmente por
DJunior
Thiago,
Muito obrigado pelo link que você me mandou. Procurei em todo o site e não diz nada sobre o volume do radiador. Porém acabei descobrindo o torque deste motor que também não achava 12,4 Kgf a 2600 RPM.
Nas minhas procuras do dia de hoje, acabei achando uma foto de um gol com este motor e pude verificar que o radiador é bem pequeno. Sei que muitos vão jogar pedra, pois a condição de uso é bem diferente de um jeep, mas me deixa confortável em superdimensionar o radiador (segue a foto).
Conversei também com um cara que faz radiador aqui no ABC. O mesmo me explicou mais ou menos um resumo de todos os comentários aqui deste tópico, ou seja:
Pegar a máxima dimensão do espaço físico do local de instalação no jeep, montar um radiador selado com aletas largas, utilizar tubos internos ovais para uma maior troca de calor (segundo ele o redondo tem menos eficiência), utilizar a ventoinha do motor e uma elétrica em stand by, instalar na saída do radiador uma cebolinha do chevette (aí segundo ele, essa cebolinha pode ligar a ventoinha eletrica automaticamente, ou ligar ela a um led no painel e quando for necessário eu ligo a ventoinha eletrica com uma chave on-off de dentro do jeep). Resumindo acho que foi isso. Achei o cara bem sério, mas espero a opinião de vocês.
Abraços,
Dirceu