no manual do jeep diz para não usar tração nas 4 rodas a mais de 40 km/h, sendo que tração nas 4 rodas em estradas de terra gera maior estabilidade ( digo estrada devido a velocidades maiores), então pergiunto:
1- força o sistema de tração (cx transf., cruzetas, etc)?
2- comprometeria a direção da viatura?
no manual do jeep diz para não usar tração nas 4 rodas a mais de 40 km/h, sendo que tração nas 4 rodas em estradas de terra gera maior estabilidade ( digo estrada devido a velocidades maiores), então pergiunto:
1- força o sistema de tração (cx transf., cruzetas, etc)?
2- comprometeria a direção da viatura?
Acredito que em uma curva as rodas giram em velocidades angular e linear diferentes.
Em um eixo o diferencial tira essa diferença(por isso o nome..),permitindo que uma gire mais que a outra,sem arrasto,mas se todas estiverem engatadas que sistema fará a compensação pela diferença de rotações entre o eixo cardã dianteiro e o traseiro,já que no piso seco a aderência é grande.Por isso penso eu que usando a tração somente em pisos "molhados",ou seja com menor aderência ao solo haveria essa compensação,assim preservando o sistema de tração.
Esse problema já foi resolvido, com o diferencial central.
Exemplo disso é a galera de raly que anda a trocentos por hora em 4x4.
Se eu não me engano, inclusive no troler vc pode engatar ou desengatar o 4x4 até em 80km/h. (posso estar enganado em relação ao valor, mas que não precisa estar parado não precisa mesmo).
Em estrada de terra com Jeep tem que andar devagar... o projeto do Jeep não é para veiculo de Velocidade... ou seja, só engate 4x4 em questão de necessidade. A tração traseira é otima pra andar em estradas de terra.
Em situação de Rally vc precisa extrair o maximo de aderencia e dirigibilidade em curvas... e o carro é feito pra isso , totalmente diferente de um jeep cj...
Em estrada de terra com Jeep tem que andar devagar... o projeto do Jeep não é para veiculo de Velocidade... ou seja, só engate 4x4 em questão de necessidade. A tração traseira é otima pra andar em estradas de terra.
Em situação de Rally vc precisa extrair o maximo de aderencia e dirigibilidade em curvas... e o carro é feito pra isso , totalmente diferente de um jeep cj...
Abraços.
Sim eu sei, estava apenas explicando a vantagem de se ter um diferencial central que o Kako havia citado.