Obrigado Giovani,
meu jeep estava anteriormente com o motor 6cc do opala e com o diferencial, se meu mecanico não se enganou, 43:13. O jeep assim anda muito forçado. Você pode me dizer qual o ganho direto em mudar o diferencial. Já estou procurando, só que estou achando muito caro. Você TEM NOÇÃO DE QUANTO CUSTA CADA UM?
Obrigado Giovani,
meu jeep estava anteriormente com o motor 6cc do opala e com o diferencial, se meu mecanico não se enganou, 43:13. O jeep assim anda muito forçado. Você pode me dizer qual o ganho direto em mudar o diferencial. Já estou procurando, só que estou achando muito caro. Você TEM NOÇÃO DE QUANTO CUSTA CADA UM?
Obrigado.
Wladimir
O que é andar forçado? Se essa relação estiver correta ela é longa demais pro AP e inclusive pra quem usa 250S no jeep .
Repare a diferença: 43/8 = 5,38 43/13 = 3,30
É uma grande diferença né?
Cada relação custa em torno de +/- R$500.
Relação adequada pra esse motor é 43/8, o Proença usa 44/9 e segundo ele vai bem tb.
O meu está com relação 43/8, 3k 31" e esperando o 4 marchas original estourar para colocar o clarkete que eu já comprei. Com essa configuração o meu vai muito bem, não tenho do que reclamar.
Eu usei no meu jeep o AP 2.0 com relação 44/9 e ficou muito fraco na arrancada. Tinha câmbio original 4 marchas e pneus 750/16".
Se estava carregado, mal arrancava ladeira acima.
Pneus maiores que 31" e/ou relação maior que 43/8, deixam o jeep parecendo um paquiderme...
Tem gente que mexe no motor, mas não sei se compensa.
NMHO, quem quiser ter um "jipão" com pneus grandes, cheio de equips, etc, deve usar outro motor.
Quando eu falo forçado. quero dizer que não conseguia desenvolver na estrada. Não passava dos 80, e mesmo assim, quando tinha um aclive era um sufoco. Uso o cambio da D20 (5 marchas) e pneus 265/70 aro 16.
Peleje, desculpe a ignorancia, mas essa diferença eu vou sentir em ganho de torque? O carro vai ter mais arrancada? Vai desenvolver mais rápido? Peço desculpas por que não entendo nada de mecanica, só sei que como está não da para ficar.
Consegui o 43/9 a r$350,00 (cada). Pelo que vi então, não esta tão caro. De qualquer maneira vou procurar o 43/8.
Quando eu falo forçado. quero dizer que não conseguia desenvolver na estrada. Não passava dos 80, e mesmo assim, quando tinha um aclive era um sufoco. Uso o cambio da D20 (5 marchas) e pneus 265/70 aro 16.
Peleje, desculpe a ignorancia, mas essa diferença eu vou sentir em ganho de torque? O carro vai ter mais arrancada? Vai desenvolver mais rápido? Peço desculpas por que não entendo nada de mecanica, só sei que como está não da para ficar.
Consegui o 43/9 a r$350,00 (cada). Pelo que vi então, não esta tão caro. De qualquer maneira vou procurar o 43/8.
Obrigado a todos.
Wladimir
Essa diferença da relação, a grosso modo vc perde torque principalmente em arrancada, sem dizer que com diferencial longo vc força outras partes da transmissão. As relações devem estar equalizadas. Com diferencial longo, se vc tiver motor pra "empurrar" a sua velocidade final seria maior, mas é claro que tudo tem um limite, é como eu já disse, tudo deve estar equalizado.
Outra coisa: 43/9 não existe, existe 43/8 e 53/9, sendo esta última a mais reduzida pro jeep.
O Giovani diz que no CJ5 dele não andava, já o Proença me disse que vai muito bem no CJ3 dele.
Só posso te afirmar que se achasse uma relação 53/9 pra fazer rolo com a minha 43/8 eu faria, para deixar o bichinho ainda mais reduzido.
Peleje,
de fato o diferencial que consegui foi o 44:9 e não 44:8, e agora que vc comentou que o diferencial longo demais força a transmissão, deve ter sido este o motivo de ter estourado a minha reduzida. Estava voltando de um passeio, pelo asfalto, quando percebi a redução estalando ate que deu um "tranco" e foi pro espaço. Isso foi no final de semana. Como não sabia o que tinha ocasionado isso, já que não tinha froçado o carro em nenhuma trilha pesada, pedi pro meu mecanico dar uma olhada no diferencial, pois já vinha achando que o carro não andava bem. Resultado, estou amargando o prejuizo de uma reduzida nova e os dois diferenciais. Mas pelo que entendi vai valer a pena, pois o jeep vai ganhar em "arrancada", ou seja em torque, e provavelmente ficará mais economico. É isso mesmo?
Tem coisa errada aí...
Lá atrás vc disse que teria uma relação 43/13. Isso dá 3,30.
Eu usava a 44/9, que são 4,88. Com isso eu tinha uma arrancada ruim, mas passava fácil dos 120 Km/h. Portanto, vc deveria estar com um péssimo rendimento na arrancada, mal conseguindo sair do lugar na 1ª marcha, porém depois de estar em movimento, deveria andar solto, passando fácil dos 80 Km/h.
Só se essa relação estiver tão longa que vc não consegue nem fazer o jeep pegar embalo...
Mesmo com uma 43/8, vc chega aos 120Km/h. E ainda tem uma melhora significativa na arrancada.
Com uma relação 43/13, não passando dos 80 Km/h e ainda estourou a redução, pergunto: Vc não estava com a reduzida engatada???
Giovani,
cheguei a pensar que estava com a reduzida ligada, mas logo no começo da viagem, digo nos primeiro 100 m, eu parei, por causa do barulho, e chequei se não estava com a reduzida ligada ou a tração 4x4, e estava tudo em ordem. Acho que a reduzida já podia estar trincada e depois resolveu quebrar de vez. A um mês e meio atras, mais ou menos, eu inventei de rebocar uma hilux que já estava com agua no capo e, segundo meu mecanico, pode ter sido aí que eu forçei a reduzida, tendo quebrado só depois. Mas o estrago já esta feito. Espero que agora fique tudo correto. Vc acha que ele pode ficar mais economico com o diferencial 44:9?
Vc acha que ele pode ficar mais economico com o diferencial 44:9?
Andei 1 ano com o AP 2.0 carburado, gasolina e essa relação. Na cidade fazia entre 7 e 8 km/l. É claro que o 1.8 álcool deve gastar mais...
Mas ainda recomendo usar o 43/8. Pode ser que fique mais econômico ainda, pois deixa o conjunto todo mais equilibrado, não precisando forçar o motor em momento algum.
Aproveitando o embalo do assunto, eu gostaria da opinião dos mesmos!
Estou pra colocar um 4.1 MPFI no CJ5, e cambio da C10 3m, pneu 33, qual relação vcs recomendariam! Uso ele muito em trilha mas as vezes ando na estrada, e nao gostaria dele "travado" no asfalto! Gostaria que o jipe andasse em torno de 90 a 100km-h de "boa" (sem estar em alto giro)
Hoje eu tenho 43x8 continuo com ele?