x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 33
  • #1

    Radiador com "vasamento" na tampa




    Olá pessoal!

    Mecânicos e "mexânicos" de plantão, ajudem-me! Certo dia fui dar uma volta com o Jeep e percebi um vasamento saindo das bordas da tampa do radiador. Como se não bastasse, a água que saía ainda era de cor marrom - como se fosse fruto de barro ou ferrugem.

    Removi o radiador e efetuei uma lavagem nele e nos dutos do motor. Coloquei tudo devolta e até comprei uma tampa feita especialmente para o radiador do motor Opala (o qual uso). Infelizmente o vasamento diminuiu mas ainda permanece...

    Eu quero até adicionar um fluido arrefecedor e protetor (comprei um da marca Wurth) mas não posso fazê-lo sabendo que ele poderá ser perdido pelo caminho.

    Um amigo meu trouxe um mecânico até a minha casa e nós avaliamos a possibilidade de colocar um vaso de expansão (a qual achei bastante interessante). Porém, o mecânico afirmou que precisaria fazer uns testes com um radiador que possuía em sua oficina, uma vez que o problema também pode estar relacionado à junta do cabeçote.

    O que vocês acham? Essa é uma possibilidade real ou trata-se de uma "passada de perna" à la política brasileira..?


    Fico no aguardo. Obrigado desde já e até!


    OBS.: Olha aí LEOPOLDO, não te falei que te deixaria em paz? EHEHEHEHHE!!!
    4X4 Brasil
    [SIZE="3"]André Carvalho
    "There's no replacement for displacement."

  • #2
    Usuário Avatar de Flavio Miranda
    Entrada
    23/04/2004
    Local
    Sao Paulo/SP
    Idade
    57
    Posts
    3,640
    Agradecimentos: 0
    André,

    Não entra nestas soluções mágicas não....!

    Vai numa casa de radiadores e veja qual a tampa CERTA para ele.
    Se não resolver, vc volta e eles vão testando outras até achar uma que fique ok.

    E resolva isso, pois é barato, enche o saco ficar botando agua e numa trilha longa com calor forte vc pode ter problemas sérios...

    [ ] s

  • #3
    Fala Flávio!

    Aí é que está meu amigo: a tampa já é a certa! Antes eu estava usando a do Fiat Uno que me foi "empurrada" pelo vendedor. Como estava apressado e queria resolver o problema, acabei aceitando achando que funcionaria (a tampa que veio o Jeep sequer tinha mola)...

    Agora, com a tampa "certa", o vasamento diminuiu mas permanece. Eu até recortei duas rodas de borracha (câmara de ar de pneu) para complementar a vedação da tampa. Diminuiu ainda mais, porém o vasamento persiste.

    Agora preciso saber se essa possibilidade da junta do cabeçote é uma realidade para o meu caso... Ou se é "enrolation"...


    Até!
    [SIZE="3"]André Carvalho
    "There's no replacement for displacement."

  • #4
    Usuário
    Entrada
    28/07/2005
    Local
    São Vicente/SP
    Idade
    64
    Posts
    199
    Agradecimentos: 0
    boas seguinte é radiador original quando voce comprar uma tampa voce deve retirar o selo "presostato " da mesma porque se não o teu radiador pode esplodir com a preção vasamento sempre tera é uma forma de aliviar a preçõa do radiador ,, sabe como é antigamente era assim que funcionava

  • #5
    Olá Kiko;

    Pelo o que eu entendi você então é a favor de colocar simplesmente um vaso de expansão, certo? Nada de inspeção na junta do cabeçote...?

    Até.
    [SIZE="3"]André Carvalho
    "There's no replacement for displacement."

  • #6
    E aí pessoal? Ninguém mais pode dar uma opinião sobre este caso?
    [SIZE="3"]André Carvalho
    "There's no replacement for displacement."

  • #7
    Usuário Avatar de Alessandro Henrique
    Entrada
    02/06/2004
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    53
    Posts
    1,462
    Agradecimentos: 2
    É possível que o vasamento d'água seja consequência e não a causa do problema. Verifique se o motor não está trabalhando sobreaquecido e que a hélice esteja corretamente posicionada em relação ao radiador e que a válvula termostática esteja boa. Não é difícil de encontrar este tipo de problema na adaptação do motor GM 6 cilindros no Jeep, alguns optam inclusive, pela ventoinha de acionamento elétrico.

    Sds.
    CJ5 1976 - 6zão
    GM 250 Clark 260F
    Eixos Dana 44 LSD

  • #8
    Olá Alessandro!

    A hélice está em sua posição correta e o motor trabalha sem a válvula termostática.

    O que eu percebo é o seguinte: com o motor ligado e o jeep parado (ponto morto), mantenho uma rotação elevada por aproximadamente 1 minuto. Até então tudo bem, não há nenhum vasamento...

    Porém, tão logo eu libero o acelerador o vasamento começa. Ou seja: parece que a circulação d'água pelo motor neste momento diminui e a pressão remanescente fica concentrada na tampa.

    Ainda não entendo muito bem deste sistema mas acho que é uma possibilidade. O que vocês acham?


    Até!
    [SIZE="3"]André Carvalho
    "There's no replacement for displacement."

  • #9

    Wow!

    Estava inspecionando o motor agora a pouco e me dei conta de que dois dentes consecutivos da correia simplesmente não mais existem!

    Quanto será que custa uma correia dessas..?


    Até.
    [SIZE="3"]André Carvalho
    "There's no replacement for displacement."

  • #10
    Comandante,

    A verificação das condições da tampa do radiador e do bocal do radiador é tarefa para ser resolvida em uma oficina de radiadores.

    O uso do aditivo alcool etileno glicol é altamente recomendavel também.

    Sobre a tampa do radiador, ela tem 2 válvulas uma para pressão máxima - quando a água quente se expande, a do Jeep (7 lb/pol2) e a outra para permitir entrada de ar quando a água esfria e contrai, normalmente de meia lb/pol2 (não observei ainda nenhuma diferente disso).

    O bocal do radiador tem um buraco grande para dentro do radiador, outro para fora do radiador e um pequenino para o tubo do ladrão (verifique se o seu está entupido). O bocal ainda tem 2 vedações: uma para a válvula de pressão máxima da tampa do radiador e a outra que não deve vasar a tampa (verifique se essa última, a mais alta, não está danificada)

    A instalação do vaso de expansão é altamente recomendável.

    Existem soluções caras e soluções "digratis"

    solução digratis: (usei por mais de 4 anos).
    primeiro corrija o defeito dopo bocal do radiador e tampa do radiador e depois, na oficina de radiadores, peça que o ladrão seja uma mangueira flexivel - instale uma garrafa pet de 2 litros é coloque a mangueira do ladrão dentro da garrafa com o final dela no fundo da garrafa.

    A outra solução, você manda adaptar um vaso de expansão pressurizado, troca a tampa do radiador por uma tampa cega (sem as válvulas que falei anteriormente) e a tampa com as válvulas fica instalada no vaso de expansão.

    Boa sorte,

    Otávio.

  • #11
    Usuário Avatar de José Augusto
    Entrada
    13/03/2003
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    62
    Posts
    1,332
    Agradecimento: 1
    cmte, o motor GM 6cc trabalha bem quente (por volta dos 100 graus) além de uma pressão elevada (1.2 kgf/cm2 ou 1.2 bar, quase 20% acima do GM 4cc) para uma correta troca térmica a capacidade o volume total do fluído deve ser superior a 12 litros.

    Se este volume for menor, em situações de maior esforço o sistema trabalhará com déficit levando o motor a funcionar em um patamar de temperatura mais elevada e aumentando o nível da pressão.

    Além de tudo isso, o aditivo que adicionamos a água é composto de um anti-congelante e anti-ferrugem, o problema que poucos sabem é que este composto é pior que água pura para o aspecto da troca térmica, como sempre queremos o melhor para nossas viaturas e no caso do arrefecimento as vezes exageramos na quantidade do aditivo junto com a água e isto leva à um aumento nas pressões internas o que acaba levando o sistema a vazar apesar de todo o resto "dentro dos conformes", falo isto por experiência própria de quem teve várias mangueiras detonadas, várias trocas de tampa vazo de expansão e um radiador estourado.

  • #12
    Olá pessoal!

    Quero lhes agradecer por todas as mensagens com sugestões e apoio que vocês estão enviando, entretanto a dúvida derradeira permanece: afinal de contas, a tal "junta do cabeçote" pode ou não estar causando um excesso de pressão da água no sistema???

    O mecânico que esteve na minha casa alega que esta é uma grande possibilidade especialmente pelo fato do "mangote" (mangueira de borracha que liga o radiador ao duto de arrefecimento do motor), segundo ele, não estar acumulando pressão (não fica rígido)...


    E agora? Até!
    [SIZE="3"]André Carvalho
    "There's no replacement for displacement."

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade