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  1. #1
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    Câmbio 260F e FSO 2305




    Pretendo instalar um motor diesel em meu jeep CJ 79 (MWM Sprinter 2.8), e após pesquisar verifiquei que dois câmbios bons para serem utilizados com esse motor são o 260 F e o FS0 2305.
    Afinal, qual a diferença entre ambos?
    Qual é o melhor para esse motor?
    Qual é o melhro para se utilizar com a reduzida da Toyota?
    Para essa reduzida há a necessidade de flange?
    Obrigado a todos.
    Antonio.

  2. #2
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    Antonio,

    São diferentes, o 260F tem 4 marchas e o 2305 tem 5.
    Se vc quer robustez e baixo custo, prefira o 260.
    Foi usado até pelos Maverick V8 e é muito forte. Muita F-1000 e C-20 antiga ainda levam 1000 kg nas costas por aí, com esse câmbio.

    Eu usei em minha ex-Camper por bastante tempo, com a reduzida da Toyota acoplada. Show de bola! Conjunto extremamente forte e com reduzida.
    Pra acoplar, vc tem que usar o flange que já existe para o 260F p/acoplar ele à reduzida de Willys.
    Daí tem que fazer o entalhado do 260 na medida e padrão de estria da Toyota;
    Além disso, precisa refurar o flange e mais algumas coisas, mas não é muito difícil de fazer.

    Pro motor 2.8, é uma ótima opção.

    Não conheço bem o 2305, mas ouvi que é um cãmbio mais frágil.

    Mas uma outra opção, bem mais fácil de adaptar, é o conunto completo da Band, de 4 ou 5 marchas. Na capa seca de C-20, encaixa muito fácil.

    Eu iria nesse.
    Abs, GH
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  3. #3
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    Citação Postado originalmente por Gustavo Heck
    .....Daí tem que fazer o entalhado do 260 na medida e padrão de estria da Toyota........
    Gustavo,

    Uma duvida...vc retrabalho as estrias do eixo ou mandou fazer um eixo totalmente novo?


    []'s8-)
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  4. #4

    Thumbs up 260 F

    Tambem estou utilizando esse cambio no meu jeep, um Cj 5 com motor 4.3 V6, ainda nao intalei o conjunto mas me disseram que esse cambio e muito bom. Vou utilizar um pneu agricola 12,5 x 80 Aro 18.

  5. #5
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    260 F

    Obrigado aos amigos pela colaboração.

    Gustavo,
    essa flange a que você se refere para adaptação entre o 260 F e a reduzida da toyota, por acaso, é aquela da Deep Tec?

    Essa flange, como você já falou, é própria para a reduzida Willys. Não existe uma já pronta para a reduzida Toyota?

    Você me deu outra opção que seria usar o câmbio Toyota (4 ou 5 m) e a reduzida Toyota. O câmbio Toyota se adapta no motor MWM Sprint 2.8 ?
    Esse câmbio Toyota (4 ou 5 m) é melhor (mais resistente) que o 260 F, para o Jeep?

    Você saberia me dizer as relações de marchas do câmbio 260 F?

    Um abraço.

    Antonio.

  6. #6
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    motor 4.3 V6

    Pcervieri,
    você está usando um motor 4.3 V6. Como é o consumo desse motor?
    Um abraço.
    antonio.

  7. #7
    Ai depende do pe ne!
    Na verdade ainda nao ta totalmente pronto.
    Mas acho que nao vai beber muito nao, tinha uma blazer com esse motor e ela fazia uns 8km/l andando na moral.
    Se finca o pe o bicho pega, ai vai pra 5 km/l

  8. #8
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    Hélio,

    O eixo entalhado do 260F é imenso, muito comprido;
    Para acoplar este cãmbio a uma tcase willys ou Toyota, o procedimento mais adequado é cortá-lo no tamanho certo (câmbio + tcase) e reestriá-lo no padrão da tcase a ser usada.
    Depois disso, é aconselhável temperar o eixo inteiro, para aumentar sua resistência.

    Antonio,

    A flange comprei na Fenajeep, não sei se é da Recuperg, Ensimec ou Deep Tec.
    É feita para tcase Willys; para acoplar a Toyota, tem que ser retrabalhada, precisa algum critério, mas dá para fazer.

    Sinceramente acho muito mais fácil colocar o conjunto completo da Toyota 4 marchas.
    Encaixa quase perfeitamente na capa seca GM.
    E, pelo que sei, a capa seca também encaixa no MWM 2.8.

    A relação de primeira do 260F é de 4,22:1.
    A quarta é de 1:1. Não lembro a segunda e terceira marchas.
    No câmbio Toyota, a primeira é mais reduzida, algo em torno de 4,8:1.
    A segunda também é mais reduzida que a do 260F, mas terceira é praticamente igual e quarta marcha é igual.

    Sim, com certeza o câmbio Toyota é mais robusto que o 260F.
    Mas tem peças bem mais caras, na eventualidade de uma manutenção.

    A vantagem é que voce não dependeria muito de adaptações.
    Abs, GH
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  9. #9
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    Citação Postado originalmente por Gustavo Heck
    Sinceramente acho muito mais fácil colocar o conjunto completo da Toyota 4 marchas.
    Encaixa quase perfeitamente na capa seca GM.
    Gustavo, vc poderia explicar o que seria esse "quase perfeitamente" estou pensando em montar no meu novo CJ um motor GM 6bocas com cambio/t-case Band.

    []'s

  10. #10
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    Elmer,

    O estriado do eixo pilto é idêntico.
    Só precisa fazer um (ou dois, não lembro...) novo furo na capa seca e esmerilhar um pouco a capela por baixo.
    A impressão que dá é que esse câmbio já foi utilizado nesse motor...
    Segundo li em algum lugar, as primeiras Band vendidas aqui, antes de usarem motores a diesel, usaram motores GM 6 cil.

    Vai que é barbada!
    Abs, GH
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  11. #11
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    Legal, obrigado pela dica, vou arrumar uma capa-seca GM pra conferir nos cambios Band que tenho aqui.

    Sobre o lance das primeiras Band/Land Cruiser o motor gasolina 6 cilindros era TOYOTA 2F, muito parecido com o GM261 (das antigas C10).

    Tem uma série antiga também das Land Cruiser(made in usa) que saiu com um GM V8 e cambio/t-case Toyota.

    []'s

  12. #12
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    câmbio Toyota 4m

    Gustavo,
    você sabe se o câmbio Toyota 4m é maior que o 260F. Será que ele cabe, junto com a reduzida Toyota, no CJ, em conjunto com o MWM 2.8?.
    Um abraço.
    Antonio.

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