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Convex Datacenter
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  • #1
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    Velocidade Real no Jeep




    Oi Galera

    Faz tempo que não faço perguntas para os colegas. Obrigado por todas as respostas obtidas até agora. No momento o Jeep tá jóia, mas como ficou legal e to usando bastante to com medo dos radares em SP. Ele tá com pneu Argentino diferente dos originais, então o velocimetro marca para menos.

    Alquem sabe como calcular a velocidade real usando estes pneus e o velocimetto original ?

    Abraços

    Alex

  • #2
    Usuário Avatar de leopoldo
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    V = (3,1415) x (rotações do motor convertida em rotações por hora) : (relação da marcha que se usa) : (relação coroa-pinhão) x (diâmetro do pneu convertido em km)

    V sai em km/h
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #3
    Citação Postado originalmente por leopoldo
    V = (3,1415) x (rotações do motor convertida em rotações por hora) : (relação da marcha que se usa) : (relação coroa-pinhão) x (diâmetro do pneu convertido em km)

    V sai em km/h

    ?????????????????????????????????????????????????






    axu mais facil vc usar um GPS para ter noção..hehehe

  • #4
    Nunca fui bom em matemática mas peço licença ao mestre Leopoldo para tentar explicar de maneira "mastigada": para encontrar o valor da velocidade primeiramente você deve multiplicar o valor de pi (3,1415) pelo número de rotações do motor... Ocorre que praticamente todos os tacômetros mostram esta rotação em RPM, ou seja, Rotações Por Minuto. Através de uma simples regra de três você deve converter esse valor para rotações por hora para que o resultado final do cálculo dê certo.

    Após encontrar o valor desta primeira multiplicação, deve-se dividí-lo pela relação de marcha usada e, em seguida dividir novamente, agora pela relação coroa-pinhão. Por fim, multiplicar pelo diâmetro do pneu - mais uma vez é preciso converter essa última medida de metros para kilômetros usando-se novamente da regra de três.

    Pronto, depois destas operações você já obtêm o valor da velocidade em Km/h!

    E aí, deu para entender? Qualquer coisa é só perguntar pois bobo é aquele que não entende mas permanece com a dúvida por ter vergonha de perguntar!


    Grande abraço, até!
    [SIZE="3"]André Carvalho
    "There's no replacement for displacement."

  • #5

    Lightbulb

    Citação Postado originalmente por cmte_carvalho
    Nunca fui bom em matemática .......
    pq pensar muito neh !!! pega um GPS emprestado. dah uma volta na estrada.
    ve a 20, 40, 60, 80 e 120 km. por ai jah tem uma ideia de qto (%) estah fora seu velo.

    abs

  • #6
    Moderador Avatar de Ronaldo B.
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    Compra um Totem Mini Trip, muito mais barato que uma multa por excesso de velocidade e confiável, independente do tamanho do pneu que vc está usando.

    []´s

  • #7
    Pqp! Eu não sabia que o velocimetro não é exato para pneus não originais. Eu tenho pneus argentinos 750x16 no meu Jeep, existe alguma regulagem pra isso???

  • #8
    ramone vc pode mandar aferir o seu velocimetro para os novos pneus ... qualquer pessoa q mexe com velocmetros faz isso .

  • #9
    Usuário Avatar de José Augusto
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    Citação Postado originalmente por Santoro
    ramone vc pode mandar aferir o seu velocimetro para os novos pneus ... qualquer pessoa q mexe com velocmetros faz isso .
    Depende onde for fazer não vale a pena, se vc mesmo for fazer e procurar o "adaptador" em empresas que vendem equipamentos para taxi normalmente sai em conta, caso contrário vai de "mini trip".

    Quando aferi o velocimentro da Rural em 2002, numa casa de velocimetros, gastei R$ 250,00, ela estava com o cambio cl2205+reduzida original e pneus 35", hj ela está com cambio FSO-2305+reduzida de Band e pneus 37", resultado perdi a aferição.

  • #10
    Usuário Avatar de valmor
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    Citação Postado originalmente por José Augusto
    Quando aferi o velocimentro da Rural em 2002, numa casa de velocimetros, gastei R$ 250,00, ela estava com o cambio cl2205+reduzida original e pneus 35", hj ela está com cambio FSO-2305+reduzida de Band e pneus 37", resultado perdi a aferição.
    Curiosidade : Como se faz esta aferição ????

    []´s

  • #11
    Usuário Avatar de José Augusto
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    A aferição é basicamente a adaptação de um "corretor" de giro, na saída da reduzida se "encaixa" o terminal do velocimetro, ali se adapta um "cilindro" que internamente tem algumas engrenagens de nylon, esse equipamento faz a conversão do giro.
    No meu caso, pegou-se um cilindro desses "pronto" e foi feita uma engrenagem nova para substituir uma delas, deu "zero" percentual de erro, em casa de equipamento para taxi existem alguns desses cilindros "prontos" com algumas medidas de conversão padrão.
    Para aferição marca-se 2 posições no asfalto onde se conhece previamente a distância e aí percorremos o trecho e fazemos a leitura do odometro, a divisão entre a distância medida e a distância lida fornece o fator de conversão, esse procedimento é igual ao realizado quando se instala o "mini trip".

  • #12
    Metodo economico tabajara : peça para outro veiculo acompanhar , tipo um carro comum de passeio veja a quanto vc vai e ele vai meça quantos kilometros deu e ve mais ou menos hehehe

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