
Parabéns pelo seu novo carro.
Sugiro que você antes de fazer alterações no seu Jeep leia vários tópicos aqui no forum e converse com várias pessoas.
As alterações em todo veículo precisam ser informadas ao departamento de trânsito e em alguns casos passar por testes rigorosos.
A troca do motor é relativamente simples e você há escolheu o que quer. Porém, a troca da suspensão é muito complicada, não acredito que valha a pena. existem maneiras de deixar o seu Jeep um pouco mais macio sem trocar a suspensão.
A troca do motor muda o comportamento do Jeep, muda a maneira de dirigí-lo! O motor original tem alto torque em baixa rotação e a potência máxima é alcançada por volta de 4.000 rpm. O motor AP tem rotação máxima acima disso e o torque máximo é menor que o motor original do Jeep e acontece em rotação mais elevada - verifique os dados do motor que voce vai instalar. Assim, o seu jeep terá como característica o fato de girar mais que o original.
A caixa de marchas, não altera muito a velocidade final pois a última marcha tem normalmente relação 1:1. A sua troca é mais interessante quando a caixa original está muito ruim ou a motorização é muito mais potente. a adaptação de caixas de marchas na caixa de transferencia do Jeep é relativamente simples.
O que altera mais a velocidade final do Jeep são:
caracterísitcas dos motores: rotação máxima do motor;
relação do diferencial;
diametro das rodas montadas.
Sobre a maciez da suspensão: existe uma relação entre massa suspensa e massa não suspensa em qualquer veículo que define um rodar macio nele. Em outras palavras, um carro macio tem muita massa (peso) acima da suspensão e pouca massa seguindo o caminho no chão.
por exemplo: um veículo cheio é mais macio e pula menos que o mesmo veículo completamente vazio - nas caminhonetes isso aparece mais.
Assim, rodas leves (incluindo os pneus) deixam o jeep mais macio. existem pneus grandes que são muito leves (e muito caros).
Ainda sobre maciez da suspensão:
A suspensão original do Jeep pode ficar macia:
Desmonte-a e verifique se algumas Lâminas perderam a elasticidade e troque-as. Em hipótese alguma mande arquear as molas de seu jeep - elas perdem a elasticidade. No feixe traseiro, inverta as 2 ou 3 lâminas menores pare que elas atuem apenas com um pouco de carga (veja como são as molas dos suzukis Samurais). Lubrifique entre as lâminas - eu levanto o jeep pelo chassis e passo óleo spray entre as lâminas. O manual sugere 50% de querosene e 50% de óleo de motor aplicado com ar comprimido que eu não tenho em casa. mantenha a pressão dos pneus adequada - em um mesmo veículo, quanto maior o pneu, mais baixa a pressão - utilizo entre 17 e 20 lbs/pol2 em pneus 700x16. Mantenha as buchas, jumelos e amortecedores sem folgas.
O Jeep é um veículo estreito, projetado nos anos 40. A sua velocidade de cruzeiro é muito menor que as velocidades de cruzeiro dos carros atuais, o freio é absurdamente pior, a direção idem etc.
Assim, não utilize o seu Jeep como se você tivesse um carro novo, com garantia. Se você mantiver a manutenção em dia e não levantar o carro a estabilidade é razoável. se o jeep for preparado para corrida, vai precisar de eixos mais largos, freios muito melhores (não será aproveitado nem o pedal) outro sistema de direção.
Sugiro a você que a primeira modificação seja a instalação de freios a disco nas rodas dianteiras.
Um abraço,