8) A barra estabilizadora é um "U", onde a base desse "U" fica presa no chassi e as pontas do "U" ficam presas no eixo através de um "jumelinho". O material é um aço temperado semelhante à uma mola. Sua função é "segurar" o movimento do chassi numa curva (Body-Roll). Existem várias formas e montagens dessa barra. Se a suspensão for com molas espirais, por exemplo, nos tirantes inferiores que o ligam ao chassi (são 2), a barra pode ser montada presa somente nesses tirantes, parafusadas direto, sem fixação no chassi. A F-1000 é assim. Todos carros possuem ao menos uma na dianteira.
Quanto ao efeito dessa barra, a mudança é da noite para o dia. No meu jeep tenho nos dois eixos. Antes da instalação eu virava uma esquina com todo cuidado, pois a sensação de "tá virando" chegava ser incômoda. Depois, simplesmente virava a direção e deixava ir, às vezes até derrapava um pneu, mas inclinação "zero". É muito boa para se usar na cidade e estrada. Para as trilhas, monte ela com um parafuso "borboleta", para poder desconectar, liberando o curso da suspensão.