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  • #13
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    Citação Postado originalmente por carlos augusto veggi
    Termotape não é uma manta de alumínio igual a essa que enrolou em seu tubo?


    Existem alguns tipos de fita, uns com alumínio e outras sem.

    No meu caso, usei amianto e em cima aluminio desses rolos de supermercado, dobrado na forma de fita e enrolado de tal forma a fazer a proteção.

    A prateada aqui na foto é com aluminio. Na verdade deve ser uma manta de material sintético na cor prateada.

    A marrom, é em fibra de vidro e já usei no meu coletor de escape.
    Fita de amianto para o escapamento.... Imagens Anexas Fita de amianto para o escapamento....-g_16313g_sw_1.gif Fita de amianto para o escapamento....-thermal-fibreglass-vextra.jpg 
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  • #14

  • #15
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    Agora, Leopoldo, diz aí... Mudou mesmo algo no motor? Consumo? Desempenho?

    Ou foi só mesmo no pé, que agora esquenta menos?

  • #16
    Só uma correção, o amianto causa Cancer e outros males quando inalado, e seu uso é cada dia mais restrito pois os trabalhadores sofrem muito com isso, pois em geral o amianto é moido no processo de fabricação das peças, isso gera pó que então é ianalado.

    No caso da peça pronta não penso que o usuário do jeep corra qualquer risco.

    Porem, isso não o faz ecologicamente correto, basta de amianto!!!!!!

  • #17
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    Citação Postado originalmente por flaviovs
    ....Mudou mesmo algo no motor? Consumo? Desempenho?

    Ou foi só mesmo no pé, que agora esquenta menos?


    nunca houve e nem não haveria a possibilidade de mudar algo relacionado ao desempenho.

    O problema é que eu já tinha experiência no caso do meu jeep com o motor 302 e chassis curto. O assoalho era uma fornalha depois de um certo tempo rodando. A gasolina chegava a ferver dentro do tanque pois o havia um silencioso em baixo de cada lado da carroceria.

    Minha meta era baixar bastante o calor transmitido para o chassis e carroceria. Então, como solução barata, optei pelos materiais que usei.

    Com certeza funciona !

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  • #18
    Usuário Avatar de flaviovs
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    Citação Postado originalmente por Chiari
    Só uma correção, o amianto causa Cancer e outros males quando inalado, e seu uso é cada dia mais restrito pois os trabalhadores sofrem muito com isso, pois em geral o amianto é moido no processo de fabricação das peças, isso gera pó que então é ianalado.

    No caso da peça pronta não penso que o usuário do jeep corra qualquer risco.(...)


    Chiari, cê viu a mensagem do Leopoldo:

    Citação Postado originalmente por Leopoldo
    A fita de amianto desmancha com as intempéries(...)
    Por ser composto de partículas muito finas, ao desmanchar parte vai para o ar (e você não vê). Se tiver alguém respirando por perto, essas partículas vão para o pulmão do infeliz, e nunca mais saem de lá.

    Imagina você deitado debaixo do carro, e de repente uma ferramenta bate na proteção de amianto que se desmancha na sua cara...

    Pode até haver uma forma mais ou menos segura de lidar com o produto, mas que ele é cancerígeno não há a menor dúvida. Por que, então, arriscar?

    ------------------

    Leopoldo, perguntei sobre desempenho e performance porque este é o principal argumento para uso da TERMOTAPE, sendo o produto, inclusive, usado em carros de arrancada.

    Sei que não é porque todas usam que é bom...

    O argumento técnico (retirado de anúncio no ML): "(...)no escape ela ajuda a reter o calor dos gases dentro do cano de descarga, mantendo a densidade baixa, o que facilita a expulsão dos gases, trazendo benefício no desempenho do carro(...)".

    Pra atestar, teria que pesquisar e recaptular velhas aulas de Física, coisa que não estou com o mínimo ânimo de fazer...

  • #19
    Usuário Avatar de leopoldo
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    Citação Postado originalmente por flaviovs
    perguntei sobre desempenho e performance porque este é o principal argumento para uso da TERMOTAPE ....
    propaganda é propaganda caro colega.

    é mentira mas também é verdade.

    A menos que seu veículo seja turbo comprimido e o cano de descarga até o turbo tenha mais de 1 m, vc provávelmente nunca sentirá qquer perda na performance.

    Num carro aspirado, o único benefício além de não queimar a mão tão fácilmente é diminuir a temperatura nos arredores do cano equipado.

    Qualquer outro ganho, só com sensores da Enterprise !
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  • #20
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    Pessoal,

    Li num site que o pessoal fez um teste mais preciso com a Termotape, e não é de fabricante ou propaganda. Um teste simples porém objetivo.
    Realmente diminuiu bastante o calor aos redores do material envolvido com a fita.

    http://www.turbocar.com.br/dicas_prep.htm#TERMO

    Eles até mencionam que como a temperatura dentro do cofre do motor fica mais baixa, o ar fica mais denso o que "aumenta" a potência. Faz sentido, mas quanto isso se reflete em números? Acredito que muito pouco.

    [s] do google,
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  • #21
    Usuário Avatar de vavarusso
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    Pessoal alguma novidade no controle de aquecimento do assoalho do jeep? O meu aquece muito pois a descarga passa embaixo do banco do motorista e a menos de 10 cm. Esquenta até o estribo. Fazer uma calha de alumínio e fixar entre a descarga e o assoalho com separador de material isolante resolve? Ou melhor essa termotape?

  • #22
    Usuário Avatar de LuizDP
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    Citação Postado originalmente por vavarusso Ver Post
    Pessoal alguma novidade no controle de aquecimento do assoalho do jeep? O meu aquece muito pois a descarga passa embaixo do banco do motorista e a menos de 10 cm. Esquenta até o estribo. Fazer uma calha de alumínio e fixar entre a descarga e o assoalho com separador de material isolante resolve? Ou melhor essa termotape?
    Fita de amianto para o escapamento....-isolamento.jpg


    Caro colega Vavarusso, seria mais ou menos assim como a foto? Venho há tempos pensando no caso, mas quem pensa não casa né!
    Provavelmente ficaria bom, ainda vou atrás dessas partes em desmanches/ferrovelho para testar.
    Termo tape nunca usei. A minha viatura tbém esquenta por demais.
    Abs

  • #23
    Usuário Avatar de vavarusso
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    Citação Postado originalmente por LuizDP Ver Post
    Fita de amianto para o escapamento....-isolamento.jpg


    Caro colega Vavarusso, seria mais ou menos assim como a foto? Venho há tempos pensando no caso, mas quem pensa não casa né!
    Provavelmente ficaria bom, ainda vou atrás dessas partes em desmanches/ferrovelho para testar.
    Termo tape nunca usei. A minha viatura tbém esquenta por demais.
    Abs
    Isso mesmo meu caro Luiz, foi isso mesmo que pensei e deve ser mais facil e funcional, vou dá uma passadinha nas concessecionária de jeep(FV) para adquiri uns 3.
    Valeu!!!

  • #24
    Eu coloquei a fita termica no escapamento e melhorou um pouco o calor do assoalho, mas ainda esquenta um bocado, pretendo instalar a manta aluminizada para reduzir ainda mais. Acredito que a combinação delas deve trazer um resultado melhor.
    Quanto as marcar de oleo na foto, trata-se de um metodo de renovação continua da lubrificação do meu cambio... kkk

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