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  • #1
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    Boa noite (ativando o tópico).

    Espero que me possam me ajudar com algumas duvidas.

    comprei um motor willys 3000 Bf184 com tubagem separada do cabeçote (1 carburador de corpo duplo) e escape 6x2 original. Dizem ser do itamaraty.

    Segue duvidas:

    1 - a bomba de óleo é igual do maverick 6c ? apenas muda o sistema de filtragem do óleo?
    2- esse motor tem a taxa de compressão maior e tem mais cavalos do que do maverick ?

    Espero que possam me ajudar.
    Desde já obrigado.
    Jeep MB42 AP 2.0 MI e Jeep CJ5 71 BF184

  • #2
    Usuário Avatar de Adrian Rueckl
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    Boa tarde Dimmy.
    Se o seu motor é do itamaraty, a bomba de oleo é a pequena. Então não daria por exemplo colocar a original do maverick nele.

    Sobre as cavalarias não sei te informar com precisão, mas se mudar vai em função da alimentação ( 1 carburador.. 2 carburadores.. cabeçote com admissão separada etc.. )
    Enfim..

    Atualmente uso um BF184 no meu jeep com coletor dimensionado 6x2 feito em tubo.. não os originais do itamaraty e carburação original do maverick + igniflex. O jeep é bem esperto. Mas tenho um segundo motor guardado que usava antes deste, também um BF184, porém com cabeçote do aerowillys com 2 carburadores. Aí a pegada fica violenta e inclusive no consumo rsrs.

    Tenho também guardado um cabeçote do itamaraty com admissão separada, no qual tenho projeto de um dia fazer um coletor de admissão novo, mais eficiente e para receber uma weber 40 dupla.

    Acredito que o Jeep ficará muito bom. Claro que isso é projeto pra gente que gosta de tirar leite de pedra. São motores com limitações. Mas eu sempre gostei de tirar algo a mais na mecânica de época.

    Abraços.

  • #3
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    Adrian, bom dia

    comprei a parte de baixo do motor do maverick bf184 com bomba grande , filtro de óleo na bomba, e já com os furos para as mangueiras de água para 5º e 6º cilindro, vou colocar o cabeçote do Itamaraty, com tubagem separada e carburador 444, que são o corpo igual dos antigos v8 302 mas a base é diferente para encaixe.
    vou colocar também ignição eletrônica (igniflex)e escape dimensionado 6x2, vamos ver como vai ficar...
    Jeep MB42 AP 2.0 MI e Jeep CJ5 71 BF184

  • #4
    Usuário Avatar de Adrian Rueckl
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    Vai ficar muito bom.
    Depois de pronto, posta fotos e videos dele pra nós aqui.
    Abraço e boa sorte no seu projeto.

  • #5
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    Citação Postado originalmente por adrian.jose Ver Post
    Vai ficar muito bom.
    Depois de pronto, posta fotos e videos dele pra nós aqui.
    Abraço e boa sorte no seu projeto.

    obrigado Adrian.

    seu motor é com qual bomba de oleo ?

    com certeza terei mais duvidas, vou postando aqui.
    assim que tiver tudo pronto compartilho como ficou tambem
    Jeep MB42 AP 2.0 MI e Jeep CJ5 71 BF184

  • #6
    Usuário Avatar de Adrian Rueckl
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    Bomba de óleo grande dos 71 a 75. Substitui a do Maverick porque uso caixa de direção original, ai não cabe.

  • #7
    Usuário Avatar de Ian Jeep
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    Citação Postado originalmente por adrian.jose Ver Post
    Boa tarde Dimmy.
    Se o seu motor é do itamaraty, a bomba de oleo é a pequena. Então não daria por exemplo colocar a original do maverick nele.

    Sobre as cavalarias não sei te informar com precisão, mas se mudar vai em função da alimentação ( 1 carburador.. 2 carburadores.. cabeçote com admissão separada etc.. )
    Enfim..

    Atualmente uso um BF184 no meu jeep com coletor dimensionado 6x2 feito em tubo.. não os originais do itamaraty e carburação original do maverick + igniflex. O jeep é bem esperto. Mas tenho um segundo motor guardado que usava antes deste, também um BF184, porém com cabeçote do aerowillys com 2 carburadores. Aí a pegada fica violenta e inclusive no consumo rsrs.

    Tenho também guardado um cabeçote do itamaraty com admissão separada, no qual tenho projeto de um dia fazer um coletor de admissão novo, mais eficiente e para receber uma weber 40 dupla.

    Acredito que o Jeep ficará muito bom. Claro que isso é projeto pra gente que gosta de tirar leite de pedra. São motores com limitações. Mas eu sempre gostei de tirar algo a mais na mecânica de época.

    Abraços.

    Boa terde Adrian, tudo bom?

    Tenho esse motor tmb, só q com o carburador do bf, o dfv 228. Qual carburador vc utiliza? qual a referencia dele?

    Abraços

  • #8
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    O meu Jeep 1974 também possui um motor com o coletor de admissão separado do cabeçote. Meu mecânico diz ser do Itamaraty. Me parece que a Ford dispunha como opcional do Jeep, rural e F-75, entre 1970 e 1975 o motor 3000 com apenas um carburador. Talvez eu seja um desses felizardos.

  • #9
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    Citação Postado originalmente por Dirceu Forato Ver Post
    O meu Jeep 1974 também possui um motor com o coletor de admissão separado do cabeçote. Meu mecânico diz ser do Itamaraty. Me parece que a Ford dispunha como opcional do Jeep, rural e F-75, entre 1970 e 1975 o motor 3000 com apenas um carburador. Talvez eu seja um desses felizardos.

    Bom dia

    No meu jeep , vou usar o 3000 do maverick, pois a bomba de óleo é maior, filtro de óleo junto com o bomba e tem o sistema de refrigeração extra no 1º e 6º cilindro.

    e vou colocar o cabeçote do itamaraty com seu respectivo coletor e carburador , tubagem de escape dimensionado e igniflex. vamos ver como ficara..
    4X4 Brasil
    Jeep MB42 AP 2.0 MI e Jeep CJ5 71 BF184

  • #10
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    Boa tarde Dimmy,

    Como ficou o projeto?? Tem alguma foto?

    Abraço

  • #11
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    Citação Postado originalmente por fpetil Ver Post
    Boa tarde Dimmy,

    Como ficou o projeto?? Tem alguma foto?

    Abraço
    boa tarde

    domingo dia 10/05/2020 dei a primeira volta , ficou muito forte, dei ate uma fritada de pneus kkk ...mesmo dando uns cortes ainda na alimentação. (não regulei 100% o carburador, mas ja esta nos 90%).

    segue fotos e videos ficou assim:

    Motor 6 cilindros BF184 3000 Ford maverick (com filtro de óleo total junto a bomba de óleo , motor com cabeçote do willys Itamaraty com tubagem separada , carburador DFV444 bijet, igniflex sem distribuidor com 3 bobinas e roda fônica , velas resistivas do ômega 3.0 , taxa 9.5 , escape dimensionado 6x2 completo . Sem hélice (ventoinha elétrica de 14” na parte da frente do radiador) cabeçote com prisioneiros em aço, lubrificação dupla do cabeçote . Instalado em um jeep willys cj5 1971. E umas coisas mais ...

    Cambio: 3 marchas 1ª seca com algumas modificações, embreagem modificado o garfo e rolamento para ficar macia e mais precisa.

    suspensão: original com mais molas do lado esquerdo, amortecedor da hilux turbogás.
    Caixa de direção do opala ZF hidraulica. com coluna do opala escamoteavel.
    tanque inox com duas saidas.
    freio a disco nas 4 rodas com freio estacionario hidraulico e pedaleira suspensa
    eixo dianteiro com bloqueio Rotax 100%.
    chassis laminado e reforçado.
    carroceria de fibra da TECFIBRAS para trilhas.
    rodas novas
    pneus 265/75r16 frontiera
    Eixo traseiro 5 cm deslocado para trás
    banco conchas reclinaveis sanmarino
    Tudo revisado ate o ultimo parafuso.

    Esta faltando a parte eletrica e a gaiola de proteção para terminar
    .
    << link youtube.

    e se alguem quiser chamar no zap tbm 17-99729-1990 estou a disposição ate onde eu puder ajudar.

    abraços pessoal!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -7aea0ab2-a902-4051-92a4-f6e883ebb9f4.jpg   -3cf477ba-4eb8-49f0-858a-c0049ddc7401.jpg   -59c8f4d7-506e-425a-b697-227756dbf8a7.jpg   -ecf858f5-f7ce-4b18-b87a-1d5894ca0140.jpg   -fab9c829-b1d9-4466-92fb-168eacc8cd8b.jpg   -0a8dbe64-4f61-471e-a1b7-b9662733aa27.jpg   -5b74835b-4d71-4ba6-af70-fb53a23fce4a.jpg   -7930d3f3-6b50-416a-b587-990bf0466a8b.jpg   -e7e8e7f6-171d-4a2c-8850-c613ffb16c63.jpg  
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  • #12
    Usuário Avatar de calhiandro
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    Citação Postado originalmente por Dimmy Ver Post
    boa tarde

    domingo dia 10/05/2020 dei a primeira volta , ficou muito forte, dei ate uma fritada de pneus kkk ...mesmo dando uns cortes ainda na alimentação. (não regulei 100% o carburador, mas ja esta nos 90%).

    segue fotos e videos ficou assim:

    Motor 6 cilindros BF184 3000 Ford maverick (com filtro de óleo total junto a bomba de óleo , motor com cabeçote do willys Itamaraty com tubagem separada , carburador DFV444 bijet, igniflex sem distribuidor com 3 bobinas e roda fônica , velas resistivas do ômega 3.0 , taxa 9.5 , escape dimensionado 6x2 completo . Sem hélice (ventoinha elétrica de 14” na parte da frente do radiador) cabeçote com prisioneiros em aço, lubrificação dupla do cabeçote . Instalado em um jeep willys cj5 1971. E umas coisas mais ...

    Cambio: 3 marchas 1ª seca com algumas modificações, embreagem modificado o garfo e rolamento para ficar macia e mais precisa.

    suspensão: original com mais molas do lado esquerdo, amortecedor da hilux turbogás.
    Caixa de direção do opala ZF hidraulica. com coluna do opala escamoteavel.
    tanque inox com duas saidas.
    freio a disco nas 4 rodas com freio estacionario hidraulico e pedaleira suspensa
    eixo dianteiro com bloqueio Rotax 100%.
    chassis laminado e reforçado.
    carroceria de fibra da TECFIBRAS para trilhas.
    rodas novas
    pneus 265/75r16 frontiera
    Eixo traseiro 5 cm deslocado para trás
    banco conchas reclinaveis sanmarino
    Tudo revisado ate o ultimo parafuso.

    Esta faltando a parte eletrica e a gaiola de proteção para terminar
    .
    << link youtube.

    e se alguem quiser chamar no zap tbm 17-99729-1990 estou a disposição ate onde eu puder ajudar.

    abraços pessoal!
    Belíssima máquina.

    Mandei te add no grupo para você postar mais fotos e vídeos dessa máquina

    🤩😍
    CJ5-1976- Bob Esponja

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