1 Anexo(s)
Re: Diferenças entre os motores 3000
Citação:
Postado originalmente por Vinicius Bucco Rossot
Qual a diferença entre os motores 3000 do maverick e do Itamaraty?
Oi pessoal !!! :D
Vim aqui para dar uma pequena completada, já que desse assunto eu mais ou menos que sei! :P
Existem três tipos de motor 3000: dois são da linha Willys e um da Ford. Os dois da linha Willys foram usados no Aero, Itamaraty, Rural e F-85. O da Ford foi usado somente no Maverick.
A diferença entre os dois motores 3000 Willys está no coletor de admissão e carburador(es): um deles usa um carburador de corpo duplo, sendo que o coletor era parafusado no cabeçote. O outro usa dois carburadores simples, e o coletor é integrado ao cabeçote. Eles rendem 132cv e 140cv respecticamente. No mais, a taxa de compressão é 8:1 e o coletor de escape é 6x2.
O motor do Maverick é o motor 3000 Willys com 2/3 dos susconjuntos modificados. Nesse motor a taxa de compressão é ou 7:1 ou 7,7:1 (alguém sabe ao certo?) e o escape é 6x1. Ele rende 112cv.
É fácil ver a diferença entre os 3000 da willys e da ford. Pra mim, a diferença mais marcante é a vareta de medição da quantidade de óleo: a do motor do Maverick ela é igualzinha a do BF-161, e no 3000 da Willys ela fica alojada em um tubo grande e comprido, que sobe até a parte superior do motor. Esse tubo tbm é o do abastecimento de óleo.
Nesta foto logo abaixo o motor é o 3000 Willys. Note o tubo de abastecimento do óleo, o escape 6x2 e o carburador corpo duplo (neste caso, lembre-se, o coletor é parafusado!)
http://www.4x4brasil.com.br/forum/at...ys3000peq1.gif
Nesta foto agora, o motor é o 3000 do Maverick. Note o escape 6X1, o filtro de óleo (sistema full-filtering), o carter invertido e tbm a mangueirinha que sai da parte traseira da tampa dos balancins (ela vai até o coletor de admissão).
http://www.4x4brasil.com.br/forum/at...0-manute41.jpg
Citação:
Postado originalmente por leopoldo
No Maverick:
(...)
Tem um sistema de ventilação do carter
Leopoldo, todos os motores desta família tem ventilação do carter. A diferença é que no Maverick o sistema é fechado (vai ser queimado junto com o combustível) :wink:
Citação:
Postado originalmente por Giovani
Aí vão as fotos, que alguém me enviou à um tempo atrás...
Ôpa! Fui eu! :P E aí, o cara que queria vender esse cabeçote te respondeu ao e-mail???
Citação:
Postado originalmente por leopoldo
Garantia a recirculação de água sem superaquecer o 6º cilindro quando o motor tivesse válvula termostática.
No motor 3000 da willys que tinha coletor de admissão parafusado, tbm havia uma mangueira que ia até a bomba d'água. Só que essa mangueira saía do coletor de admissão, e servia para aquecê-lo! Veja a foto em anexo :P
Bom, tem várias outras coisas. Mas nessa mensagem é isso! :D
[]'s
Re: Diferenças entre os motores 3000
Citação:
Postado originalmente por mauro2br
Citação:
Postado originalmente por Giovani
]Aí vão as fotos, que alguém me enviou à um tempo atrás...
Ôpa! Fui eu! :P E aí, o cara que queria vender esse cabeçote te respondeu ao e-mail???
:D Grande Mauro!!!
:D Não respondeu... Sabe se ele ainda tem?? :shock:
[]'s
Re: Diferenças entre os motores 3000
Citação:
Postado originalmente por Giovani
:D Não respondeu... Sabe se ele ainda tem?? :shock:
Naun sei naun... :?
[]'s
Lubrificação do motor 3000
Fala aí pessoal!
Quero esclarecer uma dúvida quanto à lubrificação dos motores 3000:
- Disseram-me que o sistema do motor willys (bf e Itamaraty) de lubrificação do motor não é eficiente, pois o elemento do filtro(aquele que fica separado do motor) só filtra o excesso de óleo que a bomba não manda para o motor, ou seja não se tem uma filtragem de todo o oléo do sistema de lubrificação. Isto é verdadeiro :?:
- O sistema do motor do maverick com o filtro junto da bomba de óleo é mais eficiente do que os willys :?:
- E ainda se há como adaptar esse sistema no motor willys. (isto se confirmar a primeira dúvida)
Obrigado ao mestres de plantão!
´s com Itamaraty 3000 descansando em paz no canto da garagem!