x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 11 de 11

Resolução 197/06 Contran - Engates, o que faremos?

Olá amigos segundo a resolução 197/06 do Contran não poderemos utilizar mais os engates traseiros, a não ser que os mesmos possuam certificado do Inmetro e outas cositas mais...
    A pergunta é: e agora quem poderá nos defender? Vamos ter que pagar o pato por causa dos "tunnados" e etc.? Nós que fazemos uso real do equipamento em trilhas e até para levarmos um amigo desafortunado pelo towbar até a oficina vamos ter que adaptar engates de carros da Barbie...e os G-bola será que poderemos usar? Segundo a resolução se o equipamento for original pode ser usado, mas pelo que vi no manual do CJ o único engate original era aquele de puxar arado....

Bem, aguardo a colaboração dos letrados amigos de trilha...

Abçs,
    2.3 OHC, XRC 8 Comp, Maxxis Bighorn's 32", Tuareg Snorkel, DIS, Breve Susp Lift 4"...

Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Agradecimentos: 50
    Dá uma lida aqui.
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...=15038&page=10

E por favor, alguem tranca esse tópico, acho q já é o terceiro com o mesmo assunto...

[]'s

Unhappy Trancar o Tópico? Não, por favor.

Fala Elmer,
    Peço não trancar o tópico pois sabemos que tem esse mesmo assunto no geral mas o engate é algo muito generalizado e aqui estamos falando exclusivamente dos CJs. Os outros carros em sua maioria realmente usam a esfera metálica e neste caso basta trocar por outro idêntico porém com o certificado do inmetro. Já no caso dos Cjs, citamos a resolução e estamos procurando saber sobre engates originais e outros como por exemplo o Gbola que dificilmente algum colega vai instalar numa Pajero, numa Cherokee etc...
    Por este motivo acho que não devemos travar não.
    Além disso sem desmerecer a opinião alheia mas veja o que está sendo discutido lá... tem tanto comentário que foge do tema que fica difícil a gente conversar. Muita gente não leu a resolução e discorrem idéias baseadas em suposições, em falsas informações etc... Você mesmo está esperando que a informação que deixaram em sua caixa de correios seja verdadeira Elmer quando sabemos que não é nada disso. A coisa tá valendo e corremos o risco de descaracterizar nossos CJs.
    A nossa preocupação é justificada. Vamos supor que daqui a pouco baixem a proibição do Towbar também?????
    4X4 Brasil

Usuário Avatar de Rogério Barthy
    Entrada
    04/05/2004
    Local
    Resende/RJ
    Agradecimentos: 0
    Na minha viatura, o engate é o "G" militar e não acho que de qualquer forma, coloca em perigo as pernas dos transeuntes ou os veículos .
    CJ-5 66 BF-161 CX 3MX GNV
    Ign. + DIS 3 Bloc Macrotorque
    Rodorural 670X16 Guincho Bremen 9.000

Usuário Avatar de lucciano amaral
    Entrada
    10/01/2006
    Local
    Varginha MG/MG
    Agradecimentos: 2
    O engate original do jeep, aquele que fica preso na grade agricola do jeep podera continuar a ser utilizado por nos, uma vez que é original dos cj's. Nao podera ser utilizado engates que ultrapassem o parachoque dos veiculos, como por exemplo esses utilizados nos veiculos atualmente. abraços
    Rural 1965 4x4 diesel maxion hsd f1000 1997 turbo intercoole
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=39444

Lucciano, tem foto do engate citado?

Lucciano, você tem fotos desse engate?? Eu não conheço. O único engate que sei que era original seria o arado. Se você tiver foto, posta pra gente ver como é esse que você citou.
    Grande abraço

Entrada
    10/01/2006
    Local
    Varginha MG/MG

Smile

Citação Postado originalmente por Mauro_PJ
    Lucciano, você tem fotos desse engate?? Eu não conheço. O único engate que sei que era original seria o arado. Se você tiver foto, posta pra gente ver como é esse que você citou.
    Grande abraço
    Mauro nao tenho foto, mas os engates que deverao ser usados em carros e caminhonetes sera aquele que fica rente ao parachoque, ai qdo for rebocar algo vc vc encaixe a ponta do engate que ja tem a bola e coloca um contra pino que segura as peças, depois que rebocar vc retira essa ponta.

No jeep o engate original vai poder ser usado normalmente.

abraços

Obrigado pelo apoio

Obrigado pelas respostas, mas pelo que vi na resolução acho que o engate original terá de ser adaptado pois é exigido uma tomada para o engate...
    No meu caso como não uso o puxador de arado e meu engate é somente usado com a finalidade de ponto de ancoragem e uma possível conexão de towbar, vou ter que optar por deixá-lo desconectado dentro do Jeep. Afinal as autoridades cariocas são um pouco "rigorosas"...
    Agradeço novamente a ajuda.
    2.3 OHC, XRC 8 Comp, Maxxis Bighorn's 32", Tuareg Snorkel, DIS, Breve Susp Lift 4"...

Entrada
    10/01/2006
    Local
    Varginha MG/MG
    Citação Postado originalmente por Rodolfo Ourique
    Obrigado pelas respostas, mas pelo que vi na resolução acho que o engate original terá de ser adaptado pois é exigido uma tomada para o engate...
    No meu caso como não uso o puxador de arado e meu engate é somente usado com a finalidade de ponto de ancoragem e uma possível conexão de towbar, vou ter que optar por deixá-lo desconectado dentro do Jeep. Afinal as autoridades cariocas são um pouco "rigorosas"...
    Agradeço novamente a ajuda.
    Amigo rodolfo, a resolução 197/06 em seu artigo 6º alinea "a" diz que podem continuar rodando todos os veiculos que possuam engates originais de fabrica, como é o caso dos nossos cj's, veja o que rege o artigo 6

Art 6º Os veículos em circulação na data da vigência desta resolução, poderão continuar
    a utilizar os engates que portarem, desde que cumpridos os seguintes requisitos:
    a) qualquer modelo de engate, desde que o equipamento seja original de fábrica;

Por esse artigo, so teremops que colocar a tomada das luzes (freio e setas ) para estarmos dentro da nova resolução do contran,

espero ter te ajudado, abraços

Contran Regulamenta uso do engate

Boa tarde a todos,
    Normas novas para uso do engate publicadas pelo Contran no dia 25/07/2006

Art 6º Os veículos em circulação na data da vigência desta resolução, poderão continuar
    a utilizar os engates que portarem, desde que cumpridos os seguintes requisitos:
    a) qualquer modelo de engate, desde que o equipamento seja original de fábrica;
    b) Quando instalado como acessório, o engate deverá apresentar as seguintes
    características: esfera maciça apropriada ao tracionamento de reboque ou trailer;
    tomada e instalação elétrica apropriada para conexão ao veículo rebocado; dispositivo
    para fixação da corrente de segurança do reboque; ausência de superfícies cortantes ou
    cantos vivos na haste de fixação da esfera; dispositivos de iluminação, devidamente
    regulamentados.

No nosso caso acho que não haverá problemas desde que cumpra os requisitos acima

Thumbs down

Ouvi alguma coisa sobre o quanto pra fora da carroceria pode ficar o engate, e aí tem alguma coisa de real nesta questão?
    Continuo vendo a massa oda circular na rua com seus engates, será que esta norma "pegou"?

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem