Infelizmente não tenho como postar fotos sobre o que vou relatar da minha viatura.
Como comprei a pouco o meu CJ5, ainda estou tornando-o "dirigivel".
Agradeceria se pudessem me auxiliar a desvendar meu problema atual que é quando em 2a marcha eu passo num desnivel qualquer na pista e as duas rodas das frente começam a balançar muito, o que repercute na direção.
Tenho a nitida sensação que as rodas vão sair. Isto me obirga percursos curtos e em 1a marcha.
Inicialmente eu pensei que fossem os amortecedores o que, com a ajuda do forum, pude (eu mesmo) substitui-los pelos da Cofap GL12343, mas o problema continuou.
Um mecanico, não especializado, me falou que talvez fosse o feixe de molas. Juro que o desânimo se instaurou, pois não sei a quem recorrer e meus recursos são escassos.
terminais de direção , verifique , sao 4 terminais , com o carro parado mexa na barra de direção e veja se ela vai fazer algum movimento .
verifique o pino central da direção , novamente , com o carro parado abra o capo e pegue na barra de direção q liga o volante ao sistema la na frente , e mexa pra cima e para baixo , veja se há alguma folga .
por fim com o carro levantado no macaco verifique se há folga no rolamento do cubo , segurando encima e em baixo do pneu mexa e verifique se há folga .
acho q com isso ai ja da pra analizar o problema , o q seu carro realmente tem e shimmy como ja falou o amigo ai encima .
spiff vc ta no rj tb ne , qlq coisa da um pulo no posto do alemão na barra da tijuca , tem encontro de jeeps la toda quinta feira . qlq coisa e so da um alo .
Sem dúvida nenhuma você está com clássico SHIMMY, como já dito !!
Meu jipe (cj5 77) também apresentava o mesmo problema, além dos ítens citados pelo Santoro verifique tambem folga nos jumelos e nas molas.
No meu caso apenas necessitei trocar o Pino Central (aquele que tem um olhal no meio) e refazer as buchas dos jumelos, isso já se fazem mais de um ano e nunca mais tive problemas.
Procure no PESQUISAR aqui no fórum, este assunto já foi bastante discutido e vai ver que esse problema é bem comum !!!!
Verifique:
- Caixa de direção, se esta com folga ou férias.
- Terminais de direção, se for substituir use os NAKATA 211 e 212.
- Se seu sistema de direção for original verifique o desgaste do pivo (logo abaixo do radiador)
- Rolamentos do munhão.
- Rolamentos dos cubos se não estâo com folga ou com desgaste.
- Rodas tortas ou desalinhadas.
- Balanceamento dos pneus.
- Feixes de molas desalinhados e com folga nas buchas do Jumelo.
- Molas intermediarias quebradas.
Juro que o desânimo se instaurou, pois não sei a quem recorrer e meus recursos são escassos.
Atenciosamente,
Cara, não desanime, resolvendo esse problema vc estará resolvendo uma série de outros probleminhas e seu jeep ficará show e gostoso pra dirigir.
Não sei se sua intenção é manter a originalidade, caso não seja, troque logo de uma vez todo o sistema de direção do jeep, vc vai ver que vai acabar saindo até mais baratos e nunca mais terá esse ou outro problema parecido.
É que às vezes eu fico triste quando vou trabalhar de onibus e deixo a Viatura parada, acredito que eu não seja o primeiro nem o ultimo, mas fica uma sensação de impotência imensa.