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Convex Datacenter
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Hybrid View

  • #1
    Usuário Avatar de Spiff
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    tremedeira na direção




    Amigos,

    Infelizmente não tenho como postar fotos sobre o que vou relatar da minha viatura.

    Como comprei a pouco o meu CJ5, ainda estou tornando-o "dirigivel".

    Agradeceria se pudessem me auxiliar a desvendar meu problema atual que é quando em 2a marcha eu passo num desnivel qualquer na pista e as duas rodas das frente começam a balançar muito, o que repercute na direção.

    Tenho a nitida sensação que as rodas vão sair. Isto me obirga percursos curtos e em 1a marcha.

    Inicialmente eu pensei que fossem os amortecedores o que, com a ajuda do forum, pude (eu mesmo) substitui-los pelos da Cofap GL12343, mas o problema continuou.

    Um mecanico, não especializado, me falou que talvez fosse o feixe de molas. Juro que o desânimo se instaurou, pois não sei a quem recorrer e meus recursos são escassos.

    Atenciosamente,

  • #2
    vc esta com problema de chimi ...
    seu carro tem jumelão ??
    esta erguido ??
    []'s

  • #3
    vamos la , vc pode verificar algumas coisas :

    terminais de direção , verifique , sao 4 terminais , com o carro parado mexa na barra de direção e veja se ela vai fazer algum movimento .

    verifique o pino central da direção , novamente , com o carro parado abra o capo e pegue na barra de direção q liga o volante ao sistema la na frente , e mexa pra cima e para baixo , veja se há alguma folga .

    por fim com o carro levantado no macaco verifique se há folga no rolamento do cubo , segurando encima e em baixo do pneu mexa e verifique se há folga .

    acho q com isso ai ja da pra analizar o problema , o q seu carro realmente tem e shimmy como ja falou o amigo ai encima .

  • #4
    Usuário Avatar de Spiff
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    Amigos,

    Agradeço o apoio manifestado pelos companheiros.

    Minha viatura é "padrão", ou seja, com pneus 600x16 Pirelli.

    Como meu uso será diário, pretendo apenas, quando possível, trocar os pneus por uns 750x16.

    Santoro, quando chegar em casa procurarei verificar todas as suas sugestões e respondo em seguida.

    Um grande abraço,

  • #5
    spiff vc ta no rj tb ne , qlq coisa da um pulo no posto do alemão na barra da tijuca , tem encontro de jeeps la toda quinta feira . qlq coisa e so da um alo .

  • #6
    Usuário Avatar de Spiff
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    Grande Santoro,

    Tentarei aparecer lá ainda este mês, que estou de férias, pois trabalho a noite.

    Dispensavel falar que será sem a viatura.

    Um abraço,

  • #7
    Usuário Avatar de Alcione
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    Boa Tarde Spiff;

    Sem dúvida nenhuma você está com clássico SHIMMY, como já dito !!

    Meu jipe (cj5 77) também apresentava o mesmo problema, além dos ítens citados pelo Santoro verifique tambem folga nos jumelos e nas molas.

    No meu caso apenas necessitei trocar o Pino Central (aquele que tem um olhal no meio) e refazer as buchas dos jumelos, isso já se fazem mais de um ano e nunca mais tive problemas.

    Procure no PESQUISAR aqui no fórum, este assunto já foi bastante discutido e vai ver que esse problema é bem comum !!!!

    Abraços,

  • #8
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    Citação Postado originalmente por Spiff
    Amigos,

    Juro que o desânimo se instaurou, pois não sei a quem recorrer e meus recursos são escassos.

    Atenciosamente,

    Cara, não desanime, resolvendo esse problema vc estará resolvendo uma série de outros probleminhas e seu jeep ficará show e gostoso pra dirigir.

    Não sei se sua intenção é manter a originalidade, caso não seja, troque logo de uma vez todo o sistema de direção do jeep, vc vai ver que vai acabar saindo até mais baratos e nunca mais terá esse ou outro problema parecido.

    []s

    Peleje

  • #9
    Usuário Avatar de José Augusto
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    Cool

    Spiff, o Shimmy, chime ou shime, é na verdade um conjunto de folgas acumuladas no sistema de direção (ou seja, terminais gastos).

    Como está seu jeep, o sistema de direção é o original?

    E a suspensão, é original, o estado das molas e buchas, o jumelo é original?

    Dependendo do estado da suspensão não discarto nem o cáster.

  • #10
    Usuário Avatar de Spiff
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    José Augusto,

    Minha viatura é original e a julgar pelas condições de alguns itens os mesmos não trocados ou mesmo não veem manutenção faz tempo.

    O Estado das molas e buchas é sofrivel.

    Acredito que o sistema de direção seja original, sendo que existia um amortecedor de direção, que não era de direção e pelo tempo de uso já estava sem função.

    Perdoe minha ignorância, mas quanto ao caster eu não faço a minima ideia do que seja nem onde fica.

    Agradeço também o seu auxilio.

    Um abraço,

  • #11
    Usuário Avatar de Ronaldo Petri
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    Acho que esse é um problema que quase todos os jipeiros que adiquirem seu primeiro CJ passa, pois eu também tive esse problema no começo e só ficou bom quando fiz uma modificação no sistema original de direção. Mas a modificação foi bem simples, só coloquei uma barra ligando uma roda a outra e coloquei também uma amortecedor de direção da D20, a rodas estavam bastante irregulares e favorecia o treme-treme, por isso também as troquei. Depois disso dou 80 por hora e parece até que estou planando.

  • #12
    Usuário Avatar de José Augusto
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    Thumbs up

    Cáster é o angulo do eixo diânteiro.

    Não se preocupe logo vc estará craque na geometria da suspensão, jeep é isso aí tem que entender um pouco do assunto para não ser enrrolado, para saber pedir um serviço ou mesmo saber diferenciar se algum mecânico entende do assunto.

    O sistema de direção original do jeep é ruim, funciona mas é fraco e dá manutenção se vc estiver pensando em alguma modificação, este é um dos itens mais importantes.

    Pelo seu relato o sistema sendo original, descarto alguma adaptação mal sucedida e neste caso está mesmo parecendo shime, só uma dica se vc está pensando em um amortecedor de direção, não instale enquanto não corrigir a origem do shime.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -caster2.gif  

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