Então Elcio ...vc é aqui de Ctba..vc participa do JCC...
Bom eu vou ligar para o Alceu pedir umas dicas..valeu
Marco Costa
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Então Elcio ...vc é aqui de Ctba..vc participa do JCC...
Bom eu vou ligar para o Alceu pedir umas dicas..valeu
Marco Costa
Marco,
nao sei ajuda muito, mas tenho um radiador de Wrangler semi-novo. Troquei o meu ha 20 dias (trouxe um novo do Canada). O radiador nao estava estragado; é uma opção...
oi Marco, nao moro mais em curitiba, me mudei para o norte do parana, proximo a maringa.Citação:
Postado originalmente por Marco Costa
eu participava do jcc e do curitiba4x4, agora nao mais.
fale com o Alceu, comente sobre meu jeep com motor 4.9 no qual ele fez um radiador com colmeias de caminhao, talvez ele se lembre. faz muito tempo que nao falo com ele.
mas faça um radiador selado, com reservatorio, como qquer carro mais novo, que seus problemas com certeza acabam, pois esse negocio de radiador com tampa só pra encher o saco mesmo.
abraços
Então meu caro amigo..
Peguei o jeep agora do mecanico ele disse que arrumou a parte eletrica e que aterrou melhor o rele e colocou um maior...o cara que havia instalado o radiador( que acho que é lacrado e tem o reservatorio no lado dele acoplado.) ele acabou tirando o valvula termostatica alegando que não iria esquentar... No fim o cara que arrumou hoje colocou uma nova valvula e disse que é essencial pois ela faz a troca da agua quente para a agua refirigerada que esta no radiador...dando tempo para a mesma esfriar..
Fiz um teste andei 15km em 1º e 2º marcha forçando o motor...acabei de sair do jeep clube pois fui fazer a inscrição do raid...bom então e o eletro ligou e manteve a temperatura perto dos 85/90graus...maximo 95
Agora não dá mais tempo vou fazer o rad..que Deus me abençoes..
Abraços..
Marco Costa
Só uma duvida quando como funciona para mudar o perfil meu de junior para outra coisa um pouco melhor heim..ahhaha é por numero de mensagens..valeu..Citação:
Postado originalmente por Marco Costa
Então...fiz o raid da sopa do pinhão aqui em Ctba..
Coloquei a valvula termostatica e no fim funcionou bem sem esquentar...
Vou continuar prestanto atenção na temperaturar pois não estu muito catolico..
Abraços..
Marco Costa
aproveitando o topico, desmontei o ´´bico`` da rural pra por uma direçao hidraulica de omega, e o JA QUE me pegou....
seguinte, meu motor é um 2.5 de opala a alcool original, so q com um carburador 3E de AP (aumentado a giclagem claro).
acho q anda meio quente 95 a 100 graus, entao resolvi selar o radiador (mesmo esquema do AP) e colocar ventoinha eletrica, mas to querendo tirar a ventuinha do motor (macanica), sera q dá? é perigoso eskentar demais? lembrando q meu radiador é de 4 canaletas, onde é o melhor lugar para colocar o ´´tanque`` de agua? acima ou na mesma altura do topo do radiador? vcs tirariam a ventuinha mecanica? abraços e obrigado pela ajuda.
DinoGuimaraes, como eu já citei na página anterior deste tópico, no meu CJ tenho um motor Opala 4 cil. original a álcool e está rodando somente com a ventoinha elétrica na frente da grade, sem a mecânica. Para que essa instalação funcione legal, deve-se colocar um cebolão de temperatura adequado à faixa de trabalho do motor. No meu caso, se não me engano, o cebolão é de 88ºC. Lembro que tinha um de 92ºC na loja, mas preferi o de temperatura um pouco menor. Nunca tive qualquer problema de aquecimento por conta de ter somente ventoinha elétrica. Aliás, até considero uma vantagem: posso entrar na água sem o risco de entortar a ventoinha ou danificar o radiador. Isso aconteceu com um colega nosso em uma trilha 2 semanas atrás: ao entrar em um bosteiro fundo, a pá da hélice entortou e acabou roçando o radiador. Prejuízo de 300 latinhas p/ trocar a colméia que foi p/ o espaço .... :mad: Eu entrei no mesmo local e sai ileso. Tenho no painel do Jeep uma chave de 3 posições p/ a ventoinha: ligado direto, desligado e ligado através do cebolão. :wink:
Quanto ao sistema selado, não posso lhe ajudar com informações a respeito.
OBS: a temperatura de trabalho deste motor está entre 90 e 100ºC, segundo especificações da GM.
1- O vaso de pressão deve ficar acima da linha do radiador ou pelo menos, quando cheio, acima da linha da tampa em pelo menos 1/2 do vaso de pressão.
2- O certo (ou menos errado, ou preferível) é tirar a mecanica. Veja que em marcha, que refrigera é o ar de impacto (o vento relativo). A ventoinha só funciona em baixas velocidades.
Manter a mecanica poderá causar restrição ao fluxo de ar: ou da elétrica para a mecanica ou da mecanica para a elétrica.
3- quanto à temperatura, como só aciona a ventoínha elétrica e o que se considera é a temperatura de START, pode colocar a que abre com menor temperatura pois no jeep sempre estará + mais quente que na instalação original GM. Isso não vai prejudicar o motor.
4- Já a chave 3 posições: desde que acinando um relê que aciona a ventoínha, OK. Não faça ligação direta pois passa muita corrente no fio.
Ops, com certeza ! :concordo: No meu CJ tenho um relê só p/ acionar a ventoinha. Lembro de ter medido a corrente uma vez e ter dado cerca de 20 A com ela acionada :shock:Citação:
Já a chave 3 posições: desde que acinando um relê que aciona a ventoínha, OK. Não faça ligação direta pois passa muita corrente no fio.
minha pequena duvida :
qual a temperatura maxima que um motor opala 4cc OPALA ( GM151) pode atingir sem prejuizo ao mesmo ??? Qual a temperatura de trabalho deste motor ???
[]´s
valmor, eu tenho esses números em casa. Se ninguém responder até amanhã, eu posto aqui no tópico. :concordo: