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Towbar/Cambão: como mantê-lo na vertical?

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  • 16/08/2012, 22:23
    José Augusto
    Citação:

    Postado originalmente por anselmorabello Ver Post
    Boa noite Nobre José

    Qua é sua opinião?
    O meu objetivo é somente usar esta pessa onde esta a munheca quando eu for rebocar o Bufallo.
    ela vai ser encurtada e colocada conforme esta nas fotos.
    um grande abraçoAnexo 364962Anexo 364963

    O towbar está bem feito, mas a articulação é perigosa, um ponto frágil sujeito a choque, o parafuso ficará com toda responsabilidade.

    Quando voce rebocar e fizer curvas o esforço será grande na direção transversal à articulação, quando for iniciar o movimento mesmo em linha reta haverá choque (pois a tendencia é que a articulação esteja com vertice em baixo antes de iniciar o movimento, mais ou menos como acontece quando se reboca com cinta), e em uma freada brusca pode haver a tendencia do vértice subir ou descer e primeiramente pode ocorrer o empenamento e a seguir quebrar o towbar.

    Meu conselho, se o desejo for um towbar mais curto, faça um sistema de encaixe rigido mas elimine a articulação.

    Abç J.Augusto
  • 17/08/2012, 08:12
    georgevalle
    Anselmo você ja chegou a testar o cambão? Pois tambem acredito que não funcionará mesmo que se aperte muito o parafuso o força que será exercida nele será muito grande e vai acabar articulando pois não existe ali uma trava (alem de ser um ponto fragil no projeto do cambão pois é ali que ocorre a maior força quando ao se fazer uma esquina por exemplo quando o carro que reboca tem que quase arrastar o rebocado diferente de uma curva), no teu caso manteria o projeto mas trocaria o tubo faria um mais longo com dois parafusos um no mesmo lugar onde se encontra este e colocaria mais um no centro do "V" do cambão fixo no para choque mesmo para não precisar colocar mais um tubo no cambão, aí sim dá para confiar no cambão e não terá aquela mira em frente ao jeep quando o cambão estiver erguido.
  • 18/08/2012, 16:34
    anselmorabello
    Citação:

    Postado originalmente por José Augusto Ver Post
    O towbar está bem feito, mas a articulação é perigosa, um ponto frágil sujeito a choque, o parafuso ficará com toda responsabilidade.

    Quando voce rebocar e fizer curvas o esforço será grande na direção transversal à articulação, quando for iniciar o movimento mesmo em linha reta haverá choque (pois a tendencia é que a articulação esteja com vertice em baixo antes de iniciar o movimento, mais ou menos como acontece quando se reboca com cinta), e em uma freada brusca pode haver a tendencia do vértice subir ou descer e primeiramente pode ocorrer o empenamento e a seguir quebrar o towbar.

    Meu conselho, se o desejo for um towbar mais curto, faça um sistema de encaixe rigido mas elimine a articulação.

    Abç J.Augusto

    Boa tarde J. Augusto

    Entendi o seu raciocinio, e com a orientação de vcs irei aprimorando o meu projeto.
    O objetivo da articulação é para poder rebocar o Bufallo em um veiculo mais baixo ou mais alto.
    Se não for encomodo peço se possivel fazer um desenho da sua ideia.
    Um grande abraço
  • 18/08/2012, 16:40
    anselmorabello
    Citação:

    Postado originalmente por georgevalle Ver Post
    Anselmo você ja chegou a testar o cambão? Pois tambem acredito que não funcionará mesmo que se aperte muito o parafuso o força que será exercida nele será muito grande e vai acabar articulando pois não existe ali uma trava (alem de ser um ponto fragil no projeto do cambão pois é ali que ocorre a maior força quando ao se fazer uma esquina por exemplo quando o carro que reboca tem que quase arrastar o rebocado diferente de uma curva), no teu caso manteria o projeto mas trocaria o tubo faria um mais longo com dois parafusos um no mesmo lugar onde se encontra este e colocaria mais um no centro do "V" do cambão fixo no para choque mesmo para não precisar colocar mais um tubo no cambão, aí sim dá para confiar no cambão e não terá aquela mira em frente ao jeep quando o cambão estiver erguido.

    Boa tarde georgevalle

    Agradeço a sua força e aproveito também te peço se possível me postar um desenho do modo que vc esta falando para eu me orientar e finalizar o projeto.
    É como falei para o J. Augusto, o objetivo é articular para que eu possa rebocar o bufallo por um veiculo mais alto ou mais baixo.
    Um grande abraço
  • 18/08/2012, 22:11
    José Augusto
    Caro anselmo, boa noite.

    Como vc já deve saber, quando se reboca um veículo, o rebocador deve ter capacidade e peso superior ao veículo rebocado, no caso de robocar um jeep o mínimo seria um outro jeep de preferencia mais pesado e com sistema de freio redimensionado, o ideal mesmo seria uma caminhonete ou uma SUV. Seguindo esse preceito a diferença na altura não será significativa e um towbar com comprimento normal ou pouco maior não necessitará de qualquer outro dispositivo para compensar diferença na altura.
  • 19/08/2012, 20:05
    quintino
    Na minha viatura, aproveito o gancho do guincho para deixa lo preso!
  • 20/08/2012, 08:27
    georgevalle
    Anselmo não sou muito bom com desenhos vou tentar explicar a minha sugestão para você aproveitar o teu cambão, pegando como base a foto 5 você vai colocar mais um ponto de fixação do cambão no centro do para-choque no lugar da placa e faz outro tubo como este que você ja tem mas mais comprido indo do para-choque até a distância do engate do antigo tubo e na junção do "V" do cambão faz também o encaixe com parafuso (como é no tubo pequeno mas neste caso o encaixe sairá do tubo para cima) assim você tem o cambão com toda a resistência que ele tem que ter e sem ficar com o tubo acima do capô do jeep.
  • 20/08/2012, 15:50
    anselmorabello
    1 Anexo(s)
    Citação:

    Postado originalmente por georgevalle Ver Post
    Anselmo não sou muito bom com desenhos vou tentar explicar a minha sugestão para você aproveitar o teu cambão, pegando como base a foto 5 você vai colocar mais um ponto de fixação do cambão no centro do para-choque no lugar da placa e faz outro tubo como este que você ja tem mas mais comprido indo do para-choque até a distância do engate do antigo tubo e na junção do "V" do cambão faz também o encaixe com parafuso (como é no tubo pequeno mas neste caso o encaixe sairá do tubo para cima) assim você tem o cambão com toda a resistência que ele tem que ter e sem ficar com o tubo acima do capô do jeep.

    Seria igual a este desenho?

    Abraços
  • 20/08/2012, 15:58
    anselmorabello
    Citação:

    Postado originalmente por José Augusto Ver Post
    Caro anselmo, boa noite.

    Como vc já deve saber, quando se reboca um veículo, o rebocador deve ter capacidade e peso superior ao veículo rebocado, no caso de robocar um jeep o mínimo seria um outro jeep de preferencia mais pesado e com sistema de freio redimensionado, o ideal mesmo seria uma caminhonete ou uma SUV. Seguindo esse preceito a diferença na altura não será significativa e um towbar com comprimento normal ou pouco maior não necessitará de qualquer outro dispositivo para compensar diferença na altura.

    Obrigado
    Entendi o seu raciocinio.
    Vou tirar a articulação encurtar mais o tubo que esta anexado a munheca e fazer o reforço que georgevalle me falou.
    Logo depois de terminado posto aqui.
    Um grande abraço
  • 20/11/2014, 21:59
    Marcelo.CJ5
    6 Anexo(s)
    Precisando de ajuda pra instalar esse Tow Bar no General.
    É possível instalar? O cambão é bem forte, uma chapa bem resistente que não amassa fácil.
    Meu receio é que o parachoque não seja tão resistente para aguentar as curvas.
    Alguma dica?

    Anexo 484416 Anexo 484418 Anexo 484419 Anexo 484422 Anexo 484424 Anexo 484429

    Caso seja possível, preciso refazer a furação do cambão. Ou seria melhor cortar um pedaço do aro? Pra casar os furos.
    Obrigado.
  • 21/11/2014, 18:03
    José Augusto
    Citação:

    Postado originalmente por Marcelo.CJ5 Ver Post
    Precisando de ajuda pra instalar esse Tow Bar no General.
    É possível instalar? O cambão é bem forte, uma chapa bem resistente que não amassa fácil.
    Meu receio é que o parachoque não seja tão resistente para aguentar as curvas.
    Alguma dica?

    Caso seja possível, preciso refazer a furação do cambão. Ou seria melhor cortar um pedaço do aro? Pra casar os furos.
    Obrigado.

    Não vejo problema e com certeza o parachoque é bem mais resistente que o parafuso que o prende ao chassi.
  • 21/11/2014, 19:50
    Pablo.pinto2007
    Citação:

    Postado originalmente por Marcelo.CJ5 Ver Post
    Precisando de ajuda pra instalar esse Tow Bar no General.
    É possível instalar? O cambão é bem forte, uma chapa bem resistente que não amassa fácil.
    Meu receio é que o parachoque não seja tão resistente para aguentar as curvas.
    Alguma dica?

    Anexo 484416 Anexo 484418 Anexo 484419 Anexo 484422 Anexo 484424 Anexo 484429

    Caso seja possível, preciso refazer a furação do cambão. Ou seria melhor cortar um pedaço do aro? Pra casar os furos.
    Obrigado.

    Esse cambão parece bem resistente... o meu parachoque também está fixado com parafusos... se eu fosse vc aumentaria o diâmetro dos parafusos... devem ser cabeça 13 mm (1/2") eu poria um com cabeça 17 mm. Vendo que a base do cambão irá ficar bem próximo da longarina do chassis veja a coincidência dos furos para a fixação do suporte do cambão...
    Agora sobre a fixação dele para ele não cair, caso vc use ele no lugar... prenda com algo eficiente... porque já vi cambão largar e o jeep atropelar e empenar o chassis do jeep, maior prejuízo por uma besteira.

    PAblo
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