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Tópico: ABSURDO!!

  • #1

    ABSURDO!!




    Ola

    Sabado eu fui andar de jeep com um amigo, andamos tudo normal ate que a roda livre dele emperrou e nao engatava, ate ai tudo bem, fomos assim mesmo, chegou num buracão e o meu jeep passou, na hora de passar o jeep dele ele ficou, engatamos os cabos e quando eu fui puxar ele, na hora que eu soltei da embreagem fez um estouro, achei estranho mas forcei denovo pra tirar o outro jeep do buraco e fez outro estouro! aí os dois cardans giravam livremente e nada do jeep patinar, quando olhei nas rodas livres..... as duas "explodiram"!!! elas eram da marca VELOX alguem ja teve esse mesmo problema com roda livre dessa marca? alem de quebrar as rodas livres, a força foi toda pro eixo traseiro e destruiu o semi eixo.......
    queria saber se alguem ja viu isso acontecer com roda livre, pois eu sempre achei que roda livre fosse a peça mais dificil de estragar no jeep......

    to colocando uma foto de um dos pedaços(no total, uns 20 ou 25) da roda livre.....
    se alguem ja teve essa infeliz experiencia, conta ai....

    Abração
    Felipe Kowalski
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos ABSURDO!!-photo004_658.jpg   ABSURDO!!-photo002_948.jpg  

  • #2
    Usuário Avatar de Marcelo R. A. da Cunha
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    Nunca vi essa tal de VELOX
    Tenho as AVMs no Javali e no JPX e nunca fiquei na mao.

    Vale o investimento.

    rgds
    JPW - BLACK HAWK
    Javali-229T, difs + 4m&tcase band, bloqs e susp de band. Meu desde 1993.
    CJ3B /MB42, susp yota com jr, gm 4cc, cx 5m, disco nas 4.

  • #3
    Usuário Avatar de Thiago Rodeghel
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    Velox????

    Primeira vez q tbm q escuto falar...

    Sim, já ouvi falar de roda livre explodir, normalmente em Jeep com bloqueio, motorzão, pneus grandes, etc...

    Vai de AVM agora...

    [s]
    CJ5 1957: 2.0 16v Supercharger "Vorsprung durch Technik"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=8111

  • #4
    Vai de AVM agora...
    e procure a prateada pq a preta explode tb com pneuzão e motorzinho mesmo ...
    []'s

  • #5
    Usuário Avatar de José Augusto
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    O relato da forma como ocorreu está estranho, quebrar 1 roda livre e o cardãn dianteiro rodar Ok, quebrar o semi eixo traseiro nesta situação com o veículo rebocado tb não está cheirando bem.

    Faria mais sentido, supor que o semi eixo traseiro já estava rompido, quando vc relata que tentou engatar a roda livre, na verdade estava desengatanto que não desengatou porque era o único eixo com tração e provavelmente o sistema de descoplamento já estava danificado devido ao uso constante, como a roda livre estava acionada, quando forçou a força foi toda para a diânteira e aí sim quebrou as rodas livres devido ao torque excessivo.

    Outra coisa esquisita, vc soltanto apenas um lado da roda livre o eixo já fica sem tração devido ao diferêncial, está me parecendo que este jeep tem um bloqueio 100% na frente e por isto as duas etapas na ruptura, 1o quebrou um lado e depois o outro. Isto explicaria o porque do sistema de desacoplamento estar danificado, veículo rodando em piso aderente com bloqueio 100% no eixo dianteiro.

    Aí sim faria mais sentido, o veículo estava tracionado pela frente, e as rodas livres estavam em carga, quando vc deu o primeiro tranco, pode ter aliviado um lado e a força toda da redução foi para o outro lado que explodiu, quando vc deu outro tranco a única roda ainda com tração deve ter recebido toda a carga e aí a outra explosão.

    []'s culpando os verdadeiros responsáveis.

  • #6
    Usuário Avatar de ronairy
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    Para estourar as 2 na dianteira só com bloqueio 100% mesmo. Pensei como o José Augusto
    CJ5 - 2.5L - 4uto - 37" - E-loker
    Amarok - HighLine - 13/14


  • #7
    nunca abri o diferencial dianteiro, mas nao deve ter o bloqueio, pois uma roda sempre fica girando enquanto a outra esta parada.... com bloqueio isso nao aconteceria não é? é bom lembrar que as rodas livres nao quebraram ao mesmo tempo, foi uma e logo em seguida outra(que a tinha uma trinca, bem pequena, que eu achei que nao teria problemas.....
    estou com pneu TORK 7.50x16 e o motor continental 4cil originalzinho e sabado ja quebrou mais um semi eixo traseiro........ as rodas livres AVM aguentaram bem.
    alguem sabe como reforçar o semi eixo traseiro?

    Abração
    Felipe Kowalski

  • #8
    Citação Postado originalmente por Beto Lacerda
    Vai de AVM agora...
    e procure a prateada pq a preta explode tb com pneuzão e motorzinho mesmo ...
    []'s
    prateada?? preta??? como vou saber? coloquei um par de roda livre novas. elas tem a ponta cromada com o meio vermelho...., a parte que vai os parafusos é preta.

    Abraços
    Felipe Kowalski

  • #9
    Usuário Avatar de ramiro_eli
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    Citação Postado originalmente por felipe kowalski
    Citação Postado originalmente por Beto Lacerda
    Vai de AVM agora...
    e procure a prateada pq a preta explode tb com pneuzão e motorzinho mesmo ...
    []'s
    prateada?? preta??? como vou saber? coloquei um par de roda livre novas. elas tem a ponta cromada com o meio vermelho...., a parte que vai os parafusos é preta.

    Abraços
    Felipe Kowalski
    Essa é da boa!
    Devasso CJ-X 58
    Toy Land Cruiser FZJ-105 01
    C 10 4.8 Automatic4 73

  • #10
    Citação Postado originalmente por ramiro_eli
    Citação Postado originalmente por felipe kowalski
    Citação Postado originalmente por Beto Lacerda
    Vai de AVM agora...
    e procure a prateada pq a preta explode tb com pneuzão e motorzinho mesmo ...
    []'s
    prateada?? preta??? como vou saber? coloquei um par de roda livre novas. elas tem a ponta cromada com o meio vermelho...., a parte que vai os parafusos é preta.

    Abraços
    Felipe Kowalski
    Essa é da boa!
    ué! o forum serve pra essas coisas não é??

  • #11
    prateada?? preta??? como vou saber? coloquei um par de roda livre novas. elas tem a ponta cromada com o meio vermelho...., a parte que vai os parafusos é preta.

    Abraços
    Felipe Kowalski
    essa é a prateada .. a preta não tem a partye cromada .. é toda em aluminio explode igual a suas antigas genericas ..
    []'s

  • #12
    Usuário Avatar de Thiago Rodeghel
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    São Bernardo do Campo/SP
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    Agradecimentos: 11
    Aproveitando

    Será q para a RL explodir desse jeito, os parafusos naum estavam soltos, ou mau apertados.

    Já vi casos de jeep perderem a tração dianteira, só por causa dos parafusos mau apertados.

    [s]
    CJ5 1957: 2.0 16v Supercharger "Vorsprung durch Technik"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=8111

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