x
Convex Datacenter
Página 2 de 12 PrimeiroPrimeiro 1234567891011 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 142
  • #13
    Usuário Avatar de Walnei Boteon
    Entrada
    27/01/2005
    Local
    S. B. do Campo/SP
    Idade
    60
    Posts
    551
    Agradecimentos: 0



    Rogério,

    Fiz esse serviço no meu jeep este FDS. Coloquei os feixes de Toy e como montei o eixo SPOA, fiz o giro na bolota do munhão. É um serviço que deve ser feito com toda a atenção e quando der sede, vc deve beber água ou refrigerante, nada de cerveja, senão fud&u ...

    As etapas do serviço foram as seguintes:

    1) Antes de mexer no eixo, fiz um gabarito para que o giro dos 2 munhões fosse feito no mesmo ângulo. Nesse gabarito o eixo é fixado pelos 2 munhões, através dos parafusos que fixam as mangas. O gabarito ficou meio tosco, mas funcionou.

    2) Serrei a solda dos munhões com aquela serrinha de arco manual. A profundidade do corte deve ser de uns 4 mm. Mais que isso vc vai serrar o munhão também.

    3) Com um toco e uma marreta, afastei o munhão alguns mm para certificar que ele já estava livre. Não retirei totalmente porque ele é bem prensado no tubo do eixo e porque não era necessário. Só queria ter certeza que ele já estava solto.

    4) Coloquei o eixo sob as molas, direcionei o pinhão para a CT, posicionei as nova sapatas e dei uns pontos de solda. Coloquei os grampos e fixei o eixo.

    5) Usei os macacos porque o jeep deve estar muito bem nivelado. Como o piso tem uma inclinação utilizei os macacos para nivelar o jeep. Coloquei uma régua sobre os 2 eixos e verifiquei o nível.

    6) Fiz um outro gabarito que é colocado nos furos da bolota do munhão e uma outra parte móvel que é ajustada na posição vertical com um prumo (isso mesmo, um prumo de pedreiro).

    6) Regulei este gabarito em 4~5º e posicionei o munhão até que o gabarito ficou perfeitamente aprumado.

    7) Pontiei o munhão, retirei o eixo, montei o eixo no gabarito, posicionei o munhão do outro lado e completei a solda com o eixo fixado no gabarito.

    Tirei algumas fotos que dá pra ter uma idéia melhor das etapas do procedimento.

    Acho que é isso ...

    PS: ainda não rodei com o jeep e não sei o resultado. Mas acho que vai dar certo. Depois (daqui uns 3 meses) eu posto as impressões do test drive ...

    []'s e boa sorte.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Erro ao colocar molas da Band-dsc00685f_356.jpg   Erro ao colocar molas da Band-dsc00676f_205.jpg   Erro ao colocar molas da Band-dsc00670f_207.jpg   Erro ao colocar molas da Band-dsc00686f_137.jpg   Erro ao colocar molas da Band-dsc00679f_104.jpg  
    CJ-5 '78: 4.1mpfi;ZF4HP22;TC Hilux 4.7 MK;D44 HD blocados;SPOA;Creepy 38" c/BL;Ramsey 9.5e;Hidro Assist
    Outlander V6 GT 3.0: 2010 toda original

  • #14
    Usuário Avatar de Walnei Boteon
    Entrada
    27/01/2005
    Local
    S. B. do Campo/SP
    Idade
    60
    Posts
    551
    Agradecimentos: 0
    Faltou a foto do gabarito. Aí vai...

    []'s
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Erro ao colocar molas da Band-dsc00668f_108.jpg  
    CJ-5 '78: 4.1mpfi;ZF4HP22;TC Hilux 4.7 MK;D44 HD blocados;SPOA;Creepy 38" c/BL;Ramsey 9.5e;Hidro Assist
    Outlander V6 GT 3.0: 2010 toda original

  • #15
    Usuário
    Entrada
    29/05/2004
    Local
    Cuiabá/MT
    Idade
    53
    Posts
    687
    Agradecimentos: 0
    Walnei

    muito bacana o seu trabalho e muito criativo, fazendo tudo com simplicidade.

    só uma coisa, pelo jeito voce tem eixos de rural, certo?

    estou querendo aproveitar a caca e já mudar os eixos.

    fui em um ferro velho e achei dois eixos traseiros, um que acho ser da f75, tem, de um dos lados, 45,5 cm do eincaixe do diferencial até a extremidade do eixo. do outro lado, tem 62cm. isso aproximadamente, pois foi medido com trena.

    achei outro que acho ser da rural. de um dos lados tem os mesmos 45,5 cm, mas do outro lado tem apenas 52 cm, ou seja, é, ao todo, 10cm mais estreito.

    será que esta é a medida do eixo traseiro da rural?

    o dianteiro eu nem medi, pois sei que o da rural e o da f75 é exatamente o mesmo.

    na hora de instalar vou seguir as dicas que recebi aqui.

    abraços a todos e muito obrigado.

  • #16
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Idade
    44
    Posts
    14,652
    Agradecimentos: 49
    Walnei Boteon, ótimas dicas primeiro alinhar o pião, não precisa apontar direto pra tcase pois a cruzeta deve manter um certo angulo de trabalho, um pouco sobre este assunto: http://www.4x4brasil.com.br/forum/vi...p?t=7850#92391 , depois pontear as sapatas até aí tudo ok.

    Só mais uma, Eu prefiro não bater nas bolotas pra saber se estão soltas, o que faço após serrar a solda é marcar com uma talhadeira entre a bolota e a carcaça fazendo um risco longitudinal, daí uso uma barra de ferro atravessando os furos do munhão que funciona como uma alavanca pra girar a bolota pra frente ou pra trás sem afastá-la de dentro do tubo, se ela movimentar com a força aplicada nesta alavanca está solta, daí é só alinhar a marca que foi feita inicialmente com a talhadeira pra certificar que a bolota está na posição original e a partir daí começam as medições para definir o caster ideal.


    No caso do Rogério os munhões terão que girar um pouco mais pra compensar o "nivelamento" dos feixes em relação ao chassi

    Alguns tópicos sobre o assunto:

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/vi...php?t=393#2223
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/vi...=asc&&start=20
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/vi...ansor&start=40


    []'s

  • #17
    Walnei Boteon, semana que vem vamos combinar de eu pegar o gabarito p/ girar o meu e o do Pagani ...
    o Branca ta ficando irreconhecivel
    Rogério Tortato, vc esta certo o da F-75 é 10 cm mais largo e a pontra de eixo curta da F-75 e da rural é a mesma , por isso a bolota da F-75 fica na mesma posição em relação ao centro que a de CJ , ja a de Rural é levemente deslocada ao centro
    []'s

  • #18
    Usuário
    Entrada
    29/05/2004
    Local
    Cuiabá/MT
    Idade
    53
    Posts
    687
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Beto Lacerda
    Walnei Boteon, semana que vem vamos combinar de eu pegar o gabarito p/ girar o meu e o do Pagani ...
    o Branca ta ficando irreconhecivel :palmas: :palmas:
    Rogério Tortato, vc esta certo o da F-75 é 10 cm mais largo e a pontra de eixo curta da F-75 e da rural é a mesma , por isso a bolota da F-75 fica na mesma posição em relação ao centro que a de CJ , ja a de Rural é levemente deslocada ao centro
    []'s
    eu sei que isso já foi muito discutido aqui, mas eu fiquei tentado a colocar o traseito da f75, pela facilidade de encontrar os semi eixos, mas acho que ficaria exageradamente largo, desproporcional até, o que acham?

  • #19
    Rogério Tortato, eu vou usar os de F-75 ...
    o Dennis figayredo usa de F-75...
    ramiro eli tb
    []'s

  • #20
    Citação Postado originalmente por Beto Lacerda
    Walnei Boteon, semana que vem vamos combinar de eu pegar o gabarito p/ girar o meu e o do Pagani ...
    []'s

  • #21
    Usuário
    Entrada
    29/05/2004
    Local
    Cuiabá/MT
    Idade
    53
    Posts
    687
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Beto Lacerda
    Rogério Tortato, eu vou usar os de F-75 ...
    o Dennis figayredo usa de F-75...
    ramiro eli tb
    []'s
    e não fica desproporcional?

    minhas rodas são de 10" com offset, salvo engano, -44. será que não vai alargar demais?

    por outro lado, o da rural é quase centralizado. meu cardan traseiro é bastante curto, tenho medo de ficar enforcado.

    também, uma diferença de 10cm, ao todo, dá só 5cm pra cada lado. vamos ver.

    o dúvida!

    abraços.

  • #22
    Usuário Avatar de Walnei Boteon
    Entrada
    27/01/2005
    Local
    S. B. do Campo/SP
    Idade
    60
    Posts
    551
    Agradecimentos: 0
    Rogério, meus eixos são de rural e as minhas rodas são 10" off set -44. Veja a foto de como fica esse conjunto montado no CJ-5 ... Dá uma olhada no tópico do Devasso, que usa eixo de F-75 e acho que as rodas são 8" off set -25. Imagina a combinação eixos F-75/rodas 10" off set -44 ... É questão de gosto e de onde e como vc vai usar a viatura. Em São Paulo temos trilhas que o excesso de largura prejudica ... O inconveniente da angulação do cardan usando o eixo de rural pode ser resolvido como eu fiz: alonguei um pouco o chassi e desloquei o eixo 10" para trás ...

    Elmer_Jeep, bem lembrado a angulação do cardan para o trabalho da cruzeta. Um colega me falou isso quando eu já tinha montado o eixo traseiro, que não tem muito problema porque meu eixo é de rural e o cardan já fica levemente angulado lateralmente. No dianteiro deixei uma leve angulação . Quanto à girar a bolota do munhão com um cano, eu bem que tentei fazer isso, mas não consegui. Como não sabia se já tinha serrado todo o cano, fiquei com medo de forçar muito e quebrar o munhão ou então continuar serrando e serrar o cano do munhão ... Mas depois que eu desloquei um pouco para fora eu usei o cano para posicioná-lo, como vc sugere .

    Beto, pode vir buscar o gabarito é só marcar o dia e vem com a Sthéfanny que eu quero dar umas borrachadas aqui na rua pra ver se esse 4.9i é bom mesmo ... E o Pagani vai fazer isso também AAAfffffff ... Tirei essas fotos mais pra mostrar pra ele mesmo que não tava botando fé que eu ia fazer ... acho que agora tá confiando no meu taco ...

    []'s
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Erro ao colocar molas da Band-dsc00651f_316.jpg  
    CJ-5 '78: 4.1mpfi;ZF4HP22;TC Hilux 4.7 MK;D44 HD blocados;SPOA;Creepy 38" c/BL;Ramsey 9.5e;Hidro Assist
    Outlander V6 GT 3.0: 2010 toda original

  • #23
    Usuário Avatar de Vinicius_4x4
    Entrada
    21/07/2004
    Local
    Novo Hamburgo/RS
    Idade
    41
    Posts
    883
    Agradecimentos: 0
    No meu jeep eu tenho eixos da rural e o meu cardã tem 50 cm de comprimento e a cruzeta não enforca. O BoB (o jeep dos irmãos Risso) tem 42 cm e também não enforca.
    Esta era uma dúvida que eu tinha também antes de optar pelos eixos da rural, mas quando o Fernando falou que a cruzeta dele (mesmo com cardã de 42 cm) não estava enforcando optei pelos eixos de rural mesmo. O jeep já fica um monstrinho !! Mas vai de cada um a escolha !!

    OBS.: eu tive problemas na cruzeta, mas os fatores causadores foram outros - desgaste de peças onde as cruzetas vão posicionadas. Mas agora já resolvi o problema.

    []´s

  • #24
    Usuário
    Entrada
    29/05/2004
    Local
    Cuiabá/MT
    Idade
    53
    Posts
    687
    Agradecimentos: 0
    ótimas notícias, amigo.

    agora, só mais uma questãozinha: no dianteiro, a mola fica bem na ponta da carcaça do diferencial.

    ei já li uma discussão aqui, para solucionar tal problema, salvo engano, lixando o local, mas não me lembro onde.

    vou procurar fotos pelo site. se alguém puder me indicar um endereço eu agradeço.

    abraços.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade