Troquei a junta da bóia do tanque para ver se acabava com aquele cheiro de gasolina dentro do Jeep, vez que sempre vazava combustível por ali.
Quando fui abastecer nesse final de semana, ao abrir o tanque, saiu uma grande pressão de vapor lá de dentro. Tamanhã era a pressão que o tanque deu um estalo e desamassou
Olhando mais de perto a troca da junta, notei que o mecânico, além de colocar a junta nova, vedou tudo com uma massa (durepox, sei lá).
Pergunto: posso ter algum problema por conta disso?
Lembro que estou com motor AP 1.8 com injeção eletrônica.
No meu, também, tinha esta massa; acho que é aquela massa de calafetar, muito utilizada na construção civil, mas o fato é que acho que ela não resiste muito tempo à gasolina e seus outros componentes e vai se desfazendo aos poucos, anulando a vedação que se pretendia conseguir. O ideal e executar uma junta com aquele papel próprio para isto, chamado velomóide; este resiste à gasolina e outros bichos mais e existe em diversas espessuras, o que poderá ser utilizado para, sendo mais grosso, o caso de se querer dar um aperto maior, com mais compressão e realizar uma vedação mais durável. Veja bem, durabilidade é tudo o que precisamos, sem esquecer de revisar isto de tempos em tempos para poder assim alcançá-la.
Comprei a junta para colocar, mas acho que o mecânico quis dar uma "garantida" na colocação.
Assim, além de colocar a junta, colocou a massa.
Na verdade meu receio era de que o vácuo criado pudesse impedir a gasolina de ir para o motor. Além de que esse "amassa e desamassa" pode acabar rachando o tanque que é velho.
Certo,
Estas juntas que a gente compra é de um papel mais fino, somente o necessário. Acho que se pegar uma broca fininha e fazer um furo na tampa do tanque vai ajudar a equalizar a pressão com o ambiente. Normalmente os tanques mais velhos possuem um tipo de corrosão chamado de Pit, que é, quando ocorrem em chapas (no caso de tanques), estas corrosões apresentam um diâmetro muitas vezes maior do que a profundidade, afinando a chapa em questão; caso estas dobras e desdobras ocorram sobre uma corrosão destas, por menores que sejam suas dimensões, vai ocorrer uma fissura mais rápido do que na chapa normal. Mas não é nada que um bom funileiro, daqueles que usam ferro quente e estanho possa resolver com sucesso. Sucesso na solução dos pequenos problemas do dia-a-dia.
Pode não, VAI quebrar, esse vácuo no tanque tá obrigando a bomba a trabalhar forçada... use uma tampa com respiro, da Click mesmo, enquanto não decide o que fazer...
A solução mais simples é esta da tampa , ou então coloque uma respiro no tanque com uma mangueira jogando o ar ou excesso pra fora do veiculo....tipo o que tem no radiador pra jogar a água em excesso pra fora....coisinha simples e vai evitar de ficar cheirando gasolina dentro do carro.... mas vc tem certeza que o cheiro vem do tanque??
Seu carburador esta bem vedado?
De qualquer forma, não acho correto o tanque ficar fazendo este esforço constantemente....sabe como é, na hora que a gente mais precisar ele vai vazar... É a vida!!
Tive um problema com a pressão, pegava tanta pressão no tanque que bloqueava o combustivel fiz um minimo furinho na tampa interior furo na parte de baixo, externo na parte de cima para não vazar gasolina e tudo se revolveu.