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Convex Datacenter
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  • #1
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    Será que a engrenagem aguenta?




    Fala Gente...

    Sei que alguns vão até me xingar, e é até contráditório das coisas que eu digo, mas agora bateu o desespero, quero montar meu jeep de novo.

    Por enquanto adiei a adaptação da caixa da C10. Então scaneei as engrenagens que foram pro saco no meu jeep, e estou querendo saber se a primeira aguenta eu montar uma luva e engrenagem da ré novas, mas sem trocar a engrenagem da primeira.

    As fotos estão meio ruins, mas é que não dá pra scanear bem... hehehehe

    Outra coisa também é se alguém tem alguma explicação lógica ou científica para eu quebrar tanto a engrenagem da ré e a luva da primeira?

    No caso, não houve quebras de dentes, apenas o arredondamente deles, a engrenagem da ré está comido mais da metade dos dentes, a luva da primeira, apenas a ponta.

    Ando normalmente, como todo mundo.

    Estou pensando em subir minha caixa ainda hoje ou no mais tardar amanhã, se alguém puder ajudar urgentemente. Isso se a engrenagem da primeira aguentar.

    []'s desesperado pra andar de jeep

    Eugênio
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  • #2
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    fotos das outras engrenagens

    Para não misturar, não sei se vai ajudar, mas aqui estão as fotos da luva da primeira e da engrenagem da ré que estavam rodando,

    []'s

    Eugênio
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  • #3
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    como foi?

    Cara não dá pra ver coisa alguma.

    Como foi que esta história começou mesmo?

  • #4
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    començando

    Fala Gente...

    Começou escapando a ré, æ tinha que segurar a alavanca, depois pra entrar a primeira tinha que engatar com mais força, se não ela escapava na hora que ia sair.

    Foi até um dia a ré acabar de vez, æ eu torrei e fiquei segurando a alanvanca enquanto tentava dar ré..... foi moendo tudo.

    Só que desta vez danificou a engrenagem da primeira, as primeiras 4 fotos...

    A engrenagem da ré e a luva da primeira eu tenho novas, minha dúvida agora é se a outra engrenagem vai aguentar.

    Ela desgastou um pouco no meio, mas acho que ainda aguenta... por isso estou perguntando para alguém mais entendido, pois por mim eu montava ela do jeito que tá.

    []'s aflitos

    Eugênio
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  • #5
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    CAMBIO QUE ESCAPA

    Monge,

    Vou te dar algumas dicas, baseada na minha experiência com o cambio do jeep.

    1-Na tampa do câmbio sincronizado, existem 2 porcas(3 marchas) ou 3 porcas(4 marchas), que deveriam estar travadas com uma chapinha de aço. No 3 marchas 1º seca tem é um calombinho.

    Aí dentro, do calombinho ou soltando a(s) porquinha(s), você tem acesso a uma esfera e mola, que tem a função travar a haste deslizante dos garfos do câmbio.
    Se esta mola quebra ou perde eficiência, as marchas escapam com muita facilidade.

    2- Os garfos do cambio, aqueles que ficam presos à tampa não podem estar empenados ou soltos.

    - para ver se estão empenado, vire a tampa com os garfos para cima e com um esquadro encostado na face de encosto da tampa, verifique se os garfos estão a 90° da face da tampa.

    - para ver se não estão soltos, veja se o parafuso de cabeça quadrada está apertado. Normalmente estes parafusos, que tem um fudro na cabeça, tem um arame amarrado a êles.

    3- Voltando à tampa, se for o câmbio sincronizado, você verá que tem uns selos metálicos que protejem as pontas das hastes. Caso este(s) sêlo(s) tenha(m) se movimentado ou pulado para fora, é possível à haste passar do ponto, principalmente no caso de engate de ré.

    Aí os macaquinhos pulam do lugar e está feita a desgraça.

    4- Olhando as fotos do seu conjunto sincronizador, achei estranho o desgaste dos dentes da engrenagem interna à luva.
    Este tipo de "mordida" nos dentes poderia ter sido causado por luva retrabalhada. Por acaso as luvas do seu câmbio não estão "retificadas" né?????
    A algum tempo atras era muito comum as oficinas ditas de câmbio meterem a retífica manual nessas engrenagens e rasgarem transversalmente os dentes das engrenagens da luva, com o pretexto do câmbio não escapar mais. Esta "retífica" só destroi as engrenagens. Se a sua estiver assim, lixo. Idem para as engrenagens helicoidais do cambio. Nessas, a "retificação" era nos dentes que engatavam à luva do sincronizador.


    Bom, estes seriam os meus primeiros pontos de inspeção. Engrenagens de dentes retos como a da ré não podem escapar pura e simplesmente, pois não tem esforço axial. Se escapam, o defeito está ou na tampa, ou no garfo, ou no conjunto sincronizador, fazendo que a engrenagen trabalhe inclinada.

    5- Se o seu câmbio for de 4 marchas, ainda é possível que a alavanquinha de acionamento da ré (aquela que fica presa na carcaça)esteja torta. Assim, mesmo com tudo certo, a engrenagem da ré não desliza até a posição correta e pode escapar.

  • #6
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    Cambio

    Fala Gente....

    Grande leopoldo, valeu pela aula.

    Bom eu verifiquei os iténs que vc listou. Na tampa não vi nada fora do que vc disse, está tudo certo.

    Já nas engrenagens quando eu troquei a luva e a ré, eu coloquei nova, os mecanicos daqui me disseram que precisavam frisar. Eu não frisei, dæ eles me disseram que foi por causa disso que quebrou

    Meu cambio é de 3 marchas com a primeira sincronizada.

    Há muito tempo eu tive problema com um macaquinho que pulou e travou a segunda, retirei a tamba, troquei o macaquinho e não tive mais problema, até a quebra das engrenagens.

    Um mecanico de jeep uma vez me disse que a ré quando muito forçada ela pode entortar os dentes, causando os escapamentos, e que engrenagem de ré sempre tem que ser nova.

    Foi seguindo o conselho dele que eu troquei tudo novo na época.

    Um outro detalhe. é que os roletes quadricularam, não sei por que cargas d'água ou óleo, como já tive problema com a caixa, eu sempre fico esperto com o óleo que está nela, nível, se está contaminado ou não.

    Os roletes que quebraram ou quadricularam são os que ficam no eixo piloto. Estou pensando em colocar um rolamento lá agora, vc acha que melhora ou devo continuar com os roletes?

    Bom, o que estou me lembrando até agora é isso.

    Eu estou também muito interessado em descobrir o porque desta caixa não aguentar.

    Ah, outro detalhe, meu motor é o 3.000 do maverick.

    []'s

    Eugênio
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  • #7
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    engrenagem

    Seu problema não é no motor, eu rodei com o meu assim por anos.

    Agora essa de quadricular os roletes do piloto..........é uma falha grave no câmbio.

    Meu primeiro tiro teria sido a tampa, mas agora,........

    Bom, uma engrenagens de dentes retos não desacopla a não ser que o eixo esteja torto e para isso, ou o carretel ou o secundário estariam trabalhando com inclinação, e para isso acontecer, os rolamentos teriam de ter um BAITA desgaste, e o escapar seia o menor dos seus problemas.

    Agora as possibilidades seriam:

    -Bucha de bronze fosforoso da ponta do piloto não foi instalada.
    -rolamentos de esferas do piloto e do secundário já para estourar.
    -buchas de agulhas do carretel já detonadas,
    -carretel instalado na carcaça do cambio sem as arruelas de encosto.
    -porca da engrenagem lá na reduzida, solta.
    -ponteira do secundário, aquela onde ficam os roletes....quebrou.

    Como você falou que trocou o motor, eu te pergunto, colocou a bucha do piloto????

    essa bucha vai embutida no centro da flange do girabrequim, antes de colocar o disco e o platô.

    Agora todos estes itens requerem a remoção do câmbio para inspeção.

    E por último, essas engrenagens não entortam, pelo menos não de uma forma vizível. Elas quebram de vez. E uma propriedade do tipo e tratamento do aço usado na fabricação das peças do cambio.

    Ah, voce disse que não são as molas das esferas, qual a altura das molas?
    eu tenho uma nova aqui para comparar.

  • #8
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    Re: engrenagem

    Leopoldo, vou intercalar minhas respostas com as suas perguntas.

    Citação Postado originalmente por leopoldo
    Agora essa de quadricular os roletes do piloto..........é uma falha grave no câmbio.

    Meu primeiro tiro teria sido a tampa, mas agora,........
    Pois é, logo quando eu comprei meu jeep, ainda não sabia muita coisa, ele já quebrou o câmbio logo de cara. Quando levei num mexanico daqui, ele desmontou e me mostrou o entalhado, um rolete tinha fundido na ponta dele e fez um calo, e estourou tudo.

    Ná época este mecanico é um Sr. daqui, ele trabalhou muitos anos na willys overland, e era a referência em jeep daqui da minha cidade, eu particularmente nunca confiei no serviço dele, mas foi ele que arrumou.

    Citação Postado originalmente por leopoldo
    Bom, uma engrenagens de dentes retos não desacopla a não ser que o eixo esteja torto e para isso, ou o carretel ou o secundário estariam trabalhando com inclinação, e para isso acontecer, os rolamentos teriam de ter um BAITA desgaste, e o escapar seia o menor dos seus problemas.
    Quando arrumou, a a ponta do entalhado, foi torneada novamente, só que na época eu não sabia nada, então não se a qualidade do serviço. Lembro que foi feito pela melhor tornearia daqui da minha cidade.

    Vc está falando rolamentos, mas no meu caso seriam os roletes?

    Citação Postado originalmente por leopoldo
    Agora as possibilidades seriam:

    -Bucha de bronze fosforoso da ponta do piloto não foi instalada.
    -rolamentos de esferas do piloto e do secundário já para estourar.
    -buchas de agulhas do carretel já detonadas,
    -carretel instalado na carcaça do cambio sem as arruelas de encosto.
    -porca da engrenagem lá na reduzida, solta.
    -ponteira do secundário, aquela onde ficam os roletes....quebrou.
    Esta bucha de bronze fosforoso tem um outro nome mais "vulgar" Não estou sabendo achá-la... Ela está dentrou ou fora da caixa?

    O rolamento de esferas tá legal.
    Bucha de agulhas.... também me perdi aqui...
    O carretel está com as arruelas de encosto, ontem quando estava mexendo eu as retirei.
    A porca da reduzida estava apertada e com a trava nela, acredito que não foi ela a causadora
    A ponteira do secundário vai ser necessário tornear novamente, pois com a quebra dos roletes, ela novamente está com um calo.

    Citação Postado originalmente por leopoldo
    Como você falou que trocou o motor, eu te pergunto, colocou a bucha do piloto????

    essa bucha vai embutida no centro da flange do girabrequim, antes de colocar o disco e o platô.
    Na parte de motor eu não mexi em nada, quando eu comprei meu jeep ele já veio com esta configuração. ainda não tive problemas com a embreagem, então nào sei falar se está com esta bucha do piloto.

    Citação Postado originalmente por leopoldo
    Agora todos estes itens requerem a remoção do câmbio para inspeção.
    Meu cambio já está no chão...

    Citação Postado originalmente por leopoldo
    E por último, essas engrenagens não entortam, pelo menos não de uma forma vizível. Elas quebram de vez. E uma propriedade do tipo e tratamento do aço usado na fabricação das peças do cambio.
    Bom, esta de entortar foi um mecanico que me disse uma vez, ele só mexe com jeep, é de uma cidade vizinha, ele disse o mesmo que vc, a olho não dá pra ver, então o melhor é colocar engrenagens novas.

    Citação Postado originalmente por leopoldo
    Ah, voce disse que não são as molas das esferas, qual a altura das molas?
    eu tenho uma nova aqui para comparar.
    Vou medir, assim que tiver a altura eu te falo.

    Mais uma vez obrigado pela ajuda, vou repassar tudo novamente, posso estar "comendo barriga" em algum lugar.

    []'s

    Eugênio
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  • #9
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    Ponteira do entalhado

    Oi Monge,

    Pepinão:
    A ponteira do entalhado não dá para ser recuperada.
    Basicamente, gastou.....lixo para o entalhado. Veja foto de exemplo
    Não dá para encher de solda e tornear.
    O eixo é fabricado assim:
    - o aço, sem estar endurecido é torneado, frezado, acabado, etc.
    - aí, vaí para a tempera e revenimento.
    - aí, vai para a retífica, e dependendo do caso, lapidação, polimento, etc.
    Essa ponteira, como no exemplo a baixo, quando desgasta não pode ser retrabalhada numa tornearia, por causa dos passos da fabricação.
    Teria que recozer o eixo por inteiro, encher de solda a ponteira, préusinar o acabamento, no torno, temperar revenir e retificar.

    Eu duvido que fizeram isso, assim vai quebrar sempre.

    MAS,

    Existe a possibilidade de uma 1/2 recuperada:

    Usinar a ponteira do entalhado e usar uma bucha de agulhas da INA rolamentos. Usina-se a ponteira do entalhado para rebaixar o suficiente para colocar a bucha, com uma pequena interferência.

    -------------------------------------------------------------

    Quando falo dos rolamentos, falo dos grandes de esferas.

    --------------------------------------------------------------

    Sobre a bucha do piloto, tem que tirar do platô e o disco de fricção para chegar nela. Tem uma foto de uma bucha, engatada na ponteira de um piloto.
    Se não tiver lá, enfiada no girabrequim do motor, o piloto trabalha excêntrico e babau para os rolamentosdo piloto (1 de esfera e as agulhas no secundário). Além do que vão juntas as engrenagens de 3º e do carretel.

    -------------------------------------------------------------

    Sobre as molas, taí a medida, em 26,94 mm
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -01310005_819.jpg   -01310001_109.jpg   -01310002_145.jpg  

  • #10
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    entendi

    Ah tá... os rolamentos grandes...

    Nem estava lembrando deles...

    Ambos estão novos, sem problemas, ou quase, o da frente que fica no eixo piloto está com um furinho na capa. (Capa que estou dizendo é aquela espécie de tampinha que tampa as esferas.) Mas este vou providenciar um novo.

    Então, se ao invés de usar uma bucha no entalhado como vc disse, eu retrabalhá-lo para receber um rolamentinho que vai ficar no lugar dos roletes? Daria certo? Como ele está com um calo, eu retiraria o tanto necessário para um rolamento pequeno caber ali... já vi isso uma vez num jeep.

    Minha idéia já era partir pra caixa da c10 ou c20, mas como estou andando meio desempregado ultimamente estou sem o faz-me-rir necessário pra uma adaptação deste porte. Por isso estou interessado em descobrir o porque das quebras desta caixa, e tentar arrumá-la para aguentar um tempo até eu partir para a clark.

    Quanto a mola eu ainda não medi, mas já anotei aqui e vou verificar depois.

    []'s

    Eugênio
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  • #11
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    correção

    Citação Postado originalmente por monge
    Então, se ao invés de usar uma bucha no entalhado como vc disse, eu retrabalhá-lo para receber um rolamentinho que vai ficar no lugar dos roletes? Daria certo? Como ele está com um calo, eu retiraria o tanto necessário para um rolamento pequeno caber ali... já vi isso uma vez num jeep.
    Parece que tem confusão na área.

    -A bucha(de bronze) da ponta do eixo piloto é uma coisa.
    isso tem que estar lá instalado.


    -A bucha (de agulhas) da ponta do secundário é outra.
    sim, é só o torneiro olhar o catálogo de buchas de agulhas INA e
    comprar a certa, o serviço é simples e tem uma que serve certinho.

    Agora estranho essa quebração toda. Pode ser erro de montagem.

  • #12

    aproveitando o gancho...

    Como todos sabem estou reformando um CJ5 na garagem de casa....estou dando uma de mechânico mesmo. Esta foi a primeira vez que vi um câmbio por dentro, montei tudo como manda os manuais, ou quase... (meu câmbio é um de 3 marchas com a primeira sincronizada).
    Nas primeiras voltas vi que a ré escapava, a 1º, 2º e 3º estão beleza e não escapam e engatam bem. Li neste tópico que teria que verificar as molas da tampa. Comprei duas molas e duas esferas no Josewal. Ao tirar as molas velhas vi que as mesmas medem aproximadamente 17,5mm e as novas uns 25mm (medido com régua, era o que tinha a mão). Achei muita diferença, mas mesmo assim montei, a pressão é tanta que os eixos dos garfos travam. Posso cortar as molas novas? Se sim, com qual tamanho? Ou teria que comprar as molas específicas para este câmbio?
    Verifiquei também o ângulo dos garfos em relação à tampa e parecem que estão nos 90º. Seguem abaixo as fotos. Os parafusos de cabeça quadrada estão apertados. Os selos estão lá e ficam facetados pelo lado de fora, os macaquinhos não pulam fora. A engrenagem da 1º é usada da 2º nova, sincronizados, roletes, rolamentos, etc, são novos e, portanto não sei em que olhar...alguém tem uma luz...?
    A luva onde se encaixam os macaquinhos da 1º e ré tem um pequeno desgaste, seria isso?
    O piloto é novo e tem a bucha de latão na ponta, no disco.
    Gratos se puderem ajudar.
    Posso tirar uma foto digital com imagem melhor...

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