Boa tarde a todos,
Bão, experiência própria; qualquer sistema de suspensão, se estiver no seu limite de via útil, como era o meu caso (um ciclo e meio), precisa de reposição, quer seja esta original ou adaptada. Pode-se fazer algumas coisas aqui e alí, tal como rearquear as molas, mas no final tem que se substituir algumas peças principais, tais como amortecedores, pinos, buchas, jumelos, suportes e lâminas diversas (como é o caso dos jeeps CJ3 e 5). Até pesquisei um pouco e entrei em contato com um colega nosso que diz que faz uma adaptação de molas de Toyota, não obtive resposta; sendo assim, continuando a relatar o que tem acontecido nesta reforma em particular, acabei encontrando inestimável apoio nestas peças na Agromotor, em particular para as lâminas mestras e segundas virada, dianteiras e traseiras, os demais itens na Donatti4x4 e outros, a um custo razoável. Em seguida reconstruirei os feixes com estas molas novas, acrescentando mais uma mola, pois segundo me dizem, originalmente tem dez molas e vou colocar onze, pois prefiro a suspensão mais dura, mesmo para trilha. Como estou fazendo o reforço do chassis, aproveito e troco os suportes de molas, pois estão em muito mal estado, com furos ovalados e desgaste acentuado no geral. Em seguida, como já tenho os pinos, jumelos e buchas, monto tudo com isto e vou ter certeza de que, por algum tempo a suspensão vai ficar ajustada. Digo por algum tempo porque sei que aqueles itens feitos com poliuretano teêm uma vida útil determinada e suportam apenas uma determinada carga de trabalho. Acho que com isto, quando tiver concluído, terei conseguido restaurar a suspensão do CJ3A, sem precisar alterar a originalidade, em tese e terei a segurança de possuir um sistema que suporta o veículo e sua carga, pois foi projetado para este fim. Sei que o jeep vai levar um tempo, para ficar todo torto denovo. Não que as molas de Toyota não sejam melhores ou mais atraentes; para aqueles que desejarem posso elaborar, ainda, e apresentar os custos para que se possa comprovar, pelo menos a viabilidade econômico/financeiro de um sistema e/ou de outro; mas o fato é que esta suspensão apresenta um custo muito concentrado, uma vez que vamos comprar, teoricamente, tudo o que vamos precisar de uma vez só, ao passo que sabendo o que se necessita, poderiamos ir comprando aos poucos, a cada mês as peças necessárias; e mesmo elevado, em relação ao outros, pois comparativamente, no seu total, um me parece mais caro do que o outro. Somente poderia se justificar o uso deste novo sistema, no meu modo de ver a coisa, se o outro estivesse totalmente exaurido, como realmente estava este CJ3A e se tornasse mais viável, mecanicamente falando e mais barato adquirir a referida adaptação. Nada de pensar: é original, então vou manter para sempre; um dia existe coisa melhor ou, então, vou trocar só pela novidade. Com certeza alguém, ou muitos mesmo já conseguiram substituir o sistema original e encontramos com muita facilidade kits até mesmo na web, mas penso que o elevado custo e a incerteza de que se vá ter todas as peças, no kit ou nas lojas da esquina e as informações para assim fazer, necessárias para a realização de uma boa reforma, ainda, nos remete a restaurar os sistemas antigos por mais um ciclo (cerca de trinta anos); isto é uma opinião própria que consegui até agora formar, com a ajuda inestimável de todos vocês. Um grande abraço a todos e saudações tracionadas.