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Tópico: Altura do SPOA

  • #1
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    Altura do SPOA




    ja fiz algmas perguntas a respeito d altura em F-75 e estou convencido d q o SPOA é a melhor forma para deixa-la mais alta,porem axo q ficara alta demais. Queria saber se h'a algma forma d erguer a minha F-75 com o SPOA mas não d uma forma exagerada. O que posso fazer com o feixe d molas, etc.
    VALEU !!!

  • #2
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    Re: Altura do SPOA

    Citação Postado originalmente por Aderbal Atz
    ja fiz algmas perguntas a respeito d altura em F-75 e estou convencido d q o SPOA é a melhor forma para deixa-la mais alta,porem axo q ficara alta demais. Queria saber se h'a algma forma d erguer a minha F-75 com o SPOA mas não d uma forma exagerada. O que posso fazer com o feixe d molas, etc.

    Fala Aderbal!!!

    Seja Bem vindo!!! Bom, para vc saber a altura, basta medir a expessura do eixo + a expessura do feixe de molas. Essa é a altura que vc vai ganhar... Vc pode tirar algumas lâminas do feixe, 1, 2 ou 3, as menores. Mas fazendo SPOA, o feixe de molas vai desarquear naturalmente, após algumas trilhas, baixando a altura...
    []'s

  • #3
    Usuário Avatar de leopoldo
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    SPOA

    Caro Aderbal,

    Como o Giovani descreveu, espere um relaxamento do arqueamento e então, não se esqueça de reapertar os grampos de fixação dos feixes, pois o torque das porcas realmente cedem devido a nova orientação das forças nos grampos.

    Abraços.

  • #4

    SPOA

    Estou reformando meu CJ5 e pretendo no futuro fazer SPOA, pergunto o seguinte: Simplesmente jogando o eixo para baixo dos feixes de mola já deixo em condições de uso ? Não precisarei aumentar o tamanho dos eixos do cardã ? Não terei problemas na direção ? Imagino que os furos na lata para os pedais deverão ser revistos, estou certo ?

    Obrigado pelas informções.

  • #5
    Anunciante Avatar de Giovani
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    Re: SPOA

    Citação Postado originalmente por Luciano R. Oliveira
    Estou reformando meu CJ5 e pretendo no futuro fazer SPOA, pergunto o seguinte: Simplesmente jogando o eixo para baixo dos feixes de mola já deixo em condições de uso ? Não precisarei aumentar o tamanho dos eixos do cardã ? Não terei problemas na direção ? Imagino que os furos na lata para os pedais deverão ser revistos, estou certo ?
    Fala Luciano!!!

    Fazendo SPOA, vc deve aumentar os flexíveis de freio, que descem do chassi para os eixos. Ambos os eixos devem ficar com as cruzetas alinhadas com os cardãs, não sendo necessário alterar seu tamanho. Porém os munhões, no eixo dianteiros devem ser cortados, alinhados e ressoldados, senão as rodas "tombam" ao invés de girar... E esse serviço só deve ser feito por profissionais, com experiência anterior nesse tipo de serviço. Outro item que deve ser revisto é a direção, que deve ter os braços refeitos, baixando eles, para acompanharem o eixo, ou subindo o ponto de fixação dos mesmos aos munhões.
    Quanto aos pedais, não alteram em nada, pois estes estão presos ao chassi, juntamente com a carroceria, e vc só vai mexer nos eixos...
    []'s

  • #6

    SPOA

    E ai Giovani tudo bem ? como vc vê continuo quebrando a cabeça com minha viatura, mas está ficando legal, muito obrigado pelo retorno, uma amigo tentou fazer sozinho este trabalaho e se deparou com esses problemas, estarei passando a ele as informações. Em breve estarei colocando no site as fotos de meu jipe, ainda estou tendo alguns problemas quanto aos freios, pois não consegui regula-los bem, quanto ao pedais consegui instala-los, só tive que adaptar um esticador, substituindo a "mandiocada" ali existente.

    Um gd abraço !

  • #7

    SPOA

    Professor Giovani, pegando as dicas por ai, consegui esta foto em um site, quanto a questão de resoldar os eixos, este tipo de cardã não eliminaria o este problema ? Na verdade não conheço nada do assunto, mas tenho grande interesse em aprender, derrepente estou colocando algo que é estupido, mas é minha dúvida Penso que desta forma o diferencial poderia ficar da mesma forma eliminando assim a necessidade de resoldagem. Porém não tenho a mínima idéia de custo desse cardã, estou certo ou estou fazendo "mandiocada"

  • #8

    SPOA

    Tentei colocar as fotos mas não sei pq cargas dágua não deu certo, estou encaminhando o site para consulta
    http://www.highangledriveline.com/13...city_joint.htm

  • #9
    Usuário Avatar de Mauro B.
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    Re: Altura do SPOA

    Citação Postado originalmente por Aderbal Atz
    jQueria saber se h'a algma forma d erguer a minha F-75 com o SPOA mas não d uma forma exagerada. O que posso fazer com o feixe d molas, etc.
    Oi Aderbal !!!

    Eu só vou complementar as respostas já postadas!

    O ganho de altura direto que vc vai ter vai ser:

    o diâmetro do eixo
    +
    a distância entre a sapata antiga ao eixo
    +
    a distância entre a sapata nova ao eixo
    +
    a espessura do feixe
    .

    Vc não poderá alterar o diâmetro do eixo nem a distância entre a sapata antiga ao feixe. Restou, então, a sapata nova e o feixe para vc mexer!

    A sapata nova vc deve fazê-la o mais "baixinha" possível, ou seja, que o eixo quase encoste em sua chapinha superior.

    O feixe: cada lâmina tem mais ou menos 4,76mm de espessura. Tirando as tres menores vc abaixa diretamente 1,5cm da altura. Só que vc não abaixa só isso, pois vc deixou o feixe mais "fraco" e ele vai segurar menos o peso da F-75, abaixando mais um pouco.

    Para deixar mais baixa que isso só mexendo nos suportes do jumelo e do feixe, mas é melhor vc esperar arriar mesmo, o que vai demorar pouco!

    Citação Postado originalmente por Giovani
    Fazendo SPOA, vc deve aumentar os flexíveis de freio, que descem do chassi para os eixos.
    Oi Giovani !!!

    No meu jipe, o dianteiro nem precisou. O que eu fiz foi mudar a forma com que o flexível é preso no eixo, explico: o flexível chega até uma "pecinha" que é parafusada no eixo. Dela saem dois canos, um para cada roda. Essa "pecinha" horiginalmente é fixada de forma que o flexível chegue a ele por baixo. O que eu fiz foi invertê-la, fazendo o flexível chegar por cima! Isso já bastou! Vejam o desenho abaixo.

    No eixo traseiro, comprei outro flexível e roqueei no antigo, pois não sei de outro mais comprido que possui as mesmas pontas! :P Se alguem souber...

    []'s
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Altura do SPOA-flex_217.jpg  
    Nissan Patrol L4W60 1955
    Jeep Willys CJ-3A 1951
    Jeep Willys CJ-5 1960

  • #10
    Anunciante Avatar de Giovani
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    Re: SPOA

    Citação Postado originalmente por Luciano R. Oliveira
    Professor Giovani, pegando as dicas por ai, consegui esta foto em um site, quanto a questão de resoldar os eixos, este tipo de cardã não eliminaria o este problema ? Na verdade não conheço nada do assunto, mas tenho grande interesse em aprender, derrepente estou colocando algo que é estupido, mas é minha dúvida Penso que desta forma o diferencial poderia ficar da mesma forma eliminando assim a necessidade de resoldagem. Porém não tenho a mínima idéia de custo desse cardã, estou certo ou estou fazendo "mandiocada"
    Grande Luciano!!!

    É o cardã CV. Ele equipa as Cherokee Sport e Wrangler. Mesmo nos desmanches, não sai barato... Novo passa longe das 1.000 latas... Funciona, é o que os gringos usam. Mas pelo preço de 1 desses, viro 10 carcaças de eixo por aqui... É sério, com 100 latas o torneiro vira o eixo. E já acho caro, pra um serviço de 1/2 hora...
    Essa "ressoldagem" é o seguinte: o corte é feito onde há uma solda original do eixo, depois do serviço pronto, vc nem percebe se é original ou modificado... E não há o menor problema de resistência...
    []'s

    Citação Postado originalmente por mauro2br
    No meu jipe, o dianteiro nem precisou. O que eu fiz foi mudar a forma com que o flexível é preso no eixo, explico: o flexível chega até uma "pecinha" que é parafusada no eixo. Dela saem dois canos, um para cada roda. Essa "pecinha" horiginalmente é fixada de forma que o flexível chegue a ele por baixo. O que eu fiz foi invertê-la, fazendo o flexível chegar por cima! Isso já bastou!
    Grande Mauro!!!

    É vero... fazendo isso já basta!
    []'s

  • #11
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    Correção sobre a sapata da mola

    Mauro, você escreveu:

    [A sapata nova você deve fazê-la o mais "baixinha" possível, ou seja, que o eixo quase encoste em sua chapinha superior.]

    Só não se esqueça que tem de ter espaço para a cabeça do espigão que êle vai ter de inverter ou vai ter que furar a tubeira depois.

    Assim é melhor colocar a mesma sapata.

  • #12
    Usuário Avatar de Mauro B.
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    Re: Correção sobre a sapata da mola

    Citação Postado originalmente por leopoldo
    Citação Postado originalmente por Mauro
    A sapata nova você deve fazê-la o mais "baixinha" possível, ou seja, que o eixo quase encoste em sua chapinha superior.
    Só não se esqueça que tem de ter espaço para a cabeça do espigão que êle vai ter de inverter ou vai ter que furar a tubeira depois.
    Oi Leopoldo! Vc tem razão...mas foi por isso que eu disse " que quase encoste"! :P

    Citação Postado originalmente por leopoldo
    Assim é melhor colocar a mesma sapata
    Deixar as sapatas antigas no lugar não atrapalham em nada, e é tão fácil fazer sapatas novas

    []'s
    Nissan Patrol L4W60 1955
    Jeep Willys CJ-3A 1951
    Jeep Willys CJ-5 1960

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