x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 21
    Usuário Avatar de Vinicius_4x4
    Entrada
    21/07/2004
    Local
    Novo Hamburgo/RS
    Agradecimentos: 0

Cruzeta do cardã esquentando!

Salve pessoal!!

Vou apresentar o meu problema para vocês, caso alguém vá passar ou já passou por isto, para compartilharmos estas informações !
    Troquei os eixos dianteiros e traseiros para eixos de rural, até aí tudo bem. Só que quando fui andar com o jipe para testá-lo em velocidades mais altas notei um ronco que aumentava junto com a velocidade. Voltei logo para casa e comecei a verificar o que poderia ser. Pesquisei no fórum e falei com os amigos daqui (agradeço à todos ). Eis que desmontei o cardã e encontrei a cruzeta que fica próximo à t-case "mal das pernas". Troquei por novas (Spicer) e instalei o cardã novamente. O problema é que o ronco continuava.
    Para me ajudar na solução, pois achava que era algum problema no próprio eixo, solicitei que o Gerson (MGW4x4) viesse aqui em casa para verificar o eixo para mim. Descobrimos que o problema estava no aquecimento da cruzeta. E, solicitando mais informações no fórum, pediram para mim fazer um teste, que demorei para entender , mas que acredito que foi o que me deu a solução - havia um aperto excessivo (coisa de meia volta resolveu) nos grampos que seguram o cardã. Segue foto para exemplificar o teste:
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -cruzeta_esquentando_003_setas_925.jpg   -cruzeta_esquentando_004_setas_146.jpg  

Entrada
    21/07/2004
    Local
    Novo Hamburgo/RS
    Dando continuidade ...

O que pretendo fazer agora é - como soltei a porca dos grampos um pouco, vou colocar uma contra-porca para que esta primeira não se solte quando o jeep estiver na confusão !.

OBS.: Ainda não fiz o teste para ver se realmente a cruzeta parou de esquentar, mas acredito que vá funcionar pois agora os copinhos da cruzeta estão mais "soltos" para trabalhar. Antes eles estão, dependendo do ângulo, trabalhando muito apertados.

Grande abraço e muito obrigado à todos que ajudaram !

Ah! Se alguém tiver algo mais para acrescentar por favor sinta-se à vontade !

Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Agradecimentos: 50
    Vinicius_4x4, Tu vai colocar uma contra porca pra diminuir o aperto do grampo no copinho

Será q essa flange da tcase não está desgastada na cavidade que recebe os copinhos

[]'s confusos

Entrada
    21/07/2004
    Local
    Novo Hamburgo/RS
    Tu vai colocar uma contra porca pra diminuir o aperto do grampo no copinho?
    Sim, só que não sei se é realmente necessário. É somente para precaver uma possível "soltura" da porca!

Será q essa flange da tcase não está desgastada na cavidade que recebe os copinhos?
    Ao meu ver não. Só que não sou nenhum expert . Mas vou fazer um teste do jeito que tah e vejo se alterou alguma coisa. Acredito que se estiver ovalizada o aquecimento permanecerá.

Grande abraço!

Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Agradecimentos: 50
    se tiver ovalizada só vai travar o copinho quando apertar os grampos.

Anunciante Avatar de Giovani
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Bento Gonçalves/RS
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Jipeiro_RR
    Será q essa flange da tcase não está desgastada na cavidade que recebe os copinhos
    Fala Mestre!!!

Desgaste? Já vi empenada (ovalizada), mas não desgastada. Não tem atrito...

Tô achando que só "arrocharam" no aperto...

[]'s

desculpe dar o meu pitaco, mas pelo teste que fez e por estar esquentando como disse, quem apertou os grampos tirou leite como dizem por aqui eita mão pesada
    outra opção para os grampos nãosoltarem é usar porcas Parlock de boa qualidade
    [],s

Engrachou?

Entrada
    21/07/2004
    Local
    Novo Hamburgo/RS
    desculpe dar o meu pitaco
    Tamo aqui pra isto mesmo !

Engrachou?
    100%

Ainda não fiz o teste ! Mas hoje de manhã quero ver se consigo fazer ... ando meio sem tempo !

[]´s jogando pedra na CRUZeta

Entrada
    21/07/2004
    Local
    Novo Hamburgo/RS
    Gurizada!

Dei mais uma analisada e teve um fator que me fez tirar a luva do cardã para dar uma olhada na luva da t-case e eis que me deparei com um desgaste de um dos lados das "casas" onde vai o copinho da cruzeta.
    Vejam na foto o desgaste.
    Agora eu não sei mais o que fazer . Troco esta luva da t-case (existe nova?) ou existe algum salvamento para esta que possuo. O mesmo desgaste existe na outra "casa".
    OBS.: o fator que falei antes (em negrito) é - ao movimentar a luva do cardã na horizontal em uns dos copinhos a cruzeta se afastava do copinho conforme girava (giro no sentido horizontal) como se fosse um parafuso roscado . Não sei se me fiz entender .

[]´s agora pagando os pecados por ter jogado pedra na CRUZeta
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -cruzeta_esquentando_006_explicado_306.jpg  

Entrada
    21/07/2004
    Local
    Novo Hamburgo/RS
    Giovani, eu avisei
    Pior que acho que este desgaste não tah influenciando, porque na luva do eixo também tem e ... vejam o teste descrito abaixo

Galera, testei do jeito que tava (estado das luvas).
    Instalei o cardã traseiro, ergui a traseiro do jipe e ligueo-o ! Em seguida engatei a 3ª marcha e fiquei acelerando por um certo tempo, o jipe se tivesse trafegando estaria por volta de 50 à 60 km/h.
    Após uns 2 minutos desliguei o jipe e foi embaixo dele para ver se as cruzetas estavam esquentando.
    Resultado da análise:
    - Na cruzeta junto à t-case: as pontas que ficam fixadas na luva da t-case (que é onde tem os desgastes) estavam frias. As pontas que ficam fixadas na luva do cardã estavam levemente aquecidas.
    - Na cruzeta junto ao eixo: ambas as pontas das cruzetas estavam frias.

E aí galera, agora estou meio confuso. Pois as que estavam aquecendo mais não estão mais aquecendo, porém as outras (junto à t-case, que ficam na luva do cardã) aquecem um pouco ainda . O que farei ?

Grande abraço!

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem