Troco esta luva da t-case (existe nova?) ou existe algum salvamento para esta que possuo.
Já tive este problema, segundo meu "mechânico" a causa pode ter sido quando na montagem anterior foi deixado sujeira entre os copinhos da cruzeta e a luva. Esta sujeira com o atrito foi desgastando o metal.
Não achei aqui em Curitiba uma peça nova desta confiável, a solução foi encher com solda e um bom trabalho de torneiro; saiu mais caro mas o serviço ficou de primeira.
Bingo!! Mas isso eu não tinha visto ainda...
Não pensei que daria para andar tanto tempo com os copinhos soltos...
Postado originalmente por Vinícius Chaveta Cruzeta... Eeeeetaaa
- Na cruzeta junto à t-case: as pontas que ficam fixadas na luva da t-case (que é onde tem os desgastes) estavam frias. As pontas que ficam fixadas na luva do cardã estavam levemente aquecidas.
Vinícius, vc tem que "sentir"... A cruzeta não gira pesada na luva? Ela deve estar ovalizada...
Sim! Provavelmente está ovalizada, o que eu faço neste caso? Aproveito este momento para dizer que existe uma pequena folga entre a espiga e a luva do cardã. Se for pra alterar a luva já posso aproveitar para eliminar esta folga. Segundo o pessoal que fez o cardã eu posso continuar andando com esta folga, mas se for o caso já arrumaria isto também .
Ah! E no caso do aquecimento, que foi eliminado, existente nos copinhos da cruzeta que ficam fixados através de grampos na luva da t-case. Será que é problema de ovalização também? Ou como não tem mais o aquecimento eu posso andar assim?
Sim! Provavelmente está ovalizada, o que eu faço neste caso? Aproveito este momento para dizer que existe uma pequena folga entre a espiga e a luva do cardã. Se for pra alterar a luva já posso aproveitar para eliminar esta folga. Segundo o pessoal que fez o cardã eu posso continuar andando com esta folga, mas se for o caso já arrumaria isto também .
Martelinho de ouro. Desmonte a cruzeta e veja com o copinho onde está a folga. Bata com o martelo nesse ponto. Batidas leves. Bate e confere, até que fique redondo novamente.
Sobre a folga na espiga, tem uma gambi que fazem, mas nem sei se funciona direito. É colocar uns cordões de solda por fora da luva, no sentido longitudinal, uns 3 ou 4. Teoricamente isso faria a luva "encolher" um pouco, deixando ela mais justa.
Fiz isso uma vez, até ajudou, mas logo troquei a luva...
Ah! E no caso do aquecimento, que foi eliminado, existente nos copinhos da cruzeta que ficam fixados através de grampos na luva da t-case. Será que é problema de ovalização também? Ou como não tem mais o aquecimento eu posso andar assim?
NMHO, se o copinho tá firme no lugar e a cruzeta gira normalmente, não vejo pq mexer mais nisso.
NMHO, se o copinho tá firme no lugar e a cruzeta gira normalmente, não vejo pq mexer mais nisso.
Também pensei assim !
Referente ao outro aquecimento, também foi resolvido . Fui hoje pela manhã na Casa do Cardã (empresa do irmão de um colega nosso - André, vulgo ratoruter ) e ele analisou o cardã. Que realmente estava um pouco "duro" para mexer a cruzeta presa na luva do cardã. Para solucionar foi fácil, somente houve a troca dos grampos que prendem a cruzeta à luva e pronto . Mas também foi analisado para ver se a luva estava ovalizada ou o cardã torto, mas nenhum destes foram constatados .
Montar cruzeta é um negocio muito chado e um pouco complicado, ainda mais do lado fixo, verifique se os roletes nao viraram (tombarão) , isso acontece muitas vezes ao montar e a gente nem percebe, é a unica coisa que sei que podera fazer com que a cruzeta esquente, alem da falta de graxa q nao deve ser o caso. boa sorte.
o melhor será vc trocar a cruzeta visto q com o calor tanto os roletes e os copos perdem a tempera dai vc fica na trilha....
Para solucionar foi fácil, somente houve a troca dos grampos que prendem a cruzeta à luva e pronto
o melhor será vc trocar a cruzeta visto q com o calor tanto os roletes e os copos perdem a tempera dai vc fica na trilha....
A cruzeta é nova, acredito eu que, devido ao pouco tempo de aquecimento que esta sofreu, eu não precise trocar esta cruzeta. Porém a antiga que realmente foi pro pau já era - tá no lixo !