Rogério
Esse motor de toyota é muito caro, e presisa de muitas adaptaçoes se não me engano esse motor é o mesmo do 608
não é caro não. na verdade, acabei optando por ele justamente pq era o mais barato. ele é bem "valentinho" pro tamanho dele e nunca deu problemas, já faz quase quatro anos que estou com ele. sabe aquela dos "baixinhos invocados". pois é. mas ele não faz milagres.
uns dois anos depois que comprei, o cara que me vendeu conseguiu uns idênticos, porém com turbo de fábrica, com cerca de uns 15 ou 20 cv a mais, sendo que ainda poderia ser adaptado um intercooler. mas aí já tava tudo pronto e o jeep andando fazia tempo e resolvi esperar mais. sair do meu, só pra outro maior.
mas o negócio é compra de um máxion, ou mitsubishi (l200) pra cima. mwm sprint seria um sonho.
Já ouvi muitos relatos negativos sobre o Kimbi diesel por ai :evil: , mas gastando um pouco mais :twisted: tivemos a oportunidade de instalar um 1.9 aspirado (golf argentino) num CJ 5, aliado ao cambio Clark 5m acabou me surpeendendo, ficou muito bom tinha uma boa saida e uma final bem satisfatória, o cliente que comprou o motor (na caixa) de um amigo estava um pouco preocupado já pensando o que fazer para turbina-lo mas no final nem precisou. ta andando por aí já fazem uns 2 anos sem problemas.
fala rafael.
é justamente isso. as vezes um motorzinho pode surpreender. não digo o 1.6.
este do golf 1.9 deve ser similar ao meu 2.0. não acredito que deva haver muita diferença não.
dentro da normalidade, ou até em um obstáculo um pouco mais forte, se houver um conjunto harmônico, com cambio e diferencial aproveitando bem a força do motor, ele vai bem.
reduzido nunca deixa na mão por falta de força. aliás, na em 95% dos casos, uma primeirinha já é suficiente, embora não seja conveniente abusar da embreagem.
o negócio, pra quem tem motor fraco é reduzir ao máximo. o cambio clark 5 marchas, no meu caso é essencial e tb a relação 8/43.
o conjunto ficou bem equilibrado com pneus 33. se abusar na arrancada ele sai patinando. mesmo no asfalto (é claro que não costumo fazer isso).
a vantagem é que faz 14 ou 15 km/l de diesel.
mas o "motorzinho" limita muito. eu por exemplo queria por uns pneus maiores, mas já vi que não dá, a não ser que arranje a tal da relação 9/54.
como não posso aumentar o diametro, estou pensando (ainda não decidi) em colocar os mesmos 33, porém mais largos. tudo por conta do motorzinho.
Descarta, é tão pesado quanto o Perkins Q20B.
[]'s
aaaaaah
o q20b é o mesmo perkins
juro que nao sabia, e pensei que o q20b fosse um motor bom e forte
nao põe q20b nada
uma merd@
um amigo tem na rural dele um mwm
e é um otimo motor, ele adora
abraços
Tem um colega nosso aqui de Curitiba que tem num niva este motor, nem no carrinho russo não vai muito bem, está muiiiiiiiito arrependido de ter gasto a grana com este 1.6 a diesel
Se for um Sprint 4.07 (S10, Troller, Frontier) tudo bem, isso sim é um sonho de motor diesel pros nossos CJ's
Olá caros amigos, já tive um CJ 5 com o motor da Kombi, mermão fica uma tralha, primeiro pelo dificuldade em sair com o carro, mas o pior é que o motor tem vida útil baixíssima.
Já andei em um CJ5 (fiz alguns testes no asfalto) com motor de kombi diesel 1.6 turbinado de caracol bem pequeno e intercoolado, com cambio clark 5 (CL-2205), diferenciais 8x43, e pneus 31" não era muito ruim não, tava bem "feitinho" era bem econômico (segundo o dono) fazia 18 km/litro e mantinha 90 km/h na boa, na trilha em reduzida até dava para fazer alguma graça (de novo, versão do dono).
Também já andei de niva com este motor porem sem turbo, o niva tinha pneus 750x16, e tava uma b9s6a , sem força e barulhento, mas como o cara queria um carro econômico para rodar na cidade estava contente, pois este fazia pouco acima de 20 km/l.
Também já vi relatos de jeep's com "perkinho" (4236) e Q20B ambos turbinados, quem me contou disse que apesar de o motor ser muito pesado os veículos eram puro torque, para ficar bom este motor no jeep tem que fazer um reforço na suspensão.
Já vi também um Javali com o Q20B e pneus 35", show de bola.
Estes motores maiores e mais antigos, são relativamente mais baratos, tem manutenção muito pequena e barata, tem a vantagem de não possuir correia dentada (um problema a menos na trilha) são "engrenados", tem um consumo entre 8 e 12 km/l, tem um torque elevado em baixa rotação (mesmo sem entrar em turbo), são muito robustos e não se houve que quebraram mesmo nas condições mais severas, porem pesam sempre acima dos 300 kg.