Quanto ao sistema parabólico, originalmente postado, em uma análise superficialmente rápida podemos notar que está instalado, ou pelo menos as fotos nos induz a pensar isto, em uma Toyota Land Cruiser, não se sabe se pick-up ou station wagon, mas o fato é que somente quatro lâminas fazer todo o trabalho, com espaçamento executado, também, entre a lâmina mestra e segunda virada. O sistema de presilhas e calços em poliuretano permite as lâminas trabalharem, escorregando umas por dentre as outras, dependendo do trabalho do feixe. Penso que estes calços estão fixados (parafusados em um furo rebaixado?), nas lâminas de baixo e delizam sob as lâminas de cima. Notamos, também, que tem uma fórmula para se chegar à espessura dos calços, o que não é simplesmente chutado na galega e para aqueles que pensam "okay, vou fazer um igualzinho no meu"; primeiramente pensem em como encontrar estas lâminas, que são grossas no meio e afilam nas extremidades, no tamanho e quantidades requeridos (será que para o jeep aumenta ou diminoui o número de lâminas?), para os nossos CJs (será que estou no sub-forum errado?), no mercado nacional ou se facilmente internalizável a um custo razoável. Quanto ao outro sistema, o qual não sabemos, ainda, o seu nome de batismo, nota-se que o feixe esta dividido em duas partes, com o sub-feixe inferior tendo as suas lâminas travadas, pelas presilhas, atuando este então, como uma única lâminas grande e grossa. O mivimento de deslizamento, necessário para amortecer os solavancos é conseguido entre estas duas partes, com um avanço controlado; aparentemente. Acho que desta forma não vamos precisar mais de usar aquelas chapas de RX e ficar com o feixe todo sujo de graxa, não é mesmo? Um grande abraço a todos e saudações.
Olá Pesoal, primeiramente achei muito interessante essa mola, porem creio que o principal desse troço ainda não foi notado, essa variação de espessura da mola tem a função de fazer com que a mola ceda por igual em toda sua extensão, uma vez que a força das pontas da mola é multiplicada pela distancia aumentando o memento até o eixo, sendo assim creio que esse seja o ponto, e que os espassadores tem a função de reduzir o atrito permitindo um trabalho mais suave do conjunto.