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Convex Datacenter
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  • #1

    Escapamento esquentando demais




    alguem pode me ajudar, eu comprei um escapamento da truck race dimensionado para o OHC , mas esta esquentando demais e pode prejudicar a fiação e os cabos de velas que estão perto. o que eu posso colocar para proteger e diminuir essa transmisão de calor.

  • #2
    Usuário Avatar de José Augusto
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    Refletor em chapa fina de alumínio.

  • #3
    Usuário Avatar de leopoldo
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    Refletor ????

    tenho impressão que é na verdade um dissipador de calor.

    uma coisa que ajuda é a fita "isolante" da Permacool .... ou a manta isolante.

    Lojas de produtos para competição vendem isso.

    Tem a nacional e a importada que parece ser melhor.

    veja por exemplo na www.raceforce.com.br
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #4
    Usuário Avatar de José Augusto
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    Leopoldo, a idéia não é de um dissipador de calor (que obviamente para a função pretendida seria inviável) e sim de refletor, uma coisa barata mesmo, de fácil confecção, uma chapa em forma de meia cana, presa em 4 pontos e distante uns 4 cm do próprio coletor, de fácil instalação e manutenção acredito ser suficiente, pois se lembrarmos, refletores menores são eficientes para proteger componentes próximos a parte quente da turbina.

  • #5
    Usuário Avatar de leopoldo
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    Calor não é luz para ser refletido !

    vc pode colocar uma barreira entre a fonte e o que não se quer esquentar muito(atenuar), mas não algo para refletir. Isso não existe.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #6
    Usuário Avatar de ronairy
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    Acho que esse aluminio é mais um item para esquentar
    CJ5 - 2.5L - 4uto - 37" - E-loker
    Amarok - HighLine - 13/14


  • #7
    Usuário Avatar de Vinicius_4x4
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    Não seria interessante ver a viabilidade do uso daquelas mantas térmicas.

    Eu tava tentando achar um tópico que foi discutido no Fórum Geral no qual um colega daqui estava utilizando aquelas mantas que o pessoal da aviação usa. Inclusive consegui umas fotos com o meu irmão e postei lá, só que agora eu não acho .
    Mas encontrei este site aqui, talvez ajude:

    http://www.turbocar.com.br/dicas_prep.htm#TERMO

    Pelo o que pude ver é bem o teu caso que trata no site!

    []´s

  • #8
    Usuário Avatar de Vinicius_4x4
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    Baita coincidência. Depois que respondi ao tópico, voltei a página inicial e olha a foto que me aparece ali no canto .

    É do jipe do Leopoldo pelo visto, dá uma olhada no revestimento no escapamento.

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...102b54f293.jpg

  • #9
    Usuário Avatar de José Augusto
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    Não fui eu que batizou (estas chapas como refletor), quando comprei o motor (turbo), percebi que esta chapa estava pindurada, aí comentei com o mecânico que prontamente disparou: -o REFLETOR está solto.

    Em outra situação, quando estava revisando o escapamento, a chapa atrás do catalizador também havia se soltado, eu estava embaixo do veículo junto com o cara que fazia o serviço e o sujeito disse : agora só falta prender o REFLETOR e está tudo pronto.

    Devido a coincidência passei a conhecer a tal chapa com está denominação.

    Por que acredito ser suficiente, no turbo (original de fábrica) o refletor tá lá, no escape (original de fábrica) quando passa próximo da fiação o refletor tb está lá, no escapamento (original de fábrica) próximo do tanque de combustível outra vez o refletor tá lá.

    Vi a foto da tal fita no jeep, parece ficar muito bom, na hora me veio na cabeça o onibus espacial, mas eu não poria este jeep no barro jamais, dá dó, tem muita coisa para encrustar com lama.

  • #10
    Usuário Avatar de leopoldo
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    Citação Postado originalmente por José Augusto
    Não fui eu que batizou (estas chapas como refletor)
    tudo bem ! nem disse isso.

    Só estou corrigindo o conceito para não propagar o engano.

    pelo menos vc já sabe que não dá para refletir o calor.


    No escape do meu CJ não estou usando a tal fita.

    Fiz algo mais barato: cortei uma manta de amianto em fita e enrolei no cano, e para proteger o amianto, enrolei em cima papel alumínio dobrado várias vêzes (ficou uma fita de aluminio) e para prender, abraçadeiras em INOX.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #11
    Usuário Avatar de José Augusto
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    Eu estou terminando minha rural, na versão anterior a rural tinha 2 tipos de mantas, nesta nova versão retirei ambas (uma delas de base betuminosa, com o calor ficava sempre pegando areia e pedrisco, dando aspecto de lixa grossa, outra à base de fibra sintética aguentava bem o calor, porem quando pegava aquele barro de odor desgradável (fedido mesmo) ficava encharcada, atualmete estou mais inclinado para as chapas "refletores" em alguns locais e borracha vulcanizada colada em outros, devido aos problemas já mencionados.

    Eu já havia pensado em alguma coisa a base de amianto, mas devido a 2 informações acabei retirando da lista de possibilidades :

    1) Ouvi dizer que devido a problemas ambientais, está cada vez mais difícil encontrar produtos baseados no amianto.

    2) Com o tempo ele endurece e o material torna-se frágil e quando submetido a choque mecânico mesmo de baixa intensidade tende a se desagregar.

    Como vc já utilizou, as informações acima estão corretas? esta manta de amianto é porosa ela pode ficar encharcada ?

  • #12
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    Citação Postado originalmente por leopoldo
    Calor não é luz para ser refletido !
    vc pode colocar uma barreira entre a fonte e o que não se quer esquentar muito(atenuar), mas não algo para refletir. Isso não existe.
    Isso não existe?

    Luz e calor são radiações eletromagnéticas, e o que se aplica a luz também se aplica ao calor, que no espectro de frequência está logo abaixo da luz visível. Isso é fisica básica.

    É só olhar debaixo de qualquer carro novo que vai encontrar superfícies polidas entre o assoalho e o silencioso ou catalisador, justamente para refletir o calor.

    http://www2.pucpr.br/educacao/lst/at...sferencia.html

    []s

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