Postado originalmente por
TylerNTL
Boa noite! Depois de uns anos de inatividade venho recorrer aos colegas solicitando opiniões sobre um projeto...
Em um condomínio na margem de um lago temos uma rampa e devido as variações no nível da água, atualmente ela tem 30 m com uma inclinação de 20º~25º. O fato é que as operações com carros nessa rampa são "um pouco" arriscadas e tem torrado algumas embreagens...
O projeto é montar um guincho na dianteira de um tratorzinho Agrale 4100 para puxar lanchas de até 1.500kg (lancha mais reboque) para fazer na média umas 10 operações por fim de semana.
Gostaria de opiniões sobre as questões abaixo:
1-Posso descartar os guinchos elétricos 12V, certo? Não vão ter cabo suficiente e não são adaptados para este tipo de exigência.
2-A bomba hidráulica do agrale 4100 teria potência suficiente para um guincho desses de caminhão prancha 3/4? Como faço essa avaliação?
3-O plano do meu mecânico é instalar um guincho mecânico na dianteira (acoplado a tomada de força do trator por cardãs). Não tenho experiência com guinchos mecânicos e minha principal dúvida é se ele pode ser usado para "descer" as embarcações ? É possível "frear" o guincho e ir controlando a velocidade com que o cabo é desenrolado?