x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 20

Hybrid View

  • #1

    Mestrado em Off-Road




    Pessoal (vamos largar um pouco as ferramentas e pegar um pouco a caneta?....rsrsrs);

    Além de cuidar do 61, estou cursando um mestrado em estratégia corporativa, na UNIP de SP. Escolhi desenvolver a dissertação em um assunto ligado ao Off road e também ao mundo corporativo da administração. Assim o objeto do estudo será o mercado dos off-road light, que recentemente (últimos 5 anos) se tornou uma fatia de mercado respeitável no Brasil (3 a 4%), e disputado por todas as montadoras (EcoSport, CrossFox, Adventures e aí vai).

    Na etapa em que estou no desenvolvimento do trabalho, preciso colher depoimentos de pessoas que vivenciam ou vivenciaram este mercado pelo lado das montadoras, principalmente pela Ford, que foi quem inaugurou o segmento com o EcoSport. Nestes depoimentos procurarei identificar os elemtos de estratégia que as empresas se valem, em comparação com a teoria da administração estudada. Aí resolvi postar um pedido de ajuda aos Jipeiros, dentre os quais, com certeza, temos pessoas que têm experiências nesta área e podem me ajudar com seus depoimentos.

    Podemos nos utilizar dos meios eletrônicos para fazer as entrevistas, ou mesmo em contatos pessoais, sendo que a divulgação ou não do nome do entrevistado ou da empresa onde este trabalha (trabalhou) na dissertação é uma decisão do entevistado.

    Fiquem a vontade para postar respostas aqui ou mandar mensagem privada para mim.

    De ante-mão conto com a colaboração dos administradores do forum em permitir postar este assunto, em área de bastante visibilidade.

    Agradeço antecipadamente a ajuda.
    Abraço - Sergio

  • #2
    Usuário Avatar de Grassmann
    Entrada
    29/03/2006
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    53
    Posts
    1,244
    Agradecimento: 1
    Sérgio,

    Quem inaugurou o segmento não foi a Ford, e sim a Fiat, com o lançamento do Palio Adventure em 1999.
    Em 2002 foi lançada a Strada Adventure.
    Somente em 2003 foi lançada a Ecosport.
    Depois vieram outros (Doblo Adventure, Idea Adventure, e versões de Fiesta e outros carros de passeio).

    Portanto, a Fiat foi precursora deste segmento, com 4 anos de antecedência à Ford.

    Att,
    Leandro J Grassmann
    PU5-MVA
    PX5-G5610

  • #3
    Usuário Avatar de Rodrigo Baratti
    Entrada
    19/06/2005
    Local
    Maringá/PR
    Idade
    50
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 24
    Sergio,

    Fiz uma pós no Mackenzie (2004) e um dos professores (não lembro o nome) era da engenharia de produtos da volks e nos contou que na época anterior (2002) ao lançamento da ecosport a volks encomendou uma pesquisa de mercado para verificar o perfil que mais crescia e mesmo sendo apontada pela pesquisa que esse segmento (off road - "light" até dói escrever isso) estava em plena expansão e tinha caído no gosto do publico a volks optou pelo lançamento do Pólo (o carro mais moderno montado no Brasil na época).
    A ford seguiu o caminho contrario e optou pelo ecosport utilizando uma plataforma conhecida e fazendo uma carroceria "descartavel". Pouco tempo depois o pátio da volks estava lotado de polos e a ford tinha fila de espera na eco.
    Esse fato contribuiu ainda mais para as quedas de venda da volks e perda de liderança do mercado que culminou com a queda do presidente da volks se não me engano em 2005 ou 2006.
    Se vc reparar a eco foi o pontapé inicial da virada da ford.

    Bem, essa foi a história que ouvi e que juntei a alguns fatos posteriores.

    Boa sorte na pesquisa!

    []'s

  • #4
    Obrigado Rodrigo e Grassmann:
    Saí pra tomar um café e em 10 minutos já temos duas colaborações !!!!
    Já vi que vou enriquecer barbaridade o trabalho com as dicas e comentários que vão pintar por aqui!!! Beleza!

  • #5
    Usuário Avatar de Treme Terra
    Entrada
    03/06/2006
    Local
    Varginha/MG
    Idade
    68
    Posts
    401
    Agradecimento: 1
    Primeiro vc tem que provar em sua tese que estes veiculos são realmente Off Road, seja light, diet, zero açucar ou o que for, podem ser tudo menos Off Road.

    Abraços,
    Junior
    Varginha-MG (Latitude: -21 34' 00,21092'' Longitude: -45 26' 46,34492'')
    www.equipeterra.com.br

  • #6
    Beleza Junior:
    Esta discussão é boa!
    Mas o que vou trabalhar na dissertação, é independente da aptidão lameal dos veículos. Eles tão vendendo feito água, e estas coisas não acontecem por acaso.
    Obrigado!!!

  • #7
    Citação Postado originalmente por Grassmann Ver Post
    "... Quem inaugurou o segmento não foi a Ford, e sim a Fiat, com o lançamento do Palio Adventure em 1999.
    Em 2002 foi lançada a Strada Adventure. Somente em 2003 foi lançada a Ecosport.
    Depois vieram outros (Doblo Adventure, Idea Adventure, e versões de Fiesta e outros carros de passeio).
    Só pra constar:
    Não sei como está "hoje em dia" , mas quando foram "lançados"; o Celta, Corsa, Montana e Meriva Off Road; bem como o Fiesta e o Focus Trail,
    não eram "Versões" (como a linha Adventure da Fiat e os Cross Fox, Parati e Saveiro Crossover e Gol Rallye da VW),
    e sim, apenas "Pacotes de Acessórios" disponíveis nas concessionárias ...

    Ah, só mais um detalhe:
    Li recentemente em uma revista, que a Fiat pretende fazer uma versão mais barata da Palio Weekend Adventure
    pra concorrer com a Peugeot Escapade (tinha esquecido dessa ) e tornar a Adventure atual MAIS ALTA,
    incorporar Instrumentos tipo bússola e Inclinômetro (a exemplo do Idea Adventure) e DOTÁ-LA DE TRAÇÃO 4X4 !!! Isso mesmo, 4x4;
    pra rivalizar com o EcoSport da Ford. Bom, o sistema já existe em alguns Fiat mundo afora (Panda e Dobló também, entre outros...).
    Resta ver se a idéia vai vingar mesmo ...

    []'s

  • #8
    Sérgio... que maravilha você estar unindo o útil ao agradável. Como foi que não pensei nisso no meu mestrado ?! Confúcio disse algo assim: "trabalha naquilo que tu amas, e nunca mais trabalharás". Acho que ele estava querendo dizer que quem faz aquilo que gosta não encara o trabalho como um fardo... como muitas pessoas o fazem. Não sei se posso te ajudar, mas vou lançar uma questão: alguns aqui já disseram que esses off-roads leves não de fato off-roads. Eu discordo. Acho que qualquer carro é um off-road se você o leva para fora de estradas asfaltadinhas. E tem muito carrinho valente por aqui... o próprio fusca era um (que ainda anda por aí), e a minha experiência com um Uno e uma Elba que em passado recente eu meti na lama e buraqueira também corrobora nesse sentido. Para chegar à minha casa de praia todos os finais de semana e assumir o comando do meu CJ, eu passo as vezes pelo que poderia chamar de trilhas de média dificuldade - ai, ai, ai... quando chove então, o bicho pega ! A verdade é que os carros nacionais talvez tenham uma suspensão melhor do que a dos carros europeus, pois aqui as condições das estradas não são tão boas como lá e as montadoras sabem disso. Isso acaba ajudando a que muita gente faça off-road até sem saber que está fazendo. Talvez eu esteja exagerando um pouco... admito - mas nem tanto ! Dessa forma, seria bom se as montadoras colocassem no mercado cada vez mais esses carrinhos mais altos, com motores quem sabe de bom torque em baixa rotação, e até mesmo 4x4. Pois se vende bem e é útil, sendo um pouquinho mais baratos aí as vendas seriam ainda melhores.

  • #9
    no meu ponto de vista, fala-se muito de ecosustentavel, aventuras, esportes ao ar livre, aquecimento global, então virou moda! a tendencia é que o pessoal que acha legal ser atleta, mas não consegue ser, o pessoal que acha legal ser jipeiro mas tem NOJO do barro e de carrapatos. qual caminho destes? copiar sem ser. Veja só a meu ver é uma fatia de mercado, que vai pela moda, pois está em alta mas não vai e não quer assumir por completo o estilo de vida de jipeiros. um exemplo de estilo adventure foi muito claro comigo, sempre gostei e serei amante de esportes ao ar livre mais voltado ao adventure ( eu prefiro falar aventureiro porque adventure também está em moda) ando de bike a vários anos e tenho duas bikes razoaveis e gosto de viajar de vez em quando com elas (uma de cada vez lógico) e depois de uma viajem de oito dias de bike, varias pessoas de minmha cidade resolveram viajar de bike também de uma hora para a outra tinha um monte de gente me perguntado o que comprar para levar na bike. mas só vi realmente uns 4 ou 5 fazendo realmente. sempre deixei em cima de um de meus carros o bagageiro para bikes e hoje tem um monte deixando, mas nunca vi nenhuma bike lá em cima! a muito tempo tenho jeep e muita gente me pergunta qual o caminho para tal lugar, mas os caras estão de ecosporte, palio adventure, mas nunca vi o carro deles com barro nem nas rodas. então eu afirmo que muitos estão indo para este espaçõ pois está em moda. olhem mesmo por perto de vocês, quantas pessoas já tiveram jipes e hoje não tem mais, é moda empolgação, quando aparecer um carro mais interessante elaes nudam, porque não tem uma opnião formada ao seu estilo de vida. estilo aventureiro requer em muitas vezes não beber, não ir para a balada pois tem que levantar cedo e encarar um dia duro e a balada não vai deixar. minha opinião é tudo por causa da propoaganda. pare com as propagandas lindas que mostram coisas maravilhosas uma garota linda com um cara boa pinta numa natureza maravilhosa ao fundo e um belo carro do lado, ou até aquela do cros fox fugindo do furacão dentro de uma cidade o casal sorrindo e andando na frente do furacão e indo para a natureza, ou seja sai do estresas da cidade grande e vai para a natureza tranquila e revigorante. tem até aquela propaganda do tr-4 com pneus de asfalto resgatando uns caras de jeep com pneus lameiros atolados no barro. essa foi a mais engraçada e ridicula que já vi!
    resumindo sergio pra mim é moda!

  • #10
    O exemplo de sucesso do Ecosport no Brasil, na Argentina e no México não é resultado de propaganda, mas de pesquisas que duraram varios anos ouvindo consumidores. Esses veiculos adventures, na minha opinião não são off road, são veiculos de passeio com apenas a aparência de aventureiro mas é isso que o consumidor quer comprar e por isso vende cada vez mais, e como a industria quer vender, breve devera aparacer mais e mais modelos de adventure.

    Tenho dois Jipes CJ e um Ecosport e nunca que vou ter coragem de colocar o meu Eco no mesmo piso que coloco meus jipes. Comprei a Eco zero km a um ano e meio, já rodei 50.000 km e pra mim como carro de passeio serviu bem pelo motivo de andar sempre em estradas terriveis (asfalto cheio de crateras) no interior da Bahia, nos meus outros carros sempre tive problemas com a proteção do carter, escapamento até para choque quebrado. Um dia quando tentei entrar numa laminha com ele vi que é carro de estrada. Pra mim a vantagem é apenas a altura do solo pelas estradas que eu ando. Apesar de não comprar outro Ecosport porque acho o acabamento muito fraco pro preço de venda do carro, vou continuar adepto dos adventure como carro de passeio.

  • #11
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Idade
    45
    Posts
    14,658
    Agradecimentos: 50
    Citação Postado originalmente por m.vinicius
    estilo aventureiro requer em muitas vezes não beber, não ir para a balada pois tem que levantar cedo e encarar um dia duro e a balada não vai deixar.
    Concordo plenamente e sigo esses principios.

    Citação Postado originalmente por m.vinicius
    minha opinião é tudo por causa da propoaganda. pare com as propagandas lindas que mostram coisas maravilhosas uma garota linda com um cara boa pinta numa natureza maravilhosa ao fundo e um belo carro do lado, ou até aquela do cros fox fugindo do furacão dentro de uma cidade o casal sorrindo e andando na frente do furacão e indo para a natureza, ou seja sai do estresas da cidade grande e vai para a natureza tranquila e revigorante. tem até aquela propaganda do tr-4 com pneus de asfalto resgatando uns caras de jeep com pneus lameiros atolados no barro. essa foi a mais engraçada e ridicula que já vi!
    Sem contar a do Fiat Idea Adventure fugindo de uma iguana gigante... e o novo ecosport numa cidade que se transforma em floresta artificial... "Troller - nascido na trilha criado no asfalto" (sem comentários).

    []'s

  • #12

    Thumbs up

    Somente completando a "pedida"; é claro que também me interesso em entrevistar pessoas ligadas à outras montadoras (VW e Fiat principalmente), e não só pessoas que trabalhem ou tenham trabalhado nas montadoras em si, mas que estiveram ligadas aos projetos em sim também (como fornecedores, prestadores de serviços, revendedores, etc.)
    Abraço

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade