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  • #1
    Usuário Avatar de othiagodana
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    Alavanca 4x4 acionada sem travar Roda Livre




    Bom dia amigos,

    Caso este não seja o tópico adequado para a postagem, peço desculpas.
    Neste final de semana, para subir uma ladeira bem inclinada em estrada de terra, tive que acionar o 4X4. Fiz o procedimento correto, acionando a alavanca interna e travando os cubos do Roda Livre. Depois de vencer a ladeira, já em um trecho plano, destravamos os cubos do Roda Livre e esqueci de desengatar a alavanca interna, seletora do 4x4. Andei cerca de uns 80 metros assim, depois que percebi o engano, coloquei passei a alavanca para 4x2.

    Pergunta: Pode ter acontecido alguma coisa? posso ter quebrado algo?

    Agradeço desde já.
    4X4 Brasil

  • #2
    Usuário Avatar de Supercharger
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    Não quebra nada, fique tranquilo. O diferencial e os semi-eixos dianteiros estavam girando acionados pela t-case, e os cubos, girando praticamente solidários pelo movimento das rodas (exceto por alguma curva que fez ou diferença milimétrica no diâmetro dos pneus).
    Land Cruiser 105 (Stormtrooper), SW4 94 (Raposa Vermelha), SW4 97 (Pantera Negra), Samurai 97 (Tatuí), Samurai 92 (Tatu)

  • #3
    Usuário Avatar de othiagodana
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    Citação Postado originalmente por Supercharger Ver Post
    Não quebra nada, fique tranquilo. O diferencial e os semi-eixos dianteiros estavam girando acionados pela t-case, e os cubos, girando praticamente solidários pelo movimento das rodas (exceto por alguma curva que fez ou diferença milimétrica no diâmetro dos pneus).
    Posso ficar tranquilo mesmo? rss fiquei preocupado. Destravei os dois cubos R.L. e esqueci a alavanca... Só percebi, pois fez um barulho que vinha na parte da frente, com o carro em movimento (não sei se era no diferencial ou nos cubos)

  • #4
    Usuário Avatar de Robertux
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    Citação Postado originalmente por othiagodana Ver Post
    Posso ficar tranquilo mesmo? rss fiquei preocupado. Destravei os dois cubos R.L. e esqueci a alavanca... Só percebi, pois fez um barulho que vinha na parte da frente, com o carro em movimento (não sei se era no diferencial ou nos cubos)
    Sempre que preciso rebocar outro jipe no asfalto e preciso usar a reduzida, em subidas por exemplo, uso a tração 4x4 ligada para poder engatar a reduzida mas sem conectar as rodas livres, porque o Jeep não tem diferencial na caixa de tração então a tração 4x4 não pode ser utilizada no asfalto. Não é recomendável utilizar a reduzida somente nos eixos traseiros mas as vezes não se tem opção, agora, a 4x4 sem ligar a roda livre não tem problema algum. É claro que não convém usar sempre assim pois aumenta o barulho, o consumo e fica vibrando por não ter carga no sistema, mas quebrar não quebra
    Abraços Roberto
    Pajero GLS-B V6 3.0 AT - 3 Portas - Cinza - 1998
    Pajero TR4 AT 2013 - Prata

  • #5
    Usuário Avatar de Dic3
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    ah deve ter moido os rolamentos da tcase.

    mentira nao tem problema
    CJ-5 1961 Verde- Gm151S-5m, 35", DH, Winch 9000, HID
    GPW 1942 Ex EB - Gm151S-5m, 33", DH, Ramsey 8000
    Xterra 2004 + Ups

  • #6
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    Meu 4x4 nao tem roda livre, fora o avm o q mais preciso troca? Peço ajuda dos colegas, preciso trocar mais peças? Existe algum video explicando a montagen, cada mecanico q conversei um fala diferente do outro
    obg
    aguardo retorno

  • #7
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    Citação Postado originalmente por lausni souza Ver Post
    Meu 4x4 nao tem roda livre, fora o avm o q mais preciso troca? Peço ajuda dos colegas, preciso trocar mais peças? Existe algum video explicando a montagen, cada mecanico q conversei um fala diferente do outro
    obg
    aguardo retorno
    Se for uma F 75 deve ter sim, só que, se for original, é automática e vc não consegue mudar manualmente, por isso parece que não tem (e normalmente não funciona). Se realmente tiver é só tirar a automática e colocar a manual, agora se tiver sido substituída por por alguma gambiarra, aí só analisando diretamente.
    Abraços Roberto
    Pajero GLS-B V6 3.0 AT - 3 Portas - Cinza - 1998
    Pajero TR4 AT 2013 - Prata

  • #8
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    Citação Postado originalmente por Robertux Ver Post
    Se for uma F 75 deve ter sim, só que, se for original, é automática e vc não consegue mudar manualmente, por isso parece que não tem (e normalmente não funciona). Se realmente tiver é só tirar a automática e colocar a manual, agora se tiver sido substituída por por alguma gambiarra, aí só analisando diretamente.
    Olá. Sou novo aqui.
    Meu primeiro jeep willys cj5 motor bf 161 chegou ontem (20 nov 2015). Estou com uma dúvida quanto a roda livre. Como eu faço para trocar ela de posição? precisa alguma chave? ou ela troca de forma automática quando eu troco la na alavanca?
    obrigado.

  • #9
    Usuário Avatar de Willian Del Piero Rocha
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    Qual é o seu veiculo 4x4 ???
    CJ 5 ,71 ,MOTOR BF 161,3MARCHAS ORIGINAL,MOLAS TOY,GENIUS 1001,IGNIÇÃO ELETRONICA.

  • #10
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    é uma f 75

  • #11
    Usuário Avatar de Sydney66
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    Boa noite.
    Existe o modelo que aciona manualmente e o modelo que aciona automaticamente quando se liga a tração. Para situações mais pesadas o modelo manual é o mais indicado por ser mais robusto que o manual, mas para situações não muito complicadas o modelo automático é mais, digamos, confortável. Se não quiser colocar o pé na lama e o seu modelo for o manual melhor já aciona-lo assim que sair da estrada. A principal função da RL é diminuir o desgaste de peças que não seriam utilizadas em todo o tempo e diminuir um pouco o consumo e ruído. Por isso, mesmo que use pouco é importante ligar o sistema pelo menos uma vez por mês para a lubrificação do sistema.
    Abaixo segue fotos do modelo manual e automático para lhe ajudar. O manual não tem a frete lisa, mas com duas "orelhas" para aciona-las girando a mesma no sentido indicado.
    A foto da tampa azul é do modelo mais antigo. Automático também.
    Alavanca 4x4 acionada sem travar Roda Livre-rl-automatica.jpgAlavanca 4x4 acionada sem travar Roda Livre-rl-manual.jpg
    Alavanca 4x4 acionada sem travar Roda Livre-automatica-antiga.jpg
    Jeep Ford 1978 OHC c/ aumento da taxa. Bege Trípoli. Guincho Ensimec 4T.

    Jeep Cherokee Rubicon 4.0L 1998 Verde

  • #12
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    Dúvida

    Meu camarada estou em uma dúvida dos cascos, meu cj5 não consigo ver se tem roda livre ou não, tem um copinho no cubo da roda tenho alguma coisa a mais que consigo identificar ???

    ou o meu veio sem mesmo????

    Citação Postado originalmente por Sydney66 Ver Post
    Boa noite.
    Existe o modelo que aciona manualmente e o modelo que aciona automaticamente quando se liga a tração. Para situações mais pesadas o modelo manual é o mais indicado por ser mais robusto que o manual, mas para situações não muito complicadas o modelo automático é mais, digamos, confortável. Se não quiser colocar o pé na lama e o seu modelo for o manual melhor já aciona-lo assim que sair da estrada. A principal função da RL é diminuir o desgaste de peças que não seriam utilizadas em todo o tempo e diminuir um pouco o consumo e ruído. Por isso, mesmo que use pouco é importante ligar o sistema pelo menos uma vez por mês para a lubrificação do sistema.
    Abaixo segue fotos do modelo manual e automático para lhe ajudar. O manual não tem a frete lisa, mas com duas "orelhas" para aciona-las girando a mesma no sentido indicado.
    A foto da tampa azul é do modelo mais antigo. Automático também.
    Alavanca 4x4 acionada sem travar Roda Livre-rl-automatica.jpgAlavanca 4x4 acionada sem travar Roda Livre-rl-manual.jpg
    Alavanca 4x4 acionada sem travar Roda Livre-automatica-antiga.jpg

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