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  • #1
    Usuário Avatar de Mauro B.
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    Troca de tambor de freio - será que dá?




    Olá pessoal !!!

    Eu tenho um cj5 do ano de 1960. Ele tem os eixos canela fina, sendo que o traseiro tem aquela porca na ponta.

    Esta semana, fui calçar meu jipe com pneus grandes (295/75 R16). Instalei eles em minhas rodas mangels, que já tem o off-set negativo (mas não sei quanto).
    Bom, na frente, sua instalação ocasionou a diminuição do esterçamento. Até aí nada de mais. O problema maior foi atrás: os pneus não giram porque esbaram nos feixes traseiros, já que eles estão por fora do chassis!!

    Ainda não quero jogar os feixes para dentro, ou seja, a solução é jogar a roda mais pra fora. Não é muita coisa. Uns 2cm já dá espaço! E se afastar isso na frente tbm, já ganho um pouco de esterçamento. :P

    Bom, poderia mandar um torneiro deixar o off-set mais negativo ainda. Mas deixo esta opção para depois, por causa do preço meio alto. Espaçadores de roda nem penso, pois são muito caros.

    Vejam no que pensei: os tambores de freio do meu jipe estão por dentro do cubo de roda. Os modelos mais novos que ele vieram com tambores de freio por fora do cubo. Se eu trocasse meus tambores de freio pelos dos modelos mais novos, as rodas seriam jogadas para fora a espessura do novo tambor, que acho que deve ser ir de 1/4" até 3/8". É pouca coisa, é verdade, mas eu ainda teria a vantagem de não ter, nunca mais, que desmontar o cubo de roda para poder mexer ou apenas ver como estão os freios, seja só para limpar!!! O que realmente é um saco! Agora, com esses novos tambores, é só dar uma batidas no tambor que ele sai fora, e vc tem acesso direto aos freios!

    Depois de feito isso, eu faria um anel de uns 3/8" de espessura, que colocaria entre a roda e o tambor, para afastar um pouquinho mais os pneus... Feito depois de feito isso ainda não for o suficiente, ou eu colocaria os feixes traseiros para dentro denovo, ou mudaria o off-set...mas daí é depois!

    A dúvida é a seguinte: é possível essa troca??? É só achar uns tambores destes e colocar no lugar???

    OBS: abaixo, os desenhos dos dois tipos de tambores para jeep's! Por eles, parece que é praticamente tudo igual e não teria problema...mas na prática, eu não sei....os tambores a gente acha uns usador por aí e os aneis são baratinhos

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  • #2
    Mauro,

    Não seria mais fácil usar espaçadores?

    Abraço.

  • #3
    Usuário Avatar de Mauro B.
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    Citação Postado originalmente por ribon
    Não seria mais fácil usar espaçadores?
    Fala Ribon !!!

    Sim, claro, mas é que trocando os tambores, eu terei a vantagem de não ter que desmontar o cubo para mexer nos freios! E isso pra mim é uma grande vantagem Os espaçadores são muito mais práticos, é só chegar e botar. Porém são caros e não modificaria a porcaria que é esse sistema de ter que desmontar o cubo para ver os freios....se for pra fazer algo maior, daí penso em mexer no off-set! :P
    Eu queria saber mesmo é se estes tambores são intercambiáveis! O fato dos pneus não caberem deu o impulso para essa modificação que eu já queria fazer a um tempo...mas só agora surgiu uma necessidade maior disso! Ou seja, unindo o útil ao agradável!

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  • #4
    Usuário Avatar de leopoldo
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    Cubos

    Bom dia Mauro,

    Essa modificação é possível, só que atente para os detalhes:

    O cubo antigo, êsse que voce possui, não tem a guia do tambor pelo lado externo, assim você precisaria levar a um torneiro para êle usinar a guia piloto para o tambor de forma que não permita ao mesmo girar fora de centro, a menos que a guia produzida pelos próprios prisioneiros de roda garantam a centralização da panela.

    Eu sugiro a instalação dos prisioneiros da F-1000 com roda de liga leve, pois sendo mais compridos poderão, quem sabe, garantir essa centralização sem a necessidade de usinagem da guia.

    A vantagem de usar os prisioneiros da F-1000 é que permite a instalação de um espaçador de até 10 mm entre a roda e o cubo.

    Qual a roda que voce está usando???

    Roda de aço ou de liga?

    Já Pensou em colocar um kit de flutuante?????

    Ah!, quase esquecí:
    Você vai ter que colocar também um espaçador entre a flange do eixo e o espelho pois senão as lonas não acoplam 100% ao tambor a dentro.

  • #5
    Anunciante Avatar de Giovani
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    Re: Cubos

    Citação Postado originalmente por leopoldo
    O cubo antigo, êsse que voce possui, não tem a guia do tambor pelo lado externo, assim você precisaria levar a um torneiro para êle usinar a guia piloto para o tambor de forma que não permita ao mesmo girar fora de centro, a menos que a guia produzida pelos próprios prisioneiros de roda garantam a centralização da panela.
    Eu sugiro a instalação dos prisioneiros da F-1000 com roda de liga leve, pois sendo mais compridos poderão, quem sabe, garantir essa centralização sem a necessidade de usinagem da guia.
    Ah!, quase esquecí:
    Você vai ter que colocar também um espaçador entre a flange do eixo e o espelho pois senão as lonas não acoplam 100% ao tambor a dentro.
    Grande Mauro!!!

    O Leopoldo está certíssimo! Apesar dos desenhos, que mostram algumas peças iguais, como os espelhos, estes são mais para o lado do centro do eixo, o que deixa o tambor pegando só em parte da lona de freio.
    Outro detalhe é o diâmetro externo do cubo, na parte onde vão os prisioneiros. Os mais antigos têm um diâmetro maior, apesar da furação ser a mesma... Com freios à disco, é preciso tornear os cubos antigos, para que o disco encaixe, talvez com o tambor aconteça o mesmo.
    Esses tambores têm às pencas por aqui... O pessoal joga fora mesmo! Já não pensou em partir logo para um freio à disco????
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  • #6
    Usuário Avatar de Mauro B.
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    Re: Cubos

    Oi pessoal !!!

    Citação Postado originalmente por leopoldo
    Qual a roda que voce está usando???
    Roda de aço ou de liga?
    É de aço. É aquele modelo comum mangels triangular. Tem aos montes por aí! Pq?

    Citação Postado originalmente por leopoldo
    Já Pensou em colocar um kit de flutuante?????
    Pois é, transformando em flutuante, aquele espaçador entre a flange do eixo e a manga já afastaria a roda...o problema de fazer isso é o preço... Era sobre esse afastamente que vc quis se referir???

    Citação Postado originalmente por Giovani
    Já não pensou em partir logo para um freio à disco????
    Cai no mesmo problema acima...Eu queria fazer uma coisa que ficasse bem barata. Freio a disco é ótimo, mas ainda não é hora

    Citação Postado originalmente por leopoldo
    O cubo antigo, êsse que voce possui, não tem a guia do tambor pelo lado externo, assim você precisaria levar a um torneiro para êle usinar a guia piloto para o tambor de forma que não permita ao mesmo girar fora de centro, a menos que a guia produzida pelos próprios prisioneiros de roda garantam a centralização da panela.
    Citação Postado originalmente por Giovani
    Outro detalhe é o diâmetro externo do cubo, na parte onde vão os prisioneiros. Os mais antigos têm um diâmetro maior, apesar da furação ser a mesma... Com freios à disco, é preciso tornear os cubos antigos, para que o disco encaixe, talvez com o tambor aconteça o mesmo.
    Xiiiii.....se tiver a necessidade de se fazer esses serviços de torno, acho que daí não valeria a pena.....se bem que o serviço é relativamente simples, talvez o torneito cobrasse pouco...não sei, acho que o melhor é pegar os tambores primeiro e ver a necessidade!

    Citação Postado originalmente por leopoldo
    Eu sugiro a instalação dos prisioneiros da F-1000 com roda de liga leve, pois sendo mais compridos poderão, quem sabe, garantir essa centralização sem a necessidade de usinagem da guia.
    A vantagem de usar os prisioneiros da F-1000 é que permite a instalação de um espaçador de até 10 mm entre a roda e o cubo.
    Com os prisioneiros originais a gente consegue colocar um espaçador de 8mm pelo menos. Só vendo na hora....valeu a dica, eu não sabia que se encaixavam no jipe, e nem que eram mais compridos! :P Bom, se precisar tornear para diminuir o diâmetro, tornear para fazer a guia, e colocar os prisioneiros da F-1000, eu desisto da idéia! Dái eu apenas mudava o off-set das rodas e seguia com os tambores por dentro assim mesmo, até o dia em que eu definitivamente me encher o saco de ter que tirar o cubo para olhar os freios...

    Citação Postado originalmente por leopoldo
    Ah!, quase esquecí:
    Você vai ter que colocar também um espaçador entre a flange do eixo e o espelho pois senão as lonas não acoplam 100% ao tambor a dentro.
    Citação Postado originalmente por Giovani
    Apesar dos desenhos, que mostram algumas peças iguais, como os espelhos, estes são mais para o lado do centro do eixo, o que deixa o tambor pegando só em parte da lona de freio.
    Putz...o espelho tbm é diferente....droga! E se eu conseguir o conjunto espelho e tambor, será que dá sem precisar de espaçador nenhum???

    A respeito do espaçador entre a flange e o espelho, eu tenho dúvidas: Não é o espelho que "aperta" o rolamento da roda, segurando ele no lugar??? Taí o desenho.... Eu teria que fazer então um espaçador com o diâmetro interno igual ao do espelho???? É isso??? Acho que esse espaçador seria fino, já que o tambor novo já "entra" um pouco...

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  • #7
    Usuário Avatar de leopoldo
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    espelho

    Mauro,

    O espelho é o mesmo, só que quando você coloca a panela 1/4 para fora, o espelho tem que ir junto 1/4 , senão um pedaço das lonas ficam aparecendo entre o vão do espelho e a panela!!!!!

    Então você tem que colocar um anel espaçador entre a panela e a flange do eixo de forma a puxar a cota tanto quanto a panela "saiu".

    Ah! e muito importante.....

    O diâmetro interno do espaçador entre a flange e o espelho garante a fixação da capa do rolamento

  • #8
    Usuário Avatar de Mauro B.
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    Re: espelho

    Citação Postado originalmente por leopoldo
    O espelho é o mesmo, só que quando você coloca a panela 1/4 para fora, o espelho tem que ir junto 1/4 , senão um pedaço das lonas ficam aparecendo entre o vão do espelho e a panela!!!!!
    Olá Leopoldo !!!

    Tudo bem, eu entendi isso. Acontece que eu não vou utilizar o mesmo tambor, e sim o outro tipo, que é diferente! Dá para se ver na figura abaixo que a parte central dele é projetada para o lado de fora, deixando a região onde as lonas atritam na mesma posição (ou quase) que o tambor antigo! A linha vermelha que eu fiz mostra que o término da região de atrito dos dois tipos de tambor estão á mesma distância do espelho, anulando a necessidade de um espaçador. Porém, de acordo com o Giovani, ele disse que ainda há uma pequena diferença, e que terei que colocar um espaçador de uns 3mm somente! :P

    Bom, a parte principal da modificação já está esclarecida. Agora, eu queria saber: alguém já fez isso ou sabe de alguém que fez???? Seria muito bom saber isso, para saber com certeza tudo que precisou ser feito (torneiro, espaçador...), ou seja, tudo mastigadinho!!!

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  • #9
    Usuário Avatar de fpandur
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    Olá Maurão !!!

    Vi sua mensagem em PVT e vim dar uma "olhada" neste tópico. Eu estou na mesma situação que você: estou de saco cheio de arrancar o cubo apenas p/ limpar os freios ...

    Outro dia tive a oportunidade de comparar os 2 cubos e pelo que pude perceber, basta dar um passe do lado de fora do modelo antigo, criando um anel p/ centrar a roda. O modelo antigo é bem mais espesso que o modelo novo, portanto sobra material suficiente.

    Depois disto, vai ter que trocar as campanas, já que como você citou na última mensagem, a do modelo novo é mais "bojuda", p/ poder ser colocada por fora e ficar no lugar correto em relação às lonas.

    Pelo que pude ver é apenas isto, nem precisa trocar os prisioneiros de roda. Quero ver se no mês que vem faço essa modificação e espero dizer adeus a ter que usar sacador especial p/ ter apenas de limpar os freios após uma trilha ...

    Ah, ia me esquecendo: no modelo novo, a campana é presa ao cubo por 3 "parafusinhos". Na verdade, nem sei se precisam deles, visto que a roda vai por cima e trava todo o sistema, mas se quiser seguir à risca o sistema original, marque a furação da campana no cubo, faça os 3 furos, passe um macho na medida e boa !

    Abraços !
    Frontier LE MT 10;Xterra 05 + BL ;Camper 4x4 93 S4T;Camper 4x2 93 S4T;CJ5 63: GM 4 cil + Full-lock + TRPC + cambio C20 4m;Xterra 03/04 (in memorian)

  • #10
    Usuário Avatar de leopoldo
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    Panela por cima do cubo

    Mauro,

    Eu já ví isso num CJ2a 1949, mas como eu disse, uma parte das lonas aparecia entre a panela e o espelho; embora o jeep tivesse sido equipado com o freio traseiro do landau.

    Meu conselho:

    Começe a modificação e depois, a arruela de ajuste do afastamento do espelho, você calcula, pois não é complicado a montagem e desmontagem.

    Sobre os pequenos parafusos que prendem a panela ao cubo, esqueçam, eu nunca usei. Nem sei porquê o eng projetou isso.

  • #11
    Usuário Avatar de Mauro B.
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    Olá Flávio e Leopoldo !!!

    Oba! Mais dicas! Tá ficando cada vez melhor! Vou seguir mesmo o que vc disse Leopoldo: deixar por último o espaçador! :P

    Flávio, não se esqueça de escrever tudo aqui depois que vc fizer, hein! Lembre-se os detalhes! 8) Eu tbm só iria começar mês que vem, quando entrasse em férias! 8)

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  • #12
    Usuário Avatar de Mauro B.
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    Oi pessoal !!!

    Essa mensagem é só pra avisar que resolvi o problema dos pneus que batiam nos feixes alterando o off-set das rodas no torneiro. O trabalho é bem simples: arrancar a solda original, deslocar o espelho da roda, centrar direito e soldar novamente na posição desejada.

    Minhas rodas são Mangels modelo triangular 16x8". Os espelhos foram deslocados 30mm para dentro do aro, sendo que ficaram com offset -30.

    Só que....o torneiro não fez direito. Depois de montar os 5 pneus, fui andar com o jipe e notei que todas as rodas estavam "bamboleando"! Não teve jeito, retirei todos os pneus novamente a mandei o torneiro refazer o serviço. Ele está pra me entregar as rodas nessa semana, mas acredito que dessa vez ele acerte...espero! :P

    Bom, é isso!

    Ah, ainda não desisti de trocar os tambores de freio, para facilitar a vida na hora de ter que mecher neles.

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