Olá pessoal !!!

Eu tenho um cj5 do ano de 1960. Ele tem os eixos canela fina, sendo que o traseiro tem aquela porca na ponta.
Esta semana, fui calçar meu jipe com pneus grandes (295/75 R16). Instalei eles em minhas rodas mangels, que já tem o off-set negativo (mas não sei quanto).
Bom, na frente, sua instalação ocasionou a diminuição do esterçamento. Até aí nada de mais. O problema maior foi atrás: os pneus não giram porque esbaram nos feixes traseiros, já que eles estão por fora do chassis!!

Ainda não quero jogar os feixes para dentro, ou seja, a solução é jogar a roda mais pra fora. Não é muita coisa. Uns 2cm já dá espaço!

Bom, poderia mandar um torneiro deixar o off-set mais negativo ainda. Mas deixo esta opção para depois, por causa do preço meio alto. Espaçadores de roda nem penso, pois são muito caros.

Vejam no que pensei: os tambores de freio do meu jipe estão por dentro do cubo de roda. Os modelos mais novos que ele vieram com tambores de freio por fora do cubo. Se eu trocasse meus tambores de freio pelos dos modelos mais novos, as rodas seriam jogadas para fora a espessura do novo tambor, que acho que deve ser ir de 1/4" até 3/8". É pouca coisa, é verdade, mas eu ainda teria a vantagem de não ter, nunca mais, que desmontar o cubo de roda para poder mexer ou apenas ver como estão os freios, seja só para limpar!!! O que realmente é um saco! Agora, com esses novos tambores, é só dar uma batidas no tambor que ele sai fora, e vc tem acesso direto aos freios!

Depois de feito isso, eu faria um anel de uns 3/8" de espessura, que colocaria entre a roda e o tambor, para afastar um pouquinho mais os pneus...

A dúvida é a seguinte: é possível essa troca??? É só achar uns tambores destes e colocar no lugar???

OBS: abaixo, os desenhos dos dois tipos de tambores para jeep's! Por eles, parece que é praticamente tudo igual e não teria problema...mas na prática, eu não sei....os tambores a gente acha uns usador por aí e os aneis são baratinhos
[]'s