A algum tempo atrás eu troquei o sistema de freios original de meu CJ3A 1951 (é dos antigos nao eh? hehe ) pelo sistema original de um CJ5 1980 (dos mais novos hehe - troquei as panelas, espelhos, burrinhos, etc....) e, pelo menos no meu, foi "plug n'play", só tive que cortar o suporte dos flexíveis de freio dianteiro e mais nada... nao troquei prisioneiros, nem nada....
Cara, o mecânico que trocou o conjunto todo nao levou nada pro torno... vcs estao tao preocupados que eu tou até ficando preocupado... nao tou tendo problemas com freio, tá tudo centrado e preso pelos prisioneiros de roda, o jeep tá freiando legal... a única coisa que o mecanico falou que fez foi desmontar o meu e motar o outro... mas diante de tanda insistência, sábado vou lá dnovo e pergunto pra ele se ele nao levou MEEESMO os cubos pro torneiro ok?
até lá continuo vendendo o peixe que me venderam: foi tudo Plug'n play! ah! outro conjunto que ele instalou (mas nao sei se foi pro torno) em um CJ3A foram as panelas e espelhos da F100... ficou muito bom tbem.
Ah! trocando o conjunto de freios, nao mudou muuuita coisa na distância das rodas... (acho que elas moveram-se uns 3cm pra fora...)
mas a troca vale a pena, se vc nao tiver querendo colocar um freio a disco...
Cara, o mecânico que trocou o conjunto todo nao levou nada pro torno... mas diante de tanda insistência, sábado vou lá dnovo e pergunto pra ele se ele nao levou MEEESMO os cubos pro torneiro ok?
É que o cubo de roda traseiro desses modelos antigos, que tinham o tambor por trás, não possuem uma projeção na face externa que encaixe (passe) pelo novo tambor. Os prisioneiros ficam então fixados somente pela parte traseira deles, e a parte que passa pelo tambor fica solta, criando então um pequeno braço de alavanca, que com os impactos na roda poderia inclinar um pouco os prisioneiros, deixando tanto a roda quanto o tambor fora de centro! Isso é a teoria, na prática não sei se essa pequena alavanca prejudica alguma coisa....mas como todos os veículos originais tem, fica a questão!
Postado originalmente por Marcos ET
outro conjunto que ele instalou (mas nao sei se foi pro torno) em um CJ3A foram as panelas e espelhos da F100... ficou muito bom tbem.
Valeu a dica! Um conjunto de freio a tambor que um cara me disse que fica ótimo é o do Landau. Plug-and-play tbm para os modelos não-chavetados. Esse cara me disse que está trocando o sistema de freios a disco dele por esse sistema do Landau, porque as pastilhas gastam muito rápido pra quem faz trilha seguido!
Postado originalmente por Marcos ET
Ah! trocando o conjunto de freios, nao mudou muuuita coisa na distância das rodas... (acho que elas moveram-se uns 3cm pra fora...)
Vc acha 3cm pouco??? Ao meu ver só jogaria as rodas para fora a espessura do tambor, que acredito ser 3/8" (9,5mm), pois os cubos não saem do lugar! Se jogou mais que isso, deve ter outras coisas no meio...(?)
Postado originalmente por Marcos ET
mas a troca vale a pena, se vc nao tiver querendo colocar um freio a disco...
Não coloco freio a disco pelos custos, pois teria que trocar tudo! E tbm instalar um servo-freio, senão fica mais duro!
Eu tinha esse problema em um Jeep 1961. Toda vez que precisava olhar os freios, tinha que desmontar tudo. Para resolver eu fiz o seguinte: Mantive as lonas originais e usei tambor da F-1000. Torneei o cubo da roda (por fora) de acordo com o tambor para ficar centrado. Precisa disso porque o cubo do Jeep não é "chato" por fora, só por dentro (onde assenta o tambor antigo).
:P Serviço de torno bem pequeno e barato.
Como a lona da F-1000 é mais larga que a do Willys, não teve problema. O tambor foi até o fundo e a lona ficou pegando inteira. Conforme vc tornear o cubo, tem também de dar uma diminuída na largura do tambor, senão fica pegando no flange. Resultado: As rodas saem um pouco para fora e fica muito mais fácil revisar os freios. O ideal é trocar os parafusos pelos da F-1000, que são um pouco mais compridos e encaixam perfeitamente.
Agora, se vc conseguir os eixos dos modelos mais novos (1975 p/ cima), aí é "plug-play". Basta tirar um e colocar outro. Porém, o preço é um "bacalhau" de salgado...
Espero ter ajudado.
Cara, quanto vc pagou pelos tambores da F-1000 ??? Vc saberia me dizer se o furo central desse tambor da F-1000 tem o mesmo diâmetro do furo central do tambor do jeep ???
Ah! trocando o conjunto de freios, nao mudou muuuita coisa na distância das rodas... (acho que elas moveram-se uns 3cm pra fora...)
Vc acha 3cm pouco??? Ao meu ver só jogaria as rodas para fora a espessura do tambor, que acredito ser 3/8" (9,5mm), pois os cubos não saem do lugar! Se jogou mais que isso, deve ter outras coisas no meio...(?)
[]'s
Acho que escrevi errado, na verdade, quando falei nos 3 Cm tava pensando no deslocamento total dos dois cubos, o aumento da "bitola" entre a roda esquerda com a direita... foi mal, lendo a mensagem dá pra pensar errado mesmo, vi que nada foi usinado nos cubos, foi tudo plug'n'play mesmo e as rodas foram mais ou menos 1,5Cm pra cada lado.
Ficou bom, mas tem um pequeno inconveniente... com os freios mais "fortes" (pouca coisa), o jeep deu pra travar mais facilmente as rodas traseiras, então acho que vc deveria colocar aquele limitador de pressão (acho que é este o nome) para as rodas traseiras nao travarem numa "pisada dicunforça" no freio... já tive que parar o jeep em estrada de chão com pouco espaço... parar a frente ate´que foi fácil, mas a traseira quase me ultrapassou..... pra dar uns cavalos de pau é bom, mas pra emergência.... tem que ficar moooooooointo atento!
ah, por aki tao falando mesmo em colocar os tambores da F.1000 na dianteira.... pessoalmente prefiro SBD....
Como diria Jack (o "Estripador"), vamos por partes:
1. Eu não sei o preço atual dos tambores de freio da F-1000, porque já faz alguns anos que eu fiz essa adaptação. Inclusive nem o jeep tenho mais (embora esteja morrendo de vontade de comprar outro. Só falta a grana$$$$$). Mas acredito que deve sair quase o mesmo preço do tambor do jeep.
2. O furo central possui o diâmetro parecido. Mas como vc tem que mandar tornear os cubos, já manda tornear exatamente na medida do furo central do tambor. Daí não fica nenhuma folga.
3. Alguém respondeu que o tambor pode ficar solto em relação aos parafusos. Por isso que se coloca também o parafuso da F-1000, para poder ficar bem ajustado no tambor e não jogar ao frear.
4. Infelizmente não tenho fotos desse esquema.
Ronaldo, mais 1 pergunta: de quê modelo de F-1000??? Estou perguntando isso pois não sei se há diferenças entre os modelos mais antigos e mais novos, e acredito que haja, pois isso, se souber de que modelo ou ano que vc usou os tambores, seria interessante saber!
[]'s 4 meses atrasados para o ET !!!! Brincadeira Marcos!!!
[]'s 4 meses atrasados para o ET !!!! Brincadeira Marcos!!!
Pow Mauro, sabe como é, daki pro meu planeta a distância é longa mesmo, uns dois meses pra ir e mais dois pra voltar.... hehe
Tinha até esquecido deste tópico... hehehe é que tava concentrando minas forças pra resolver o problema da embreagem... neste findi eu vou procurar os espelhos e panelas da F.1000 pra colocar no Jeep, vam vê no que dá... (lá vou eu gastar mais $$, nem me recuperei ainda do "tombo" de colocar o GM151 e a Direção... hehehe na velocidade das coisas, acho que vou ficar solteiro novamente logo logo....)
Falae qual é o ano da F.1000 que dá pra colocar no Jeep, pra eu poder voltar com a peça certa, tow usando agora os eixos originais do CJ3A de 1951 "canelinha fininha" mesmo...
Eu usei o modelo da F-1000 1990. Acredito que de 79 (primeiro ano que saiu a F-1000) até 92 (quando mudou o modelo) todas sejam iguais.
Utilizam a lona de freio mais larga que a da F-100/C-10, por isso que dá para pôr por fora do cubo do Jeep.