Postado originalmente por
Walter da Camper
Muitas teorias que envolvem originalidade n0Š0o funcionam mais nos nossos carros velhos. O que os engenheiros projetaram era muito bom para as condi0Š40‹1es da ¨¦poca, mas hoje h¨¢ outros fatores que alteram tais condi0Š40‹1es: desgaste pela idade, pe0Š4as de reposi0Š40Š0o de m¨¢ qualidade ou que n0Š0o atende aos par0‰9metros originais, adapta0Š40‹1es feitas pelos antigos donos que nem sabemos... etc.Por isso o bom funcionamento de nossas j¨®ias depende agora de nosso pr¨®prio racioc¨ªnio-l¨®gico e criatividade.O projeto original n0Š0o prev¨º resistor de bobina... Tudo bem, mas os platinados de hoje s0Š0o mais fracos, as baterias e alternadores fornecem mais corrente... etc, etc... 0‡7 fato concreto que um resistor alivia consideravelmente a corrente que circula no platinado, al¨¦m de reduzir a temperatura da bobina. A ¨²nica dificuldade que pode surgir ¨¦ na hora da partida, em que a tens0Š0o da bateria cai bastante e a fa¨ªsca pode ser muito fraca. Para isso os motores GM151, por exemplo, t¨ºm um fio que sai do arranque e vai para a bobina e no momento da partida ligam a bateria direto na bobina, anulando o resistor. Esse mesmo efeito pode ser conseguido ligando um fio na chave de contato at¨¦ a bobina atrav¨¦s de um diodo (para a corrente n0Š0o retornar e o arranque n0Š0o ficar acionado direto).Coloque o resistor de bobina (1,5 ohm) e mantenha o carro andando at¨¦ resolver colocar uma igni0Š40Š0o eletr0‹0nica ou DIS ou Igniflex, se for o caso.Me desculpe a cr¨ªtica, mas quem desanima com um problema t0Š0o simples n0Š0o serve para ter um Jeep. Falta de conhecimento n0Š0o ¨¦ desculpa, o forum est¨¢ aqui para ajudar. Boa sorte.