Powered by vBulletin

Depois de pensar muito - Comprei um Ford Willys 1980.

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 6 de 8 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345678 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 14/07/2014, 09:36
    matrakaum
    Dois pontos:
    1 - Referente ao amortecedor de direção o meu estava um ponta fixa na travessa dianteira e a outra ponta estava fixa em um parafuso soldado em cima do pitman. Coisa nojenta e porca. Este modelo da foto em que o amortecedor fica fixo através de suportes na barra, ao menos visualmente, é mais limpo. Inspira mais confiança.
    2 - Referente a coluna de direção - Parece algo simples mas não é. Dá um trabalho lascado, pois, como o AndréHuff disse, deve ser instalado de forma harmoniosa (lindo! Lindo! LINDO!!! estes termos) com pedaleira, hidrovácuo e BANCO. Sim, pois, o posicionamento de todo o conjunto depende aonde está o seu banco. Há tb. de se levar em conta o ângulo em que vai se posicionar a coluna, pois, pode ser que a infeliz fique pegando em cima da pedaleira. Gastei mais de uma semana medindo, fazendo moldes e ainda assim tive que partir para a serra.... Instalei a coluna do Monza escamoteável, Pedaleira do Opala, Hidrovácuo do Tempra. Se vc. usa motor do Opala fica atento pq. a posição do carburador atrapalha a instalação do hidrovácuo.
  • 14/07/2014, 13:57
    H.Martins
    Citação:

Postado originalmente por ANDRÉHUFF Ver Post
    Adaptação tudo é possivel, umas mais trabalhosas outras menos , mas com jeito tudo se encaixa ... hehehe .... no meu caso adaptei uma coluna de direção de Meriva, com pedaleira de Opala e servo de Kombi, na foto abaixo o servo era do Opala, mas troquei por um da Kombi, tive problemas com a valvula de retenção que tem no Opala, no da Kombi não tem.
    Por que mencionei a pedaleira e o servo qdo vc só perguntou sobre adaptação de coluna, por que estes itens estão relacionados intrincicamente nessa adaptação, o posicionamento da pedaleira e servo esta relacionado ao posicionamento da coluna, muitas adaptações não levam em conta a ergonomia na hora de posicionar esses itens e o que acaba acontecendo e que vc tera uma posição forçada ou deslocada para acionar os pedais, portanto se vc for decidir trocar sua coluna leve em conta esse posicionamento.

Andréhuff

Valeu mesmo pelas informações! O fato de querer trocar a coluna, era para melhor distribuir as funções das ''paletas'' de acionamento, além do visual agradável da coluna do opala. O ''miolo'' dela por ser mais grosso, acho que proporcionaria um melhor encaixe e resistência. O corpo da coluna deixo os comandos mais próximos do motorista, e para quem é de baixa estatura, isso é benéfico! rsrsrs..

Obs: As pedaleiras acredito serem as mesmas que equipavam os Ford Maverick, Corcel, Pampa etc.. O espaço entra elas é reduzido (Operações como o ''Punta-Tacco'' são facilmente realizadas) mas o ângulo dos pés e das pernas não é dos melhores. A borracha por vezes, se desprendia da pedaleira. Nas primeiras vezes conduzindo o Jipe, sentia dores na canela ao acioná-las; mas por não ser familiarizado com a posição de guiar, sabia que era uma questão de tempo até ''vestir'' o Jipe. Outro detalhe: os bancos são altos, foram retirados do Mercedes 150 Classe A.
  • 14/07/2014, 14:11
    H.Martins
    Citação:

Postado originalmente por matrakaum Ver Post
    Dois pontos:
    1 - Referente ao amortecedor de direção o meu estava um ponta fixa na travessa dianteira e a outra ponta estava fixa em um parafuso soldado em cima do pitman. Coisa nojenta e porca. Este modelo da foto em que o amortecedor fica fixo através de suportes na barra, ao menos visualmente, é mais limpo. Inspira mais confiança.
    2 - Referente a coluna de direção - Parece algo simples mas não é. Dá um trabalho lascado, pois, como o AndréHuff disse, deve ser instalado de forma harmoniosa (lindo! Lindo! LINDO!!! estes termos) com pedaleira, hidrovácuo e BANCO. Sim, pois, o posicionamento de todo o conjunto depende aonde está o seu banco. Há tb. de se levar em conta o ângulo em que vai se posicionar a coluna, pois, pode ser que a infeliz fique pegando em cima da pedaleira. Gastei mais de uma semana medindo, fazendo moldes e ainda assim tive que partir para a serra.... Instalei a coluna do Monza escamoteável, Pedaleira do Opala, Hidrovácuo do Tempra. Se vc. usa motor do Opala fica atento pq. a posição do carburador atrapalha a instalação do hidrovácuo.

Fala Matrakaum!

Ótimas observações!
    Sobre a ergonomia: conforme havia dito ao amigo ANDRÉHUFF; o banco que venho usando é alto! e isso compromete bastante o modo como os pedais ficaram dispostos. Os bancos são muito confortáveis, ótimo apoio e a espuma na medida exata. Depois de alguns dias andando com o Jeep, estou perfeitamente habituado aos comandos, não há queixas ou reclamações físicas.. rsrsr. Algo que por vezes me faz pensar em mudanças, é a qualidade e resistência dos materiais empregados. A coluna do Opala parece mais resistente! Além dos comandos que podem ser transferidos nela (seta-limpadores-luzes etc)

Obrigado pelas dicas! E não hesite em fazer correções caso eu esteja dizendo asneiras!
  • 14/07/2014, 14:43
    H.Martins
    Citação:

Postado originalmente por Ian Jeep Ver Post
    Boa noite Martins, como andam as coisas?

Os terminais Della rosa, se não me engano são com birro de lubrificação, é tranquilo se vc revisar e lubrificar em tempos periódicos.
    Os nakatas são blindados.

Esses tópicos tem muita coisa, já li esse do terminal MB 608, muitas vezes kkkk Tava disposto a adaptar eles, fiz todo os esquemas etal, mas achei q seria inviável pra quem usa suspensão original, mas não desisti da ideia.

O sistema do André é o mesmo do seu, o q difere são as barras maciças e sem emendas e soldas.

Pelo q pude ver, vc já tem os suportes do amortecedor de direção.
    Anexo 470560
    Basta trocar o amortecedor e posicionar de uma forma q fique livre, não esbarando em nada no caminho.
    instale e quanto alguém vira o volante para um lado e para o outro, vc observa se o amortecedor vai bater em algo e então reposicina-lo.

O blog da X-toys ta meio parado mesmo, mas eu entrei em contato com ele por e-mail a um mês atrás e ele ainda estava em atividade.

Abraços

Boa tarde Ian!

Tudo certo na medida do possível! rsrs ( Só não estou 100% pois o Jeep está na oficina de um amigo, instalando as buchas no feixe de molas, passei o fim de semana sem a companhia da Viatura ( Sinceramente, eu não esperava estar tão apaixonado.. )

Bem, voltando ao assunto:

Os terminais pelo que andei vendo e pesquisando, os mais aceitos são os 2 que aqui comentamos. Entre blindados e Lubrificados, o quesito durabilidade é maior nos NAKATA?

Sobre os MB 608: Por serem parrudos, nos transmitem a impressão de robustez! Mas ao que parece, o serviço de adaptação é mais delicado e trabalhoso. Será que vale o investimento?

O sistema do André está ótimo! Para mim serve como uma base sólida. Dele posso ver as melhorias que procuro realizar no sistema em uso. Realmente muito bom!

Sobre os amortecedores, vou usar as dicas no momento da instalação. Isso das barras entrarem em contato com os amortecedores, ao meu ver necessita de cuidados especiais.

Sobre os produtos X-Toys, tal como mencionado pelo companheiro Tuna, são de procedência e qualidade inquestionáveis!. As barras que eliminam o terminal central, parecem ser uma ótima pedida também. O serviço artesanal, minimalista de resultados expressivos pelo que pude ver.

Valeu pela ajuda prestada Ian!

Em tempo: Estava pesquisando sobre a lubrificação do feixe de molas e parte inferior do chassi: Fiquei na dúvida quanto ao produto a ser usado (óleo vegetal, Querosene, Diesel etc); Em que momento se faz necessária tal aplicação? Poderiam me indicar algo?
  • 14/07/2014, 19:02
    antonio umino
    3 Anexo(s)
    Anexo 470635Esta foto é de minha Rural. em que coloquei o amortecedor de direção da Kombi. foto de minha autoria.

Anexo 470636Esta foto foi tirado sem o motor... usei um tubo cortado para colocar nos grampos com uma orelha para fixar o amortecedor.....
    Anexo 470637
    ok.

abçs
  • 15/07/2014, 13:15
    H.Martins
    Ótimo trabalho Antonio. Obrigado.
  • 15/07/2014, 18:22
    H.Martins
    Amigos,

Andei conspurcando aqui no fórum, algumas dicas sobre amortecedores. Li vários tópicos elogiando a qualidade dos amortecedores traseiros da Ford Ranger 97/98 Cofap Turbogás. Mas ficaram algumas dúvidas; uso a suspensão original ( Dianteira com 11 lâminas do feixe e 10 na traseira, somados aos pneus 33'') Dentro das dimensões de abertura e fechamento, é possível instalá-los no meu jeep? No caso, o ideal é usar os 4 traseiros sim? Ao fazer a busca nas auto-peças, perguntaram se era os da Ranger a Gasolina, ou a Diesel. Ademais, os disponíveis nas Ranger a partir de 1999/2000 Também são uma opção?.

Sei que existem tópicos à respeito, eu faço as buscas, procuro entender, mas sempre vêm uma dúvida à mais após uma avalanche de dados e informações para quem esta começando.. Então, aproveito o tópico por mim criado, e aqui deixo as msg, sem a necessidade de abrir tópicos já existentes na mesma temática (Para a fúria dos adm rsrs..)

Obrigado!
  • 30/07/2014, 14:06
    H.Martins
    Amigos,

Pergunta rápida:

Conversando com um mecânico da região, o mesmo comentou se o Jipe já passou por uma lavagem pulverizadora preventiva, visando a proteção do chassi e carroceria , anti ferrugem/oxidação etc..

Procurando pelo Fórum, ví alguns tópicos discutindo sobre o tema, mas ainda ficaram algumas dúvidas. No meu caso, por não utilizá-lo em trilhas no momento, tal prática seria inviável? Atualmente já não se fazem tais lavagens. E até onde sei, parece que alguns postos estão terminantemente proibidos de realizarem tal operação. Outro item: relativo ao produto a ser utilizado; estive lendo comentários positivos sobre o antigo Texaco Anti-Rust, mas este encontra-se fora de catálogo já à algum tempo. Encontrá-lo foi uma tarefa árdua! Restou o produto disponibilizado pela Ipiranga ''Protetor-Super''. Antes de por isso em prática, venho por meio de minhas dúvidas, pedir o auxílio dos amigos mais experientes. Afinal, qual dos produtos realmente é melhor, e se vale a pena (No meu caso em particular) realizar tal operação?

Obs: Meu Jipe passou por lubrificações nos feixes, quando troquei as buchas dos jumelos e amortecedores, feitas por um um mecânico de confiança. As lâminas foram lubrificadas por meio de um spray (Não me recordo a marca) Mas a operação foi feita em todas as lâminas, montadas no jipe, o serviço foi limpo e bem executado. O resultado final agradou bastante.

Sobre a ''pulverização'', é realmente aconselhável?
  • 30/07/2014, 16:04
    Ian Jeep
    Citação:

Postado originalmente por H.Martins Ver Post
    Boa tarde Ian!

Os terminais pelo que andei vendo e pesquisando, os mais aceitos são os 2 que aqui comentamos. Entre blindados e Lubrificados, o quesito durabilidade é maior nos NAKATA?

Sobre os MB 608: Por serem parrudos, nos transmitem a impressão de robustez! Mas ao que parece, o serviço de adaptação é mais delicado e trabalhoso. Será que vale o investimento?

Em tempo: Estava pesquisando sobre a lubrificação do feixe de molas e parte inferior do chassi: Fiquei na dúvida quanto ao produto a ser usado (óleo vegetal, Querosene, Diesel etc); Em que momento se faz necessária tal aplicação? Poderiam me indicar algo?

Quesito durabilidade eu não sei, mas creio q sejam muito próximos. Eu iria de blindados somente pelo motivo de alguns membros terem aconselhado.

Sobre os terminais MB acho q é inviável, já q o nosso uso não é tão Hardcore assim.

Nunca pulverizei nada disso no meu jeep, alem do mais essa aplicação duraria muito pouco, necessitando reaplicação a cada lavagem, sem contar com a pinga pinga no chão da garagem e nas ruas (escorregar, meio ambiente :? kkk)
    E cuidado com o produto, pois alguns podem danificar borrachas, mangueiras etc.

Geralmente essa aplicação era pra silenciar os ringidos dos feixes e proteção nas trilhas, dizem q ficam até mais macio.
    Melhor mesmo é lubrificar os feixes com produtos específicos, pintar as molas talvez com ante corrosivo.
    Como vc já lubrificou tudo certinho então esquece isso ai.

Citação:

Postado originalmente por antonio umino Ver Post
    Anexo 470635Esta foto é de minha Rural. em que coloquei o amortecedor de direção da Kombi. foto de minha autoria.

Realmente eu esqueci de citar q a foto é do amigo Antonio, me desculpe Antonio por não ter pedido sua autorização, o meu intuito foi apenas ilustrar com um perfeito exemplo da adaptação.

Citação:

Postado originalmente por H.Martins Ver Post
    Amigos,

Andei conspurcando aqui no fórum, algumas dicas sobre amortecedores. Li vários tópicos elogiando a qualidade dos amortecedores traseiros da Ford Ranger 97/98 Cofap Turbogás. Mas ficaram algumas dúvidas; uso a suspensão original ( Dianteira com 11 lâminas do feixe e 10 na traseira, somados aos pneus 33'') Dentro das dimensões de abertura e fechamento, é possível instalá-los no meu jeep? No caso, o ideal é usar os 4 traseiros sim? Ao fazer a busca nas auto-peças, perguntaram se era os da Ranger a Gasolina, ou a Diesel. Ademais, os disponíveis nas Ranger a partir de 1999/2000 Também são uma opção?.

Sei que existem tópicos à respeito, eu faço as buscas, procuro entender, mas sempre vêm uma dúvida à mais após uma avalanche de dados e informações para quem esta começando.. Então, aproveito o tópico por mim criado, e aqui deixo as msg, sem a necessidade de abrir tópicos já existentes na mesma temática (Para a fúria dos adm rsrs.. )

Obrigado!

Sim, ah vários jeepeiros usando esses amortecedores. Sim são os 4 traseiros ref. GL12343. São das rangers mais antigas 97... Vc pode discutir melhor com os membros q usam, la mesmo no tópico especifico, fica mais fácil deles visualizarem e tmb vão saber explanar melhor.

Pois tem uns q falam q da fim de curso na dianteira, precisando elevar o suporte superior e uns q falam q não deram nos seus jeeps, e tem tmb a questão das buchas q uns dizem q tem q trocar e outros utilizam outros métodos, mas é coisa simples.
    É só elogios a esse amortecedor.

Abraços
  • 30/07/2014, 18:54
    H.Martins
    6 Anexo(s)
    Ian,

Mais uma vez obrigado amigo. Já criei um texto para o tópico específico. Resta aguardar!

Sobre a pulverização, seria apenas uma ''solução'' temporária para amenizar um pouco os pequenos na parte de baixo. Diziam que antigamente, era uma operação necessária e recomendável para combater a ferrugem além dos próprios ruídos. Mas não sei ao certo.

Obs: Mais algumas fotos do jipe (Chassi/carroceria)
    Anexo 472542Anexo 472543Anexo 472544Anexo 472545Anexo 472546Anexo 472547

Aos observadores mais astutos e experientes; por favor os comentários: críticas, sugestões, broncas, ofensas.. O que vale é a opinião construtiva! Abraços!
  • 31/07/2014, 13:04
    Ian Jeep
    tamo ai pra isso,

Martins, seu jeep ta "sarado" por baixo, ta cleaner kkkk
    nunca vi um jeep tão limpinho, o chassis ta liso, aparentemente não tem pontos de ferrugem e pelo jeito não vai ter por um bom tempo, ao menos é a impressão q eu tive nas fotos.
    A carroceria q tem alguns pontos né, mas como falei, ficar pulverizando toda hora, acho q não é jogo não.

Abraços, e vai curtir o jeep, para de ficar caçando coisa. kkkkk
  • 31/07/2014, 18:08
    H.Martins
    Citação:

Postado originalmente por Ian Jeep Ver Post
    tamo ai pra isso,

Martins, seu jeep ta "sarado" por baixo, ta cleaner kkkk
    nunca vi um jeep tão limpinho, o chassis ta liso, aparentemente não tem pontos de ferrugem e pelo jeito não vai ter por um bom tempo, ao menos é a impressão q eu tive nas fotos.
    A carroceria q tem alguns pontos né, mas como falei, ficar pulverizando toda hora, acho q não é jogo não.

Abraços, e vai curtir o jeep, para de ficar caçando coisa. kkkkk

Fala Ian!

hehehehehe Meu pai veterano de incontáveis Jeeps em seus 72 anos de vida disse:
    -
    Guri: ''Pare de sentar no Jeep para buscar defeitos, agora use-o para descobrir qualidades!''

obs: Em tempo - descobri que vou precisar trocar os calços da carroceria, só não sei quais modelos adotar. Tô conspurcando pelo fórum aí... rsrs. Borracha ou PU? ou aquele famoso ''sanduba'' rsrs..

Mais uma vez obrigado pelos conselhos!
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 6 de 8 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345678 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 19:13.