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Convex Datacenter
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  • #1
    Usuário Avatar de marco cruz
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    calibragem de pneus




    Alguém aí tem uma tabelinha para divulgar para todos os jipeiros sobre calibragem dos pneus mais usados (ex. frontiera, argentino, BF 33", General 35", Guyanne, etc)
    Acho que poderia ajudar bastante (eu, por ex, não faço idéia da pressão correta...

  • #2

    Calibragem

    Marco,

    Sobre os pneus argentinos/super tração, tamanho 7.50R16, com 10 lonas - o mais comum para uso em CJ...

    A calibragem ideal no asfalto é de 18 libras, com câmara, no caso de um CJ com peso original. Eu tenho motor de opala (uns 50 kg mais leve) em um 51 (mais leve que o CJ5) mas tenho guincho (40kg) e outros apetrechos de trilha (mais uns 50kg), então uso isso mesmo.

    E, apesar de ter 90% do tempo rodas tortas e direção desalinhada (trilha porrada é phoda... ), o desgaste é regular, não tá comido torto nem nada.

    É a calibragem recomendada pelo Maneco Leitão (www.manecopneus.com.br), que, aliás, postou uma mensagem na jipenet hoje ou ontem sobre isso.

  • #3
    Usuário Avatar de marco cruz
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    13/03/2003
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    Valeu Daniel.
    Eu tenho o argentino (firestone) e estava usando 24 libras , o que estava matando minha coluna (para dizer a verdade, não fazia idéia da pressão adequada e acabei deixando em 24).
    De qualquer forma, acho interessante o site colocar uma tabelinha com esse tipo de dica...

  • #4
    Usuário Avatar de Aurélio
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    Marco,

    Em relação a calibragem de pneus, repasso na íntegra o e-mail que recebi da BF sobre o assunto.
    Chama a atenção o uso das pressões recomendadas pelo fabricante, independente do tipo ou tamanho de pneu usado.
    Faz sentido

    []´s calibrados







    Caro Luís Aurélio,

    Conforme sua solicitação, gostaríamos de esclarecer sua dúvida a
    respeito da pressão recomendada para os pneus de seu veículo.

    Como regra, devemos seguir as recomendações de pressão dos
    fabricantes dos veículos, independentemente da dimensão de pneus
    que está sendo utilizada.

    Em casos extremos, onde existe a necessidade de se aumentar a
    tração na lama/areia, podemos utilizar pressões inferiores, seguindo
    rigorosamente a tabela abaixo:

    12psi------>velocidade máxima de 20 Km/h
    20psi------>velocidade máxima de 65 Km/h

    É importante lembrarmos que é necessário retornar às pressões
    normais assim que ultrapassados esses obstáculos.

    Continuamos à disposição pelo e-mail sac.brasil@b... ou
    pelo telefone 0800 90 94 00 (ligação gratuita), de 2ª à 6ª feira,
    das 08 às 17hs.

    Atenciosamente,
    Tatiana Amorim,
    SAC BFGoodrich.
    Aurélio

  • #5
    Moderador Avatar de gvogetta
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    Pressões

    Caros Companheiros,


    Como bem indicou o pessoal da BF ao nosso companheiro Aurélio, o ideal é seguir as recomendações do fabricante do veículo, que na grande maioria dos casos independem das dimensões/tipo/marca do pneu utilizado, o que de imedato inviabiliza a existência de uma tabela-padrão de pressões indicadas.

    A pressão a ser utilizada, além da recomendação do fabricante do veículo deve ser compatível com o tipo de terreno a ser percorrido e com o peso total do veículo, visando manter uma melhor área de contato nos tipos de terrenos que oferecem menor aderência, como areia, lama e turfa, por exemplo. Nestes terrenos baixa-se a pressão dos pneus a níveis mínimos, para trânsito a velocidades baixas para que uma maior área do pneu mantenha-se em contato com o solo, distribuindo melhor o peso da viatura sobre uma área de contato maior, diminuindo assim o risco do pneu afundar no terreno. De forma inversa aumenta-se a pressão dos pneus à medida que aumenta-se a aderência do terreno e a velocidade, de forma a minimizar o desgaste da banda de rodagem dos pneus.

    Saudações calibradas



  • #6
    O que eu sempre faço é nada mais que aplicar uma regra de três.......

    No lateral do pneu, está escrita a capacidade do pneu em libras e a pressão máxima. No caso de meus pneus, por exemplo, Super Swamper TSL/SX 35 x 15,5, a capacidade é 2.800 libras (1.272 kg) a uma pressão de 30 psi. Ou, seja se dependesse apenas dos pneus, cada eixo suportaria 2.544 kg com os pneus à pressão máxima.

    Na última vez que pesei o meu Samurai, ele estava com 660 kg sobre o eixo dianteiro e 580 kg no eixo traseiro.

    Então, a regra de três......

    30 x 660 / 2544 = 7,8 psi

    Daí, redondei para cima e uso 10 psi no asfalto... :P

    Para trilhas, já tentei pressões baixíssimas, tipo 3 psi. Porém, tive problemas com o pneu saíndo do aro. Não desistindo, fiz um jogo de beadlocks. Ainda não testei (o jipe AINDA está parado para trocar o motor ), mas tenho certeza que vou poder andar até com os pneus vazios...... :P

    ==========

    O meu caso é um pouco fora do comum por ser um jipe leve com pneus grandes. De qualqur maneira, com a regra de três, se chega perto da pressão ideal.......

  • #7
    Usuário Avatar de Carlos ZN
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    Olá Amigos,

    Estou com estas dúvida uso 750-16 Argentinos sei que pouca calibragem gasta o pneu irregular e gasta combustivel, muito pula muito mandei o e-mail para www.manecopneus.com.br e assim que tiver resposta coloco no fórum.
    Abraços
    Carlos Andreoli
    São Paulo – SP Zona Norte

  • #8
    Usuário Avatar de William_NATAL
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    Bill,

    quanto custou p/ fazer os beadlocks ?? como vc fez ? da p/ adaptar em roda de f 1000 ?
    X Terra

  • #9
    Citação Postado originalmente por William_NATAL
    Bill,

    quanto custou p/ fazer os beadlocks ?? como vc fez ? da p/ adaptar em roda de f 1000 ?

    Desembolsei uns 100 reais, sei lá exatamente.

    Eu mesmo fiz.

    Dá para fazer em roda de F-1000


    Abraços,

  • #10
    Usuário Avatar de marcelo nunes
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    Também fiz o esquema da regra de 3 e deu certo.

    Meu pneu é um 750x16 da Goodyear, originalmente para caminhão, por isso a capacidade de carga é E , é um pneu de 10 lonas (para 4500 kg rodando a 60 libras.).

    Por e-mail o fabricante confirmou a capacidade de carga. Como resultado, uso até 14 libras no CJ5 no asfalto, mas fora ele roda com 8 libras numaboa.

    Antes andava com 20...imagine a dureza.

  • #11
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    E ae galera...

    Eu uso pneus frotiera com 10psi. Não tenho do que reclamar.

    Vitor

  • #12
    Usuário Avatar de Carlos ZN
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    Olá Marcelo,

    O pior que 20 libras é o ideal, uso 750-16 eu pesquisei e o problema de andar com o pneu de várias lonas baixo é que acaba com a carcaça.
    A fonte foi o pessoal do http://www.pneusbotta.com.br/.
    Abraços
    Carlos Andreoli
    São Paulo – SP Zona Norte

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