Postado originalmente por
VINI-INIV
Olá pessoal,
Sou novo no 4x4 brasil então já antecipo meu pedido de desculpas por eventuais infrações.
Seguinte... Tenho um CJ5 ano 1973, que veio com motor BF161, cambio original 4 marchas e diferenciais 44/9. Após rodar uns tempos com o Jeep decidi trocar o motor e dar uma reforma geral nele. Gostaria que vocês contribuíssem com o extenso conhecimento que possuem em possíveis modificações e ajustes que considerem que ficaria melhor.
Antes de passar as minhas ideias a respeito das modificações, gostaria de dizer quais os objetivos que pretendo atingir com o jeep, serão eles:
1- Utilizado na maior parte do tempo na cidade e asfalto (80-100km/h)
2- Fins de semana, estrada de chão, aclives e declives (carros com motor 1.0 - 1.4 tem muita dificuldade em subir, mesmo em 1a marcha)
3- Trilhas leves a cada mês
Para isso fiz o seguinte
1- Comprei um motor Willys 3000 - coletor de admissão parafusado no bloco (Willys e não FORD) e já mandei fazer ele, consegui também os dois (cada 3 cilindros junta em uma saída) coletores de escapamento 6x2... PEÇO AUXÏLIO: Alguem sabe onde eu encontro o coletor que segue após o coletor inicial que me larga duas saídas?
2- Cambio 4 Marchas + reduzida, já foram revisados e trocaram apenas rolamentos e outros detalhes (e óleo, claro)
Isso já está pronto e não irei alterar, agora é onde surgem as dúvidas sobre os demais componentes (e gostaria do auxílio de vocês, observando o meu propósito com este jeep):
FREIOS:
1- Kit de freio a disco na dianteira: Pelo que pesquisei é usado o kit com pinça de Kombi... É isso mesmo?
2- Kit de freio a disco na traseira: Pelas minhas pesquisas e considerando que quero manter o freio de mão, é utilizado o kit com pinça do Kadett... Confere?
3- Servo freio + cilindro mestre? Usam de qual veículo F1000?
4- Pedaleiras... Uso de qual carro considerando essas alterações?
DIREÇÃO HISDRÁULICA:
5- Direção hidráulica... Vi que usam a do Santana, ela pode ser de fato utilizada? Qual a bomba a ser utilizada?
ESTRUTURAL/ESTABILIDADE:
6- Cintar o chassis (será feito entre o suporte do amortecedor dianteiro e traseiro, por "cima" do chassis), é assim mesmo?
7- Trocar os amortecedores, vi que usam o COFAP 12343 turbo gás da Ranger 96-97... Eles se adequam ao meu projeto? (a altura da suspensão é original, com feixe de mola)
MOTOR:
8- Mantenho a ignição com platinado, sequencial ou eletronica? Onde poderia encontrar um kit para ele, valores?
9- Alimentação, estou com dificuldade para achar o carburador para este motor, visto que é um bijet, pelo que li é o DFV ou WEBBER, 444 ou 446 (em anexo segue um desenho de onde é fixado o carburador), afinal qual carburador que eu uso?
10- Caso eu decida instalar injeção eletrônica multiponto, vocês sabem quem poderia fazer o coletor de admissão?
CARROCERIA:
11- Estou pensando em trocar por uma de fibra, inclusive pensando em instalar uma toda fechada, o que vocês acham? Quem vocês indicam?
12- Instalação de tanque de combustível de plástico na traseira, há algum problema?
Desculpem-me pela extensão do tópico, mas eu quis explicar bem, para não aperecer gente dizendo que tem que arrancar tudo e por AP e não sei mais o que =P
Agradeço o auxílio de todos, inclusive com os possíveis locais de compra...
Um abraço