Postado originalmente por
fogoncalves
Caro, vou falar por experiência própria, pois meu Jeep Willys tem essa mesma configuração (Motor OHC, Cambio original de 4 marchas, relação original 9/44, porém eu uso pneu A/T 33"). Com o turbo ele subia na mesma balada da descida. Não perdia rendimento.

O cambio original é muito ruim. Eu fiz uma expedição de 2.200 km com ele e, como eu estava com minha filha, que na época tinha 1 ano e 1 mês, completou 1 ano e 2 meses durante a viagem, levei muita tralha em cima do Jeep Willys (Além de uma Campings Wolrd no "Teto" - Foto acima). Com o motor OHC turbinado e injetado, ele se comportou bem na viagem, porém o cambio esquentava muito! Depois de quente, ele arranhava até quando eu pensava em engatar uma marcha. Quanto a forçar o resto do conjunto, é claro que maior potência vai gerar maior esforço do restante do conjunto. Exigir brutalidade o motor vai te dar, mas se não dosar o pé e não se preocupar com o restante, vai moer tudo sim! Não tem cerveja grátis!
Atualmente estou reformando meu Willys e vou usar o cambio do Chevette 5 marchas. A diferença é o destino que meu Willys terá. Ele será mais para expedições e não para trilhas pesadas. Como eu tenho outros 2 Jipes, ele será o Jeep de passear com a família e fazer expedições longas, ou seja, trilhas leves a moderadas, nada de querer subir parede ou atravessar pântanos...
O que vc tem que ter em mente é o seguinte:
Saiba o que vc tem de equipamento e aprenda a respeitá-lo. Se vc abusar, ele vai abusar de vc!!!