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  • #1
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    Transformar motor opala 4cc de alcool para gasolina




    Alguém aí já fez essa transformação? O que tenho de fazer? Peças a trocar?

    Fica melhor o jipe? Desempenho? Consumo? Potência?
    To com uns probleminhas ai e se tiver de abrir o motor, tava pensando de passar pra gasolina,
    principalmente por causa do webber 446 que entope muito no alcool.

    Obrigado,,,,

  • #2
    Usuário Avatar de KitiU.
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    Citação Postado originalmente por syncretist Ver Post
    Alguém aí já fez essa transformação? O que tenho de fazer? Peças a trocar?

    Fica melhor o jipe? Desempenho? Consumo? Potência?
    To com uns probleminhas ai e se tiver de abrir o motor, tava pensando de passar pra gasolina,
    principalmente por causa do webber 446 que entope muito no alcool.

    Obrigado,,,,
    Dae amigo, a princípio você teria que tirar a taxa de compressão, para isso basta trocar a junta por uma mais grossa ou usar 2 juntas (não muito recomendado).

    Da uma olhada nessa junta, tem 3 medidas... Junta de Cabeçote AÇO Opala 4c - General Escapamentos

    Outra coisa que mudaria é regulagem de carburação e ponto de ignição... o 446 cromado original a alcool, pode ser usado a gasolina, mas ele escurece com o tempo e suja tbm... ja o ponto é facil de ajustar...

    Espero ter ajudado.... forte abraço!
    Christian Ullmann


  • #3
    Usuário Avatar de reslima
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    Amigo, tenho uma solução melhor pra você. Esquece essa 446 e coloca um Solex H34 álcool no teu motor, garanto que não se arrependerá. 446 é um carburador problemático, além de beberrão. Só a título de curiosidade, a calibragem para esse carburador no 4 cilindros é a mesma do 6 cilindros. Tenho um desse no motor 4.1 da minha A10 e também não estou contente com ele. Tive CJ com motor 151 com Solex H34 e não posso reclamar nada dele, acho um carburador mais adequado, principalmente para o 151.

  • #4
    Usuário Avatar de Dic3
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    Eu incluiria o H40 nessa lista do Reslima, tenho no meu a anos e acho um puta carburador, economico e facil/baixa manutencao
    CJ-5 1961 Verde- Gm151S-5m, 35", DH, Winch 9000, HID
    GPW 1942 Ex EB - Gm151S-5m, 33", DH, Ramsey 8000
    Xterra 2004 + Ups

  • #5
    Usuário Avatar de reslima
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    Citação Postado originalmente por Dic3 Ver Post
    Eu incluiria o H40 nessa lista do Reslima, tenho no meu a anos e acho um puta carburador, economico e facil/baixa manutencao

  • #6
    Usuário Avatar de Dodger
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    Citação Postado originalmente por reslima Ver Post
    Amigo, tenho uma solução melhor pra você. Esquece essa 446 e coloca um Solex H34 álcool no teu motor, garanto que não se arrependerá. 446 é um carburador problemático, além de beberrão. Só a título de curiosidade, a calibragem para esse carburador no 4 cilindros é a mesma do 6 cilindros. Tenho um desse no motor 4.1 da minha A10 e também não estou contente com ele. Tive CJ com motor 151 com Solex H34 e não posso reclamar nada dele, acho um carburador mais adequado, principalmente para o 151.
    Esse DFVéio 446 acho que só opaleiro acha ele um bom carburador. Na verdade eles acham o melhor carburador do mundo, ahahaha. Eu acho um verdadeiro lixo!

    ou faz ai como falaram, testa com o Solex H-34 primeiro. mas se quiser passar pra gasolina, nem precisa abrir motor nem nada, a taxa de compressão destes motores mais antigos, mesmo sendo a alcool é menor do que as do carros atuuais pra rodar na gasolina. Mas seria ideal conferir a taxa de compressão do seu motor pra num dar zebra, já que é bem possivel de já terem mexido no cabeçote antes.

    o que o pessoal faz é substituir o carburador e distribuidor pelo de gasolina e fazer o acerto.

    amigo meu tinha um opala 87 4 cil com motor alcool, e acho que ele nunca rodou com alcool naquele carro, aqui na região num vale a pena.

  • #7
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    Esses carburadores, é só tirar o meu e colocar esses ????? ou há alguma adaptação ?????

    Na verdade, o motor comerçou a espirrar óleo pela vareta de verificação do óleo e a potência caiu.
    NO forum comentaram bastante e levei ao mecânico que diagnosticou problemas nos anéis....e vai abrí-lo. Daí pensei em aproveitar e passar pra gasolina.

    Valeu demais;


    Citação Postado originalmente por reslima Ver Post
    Amigo, tenho uma solução melhor pra você. Esquece essa 446 e coloca um Solex H34 álcool no teu motor, garanto que não se arrependerá. 446 é um carburador problemático, além de beberrão. Só a título de curiosidade, a calibragem para esse carburador no 4 cilindros é a mesma do 6 cilindros. Tenho um desse no motor 4.1 da minha A10 e também não estou contente com ele. Tive CJ com motor 151 com Solex H34 e não posso reclamar nada dele, acho um carburador mais adequado, principalmente para o 151.

  • #8
    Usuário Avatar de Dodger
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    07/12/2007
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    se vai abrir ai dá pra medir direitihnho a calcular a taxa de compressão dele. se num for nada muito além de 10:1 pode usar gasolina nele sem problema nenhum.

    carburador tu vai precisar coletor de admissão do opala pra H-34 tbém pq a furação do 446 é bem parecida mas num é igaul não, tem aos montes em ferro velho

  • #9
    Usuário Avatar de KitiU.
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    A taxa original do opala a alcool é em torno dos 11:1.... usando uma junta mais grossa... tipo essa de 2.22mm ja deve baixar para uma taxa aceitável para um motor a gasolina... no entanto o meu motor esta na casa dos 11:1 de taxa usando gasolina... o grande detalhe é ponto de ignição, que no motor a álcool é mais adiantado do que a gasolina... sendo assim uma simples troca de combustível vai fazer o motor grilar se não mexer em ponto de ignição... no entanto, se atrasar o ponto é possível sim usar gasolina sem mexer em taxa.... Lembrem-se que nossa gasolina não é pura, tem em torno de 25% de álcool... E uma taxa maior ajuda no desempenho e potência do motor...

    Quanto carburação, usei a vida toda no meu jeep o 446 tanto rodando a álcool quanto a gasolina... sempre usei o mesmo 446... o problema é que a manutenção do mesmo, indefere se a gasolina ou álcool... é um carburador que suja fácil... difícil acerto... mas excelente em desempenho... Se tiver um mecânico bom, experimenta usar esse mesmo, só precisa de uma troca de gicle e uma boa regulagem....
    Christian Ullmann


  • #10
    Usuário Avatar de Dodger
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    se for passar mesmo pra alcool, pega o distribuidor do motor a alcool, num é só ponto inicial que pega, mas a curva de avanço que é especifica de cada motor e isso o distribuidor que comanda, no alcool é uma coisa no gasolina é outra. pode até deixar o mesmo distribuidor, vai funcionar ok, mas nunca vai ficar 100%

  • #11
    Usuário Avatar de jairferreira
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    Meu irmão tinha uma diplomata 6 canecos na gasolina com pistão a alcool, carburador para gasolina e regulagem um pouco mais fechada que o normal. Eu perdi a conta das vezes que saia de 4ª marcha. Parecia um caminhão de tanta força e funcionava redondinho. Um belo dia ele se descuidou e a ventoinha parou de funcionar no transito pesado, quando parou já estava fervendo.
    Levou pra substituir a somente a junta aí o dono da oficina e retifica colocou na mente do meu irmão que teria que substituir todos os pistões por originais a gasolina.
    Matou o carro. Ficou fraco e bebendo mais 5.5 na rua e 7 na estrada. antes fazia 7 na rua e 9 e um pouquinho na estrada.

    Obs.: Não vivemos de mecânica mas somos envolvidos desde pequenos, sendo que meu pai e meu irmão trabalhava em retifica montando motores diesel e também tiveram oficina.
    Hoje tenho uma micro oficina em casa só por lazer!

    Se souber fazer fica um belo trabalho.

    Boa sorte!
    Sonhei que estava sonhando, quando acordei estava dormindo!

  • #12
    Alguem que tenha feito a conversão pode dar uma ideia de quanto pra quanto foi o consumo ? Da mesmo pra tirar 130 cv com essas pequenas modificações ?

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