x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 23
    Usuário
    Entrada
    19/01/2011
    Local
    Sao Bento do Sul/SC
    Agradecimento: 1

radiador para motor opala 151

alguem saberia me dizer qual melhor radiador a ser colocado em um jeep 51 com motor 151 opala.
    o meu esta com o radiador original do opala e esta esquentando muito.

Usuário
    Entrada
    19/12/2007
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Agradecimentos: 0
    Olá Marcio.
    O meu está com motor de opala 4 cc e tem o radiador do Jeep com ventuinha elétrica.
    O seu problema de aquecimento pode estar na válvula termostática e na cebola que liga a ventuínha (se for elétrica)
    Existem alguns tipos de cebola e válvula que acionam com temperaturas diferentes.
    A minha válvula termostática abre com 75 graus, porque o meu motor é gasolina e a cebola liga com 87 graus e desliga com 76 graus e o motor não aquece.
    Abç
    Carlos

Usuário
    Entrada
    19/01/2011
    Local
    Sao Bento do Sul/SC
    Citação Postado originalmente por Carlos Padial Ver Post
    Olá Marcio.
    O meu está com motor de opala 4 cc e tem o radiador do Jeep com ventuinha elétrica.
    O seu problema de aquecimento pode estar na válvula termostática e na cebola que liga a ventuínha (se for elétrica)
    Existem alguns tipos de cebola e válvula que acionam com temperaturas diferentes.
    A minha válvula termostática abre com 75 graus, porque o meu motor é gasolina e a cebola liga com 87 graus e desliga com 76 graus e o motor não aquece.
    Abç
    Carlos
    blz Carlos
    em meu jeep não tem a valvula termostatica, e a ventuinha tenho a original como é nos motores de opala, ou seja,
    ela vai junto a bomba de agua, ainda tenho uma eletrica auxiliar em frente o radiador, que ligo ela manual
    quando nescessario.

Usuário
    Entrada
    19/12/2007
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Agradecimentos: 0
    Então pode ser o radiador entupido.
    Deixa o Jeep parado com o motor ligado e com a ventuinha elétrica ligada, se o motor aquecer, o radiador deve estar entupido.

Usuário Avatar de Pablo.pinto2007
    Entrada
    27/09/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Agradecimentos: 4
    Citação Postado originalmente por marciorank@gmail.com Ver Post
    blz Carlos
    em meu jeep não tem a valvula termostatica, e a ventuinha tenho a original como é nos motores de opala, ou seja,
    ela vai junto a bomba de agua, ainda tenho uma eletrica auxiliar em frente o radiador, que ligo ela manual
    quando nescessario.
    Então... o seu radiador ou deve estar pequeno pro motor, ou realmente entupido ou sujo (sem eficiência)... eu não entendo como é o sistema original dos motores GM 151, mas eu uso o radiador da pampa de alumínio, com reservatório de expansão (que é por onde coloco água e vejo o nível)...

No meu tópico tem umas fotos, não muito boas do radiador, mas tem um vídeo já do motor funcionando e dá pra ver como fica no jeep 51... só que no seu caso tem que ver como ficam as saídas de mangote pra que lado... essas coisas...

Agora existem diversos fatores que fazem um motor esquentar...
    - sobreaquecimento por esforço, forçou demais o motor e esse "não aguenta" ou seja, está com as canaletas entupidas, encrustadas dentro das galerias do bloco e cabeçote...
    - subdimensionamento do radiador (mas como é original do motor, acho pouco provável);
    - válvula termostática travada (com a ausência, esse problema não aparece);
    - sensores da indicação do painel com indicação falsas;
    - sensor de temperatura da cebolinha... com defeito ou atrasando (caso tenha ventulinha elétrica);
    - ineficiência da ventulinha quando mecânica por ausência do delfetor;
    - radiador entupido, precisando varetar;
    - radiador com alguns tubos já plugueados (soldados para não vazar água);
    - radiador sujo, com lama (agora barro) por entre as aletas, roubando esse calor e impedindo a troca termica eficiente!

Eu no seu lugar trocaria por um mais moderno de alumínio...

Grande abraço e quero ver o resultado!

Pablo
    CJ-3A - 1951 - Motor AP 1.8 Álcool, câmbio niva, t-case willys, pneus BF 33" Mud. O "AVÔ".
    Grand Cherokee Laredo 1997, originalzinha. A "NETA".

Usuário Avatar de calhiandro
    Entrada
    26/03/2011
    Local
    Garanhuns/PE
    Agradecimentos: 10
    Citação Postado originalmente por Pablo.pinto2007 Ver Post
    Então... o seu radiador ou deve estar pequeno pro motor, ou realmente entupido ou sujo (sem eficiência)... eu não entendo como é o sistema original dos motores GM 151, mas eu uso o radiador da pampa de alumínio, com reservatório de expansão (que é por onde coloco água e vejo o nível)...

No meu tópico tem umas fotos, não muito boas do radiador, mas tem um vídeo já do motor funcionando e dá pra ver como fica no jeep 51... só que no seu caso tem que ver como ficam as saídas de mangote pra que lado... essas coisas...

Agora existem diversos fatores que fazem um motor esquentar...
    - sobreaquecimento por esforço, forçou demais o motor e esse "não aguenta" ou seja, está com as canaletas entupidas, encrustadas dentro das galerias do bloco e cabeçote...
    - subdimensionamento do radiador (mas como é original do motor, acho pouco provável);
    - válvula termostática travada (com a ausência, esse problema não aparece);
    - sensores da indicação do painel com indicação falsas;
    - sensor de temperatura da cebolinha... com defeito ou atrasando (caso tenha ventulinha elétrica);
    - ineficiência da ventulinha quando mecânica por ausência do delfetor;
    - radiador entupido, precisando varetar;
    - radiador com alguns tubos já plugueados (soldados para não vazar água);
    - radiador sujo, com lama (agora barro) por entre as aletas, roubando esse calor e impedindo a troca termica eficiente!

Eu no seu lugar trocaria por um mais moderno de alumínio...

Grande abraço e quero ver o resultado!

Pablo
    Pablo, você esqueceu de um sintoma: cabeçote ou bloco trincado, ele ferve também! Um amigo meu tinha um injesa com motor de opala 6cc e começou a ferver, esperamos esfriar, colocamos água e ferveu de novo em marcha lenta, depois foi descoberto que o bloco estava trincado nas camisas ocasionando o superaquecimento.
    CJ5-1976- Bob Esponja

Entrada
    27/09/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Citação Postado originalmente por calhiandro Ver Post
    Pablo, você esqueceu de um sintoma: cabeçote ou bloco trincado, ele ferve também! Um amigo meu tinha um injesa com motor de opala 6cc e começou a ferver, esperamos esfriar, colocamos água e ferveu de novo em marcha lenta, depois foi descoberto que o bloco estava trincado nas camisas ocasionando o superaquecimento.
    Com certeza... mas se o motor tiver todo direitinho... no máximo é subdimensionamento... agora se nada resolver, eu abriria o motor, pois aí com certeza tem algo de errado no cabeçote!!!

Pablo
    CJ-3A - 1951 - Motor AP 1.8 Álcool, câmbio niva, t-case willys, pneus BF 33" Mud. O "AVÔ".

Usuário
    Entrada
    19/01/2011
    Local
    Sao Bento do Sul/SC
    Citação Postado originalmente por Pablo.pinto2007 Ver Post
    Com certeza... mas se o motor tiver todo direitinho... no máximo é subdimensionamento... agora se nada resolver, eu abriria o motor, pois aí com certeza tem algo de errado no cabeçote!!!

Pablo
    deixa eu ver se entendi!
    se o radiador for muito grande tambem poderá dar problema?

Entrada
    27/09/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Citação Postado originalmente por marciorank@gmail.com Ver Post
    deixa eu ver se entendi!
    se o radiador for muito grande tambem poderá dar problema?
    De aquecimento nunca!!!

O problema que vc pode ter com um radiador grande demais é o volume de água não ser suficiente para aquecer o motor na temperatura de trabalho ideal... eu não sei que temperatura é essa....

No meu sistema eu faço o seguinte...

Não tenho válvula termostática, uso eletroventilador e não uso ventulinha mecânica, a cebolinha do radiador se não me engano é de 76ºC e com isso o motor nunca trabalha quente... não chega nem nos 85ºC... às vezes isso pode ser um problema pois tem motor que frio não queima legal, no meu tá de boa...

Outra coisa que pode fazer com que o motor aqueça e aparentemente tudo esteja normal é a bomba dágua... pois dependendo da qualidade da água que vc use, ou seja, se não coloca aditivo na água e a troca de vez em quando... essa água ferruginosa (se tiver assim) é parte integrante da bomba, ou seja, as palhetas da bomba podem estar gastas, já vi bomba até sem aleta, só a marca de onde elas ficavam... então se faz tempo que o amigo não troca a bomba ou abre ela pra ver, e a sua água é ferruginosa, vale a pena conferir!!!

Abração!

Pablo

Usuário Avatar de Dic3
    Entrada
    08/06/2006
    Local
    Curitiba/PR
    Motor nao pode trabalhar abaixo da temperatura pra qual ele foi projetado. Se for pra trabalhar a 85ºC, entao tem que trabalhar a 85ºC.
    Se trabalhar acima tera problema com junta queimada e afins, se trabalhar abaixo voce tera diferenca de dilatacao o que a medio/longo prazo causara desgaste irregular de camisas e pistoes, vai comecar a fumar e em casos mais serios trincas nas camisas.

Tem que usar a termostatica sempre, ela que garante que o motor sempre trabalhara na temperatura correta.

O radiador pode ser do tamanho do de um caminhao, desde que esteja com a valvula termotatica voce nao tera problemas
    4X4 Brasil
    CJ-5 1961 Verde- Gm151S-5m, 35", DH, Winch 9000, HID
    GPW 1942 Ex EB - Gm151S-5m, 33", DH, Ramsey 8000
    Xterra 2004 + Ups

Usuário
    Entrada
    19/01/2011
    Local
    Sao Bento do Sul/SC
    Citação Postado originalmente por Dic3 Ver Post
    Motor nao pode trabalhar abaixo da temperatura pra qual ele foi projetado. Se for pra trabalhar a 85ºC, entao tem que trabalhar a 85ºC.
    Se trabalhar acima tera problema com junta queimada e afins, se trabalhar abaixo voce tera diferenca de dilatacao o que a medio/longo prazo causara desgaste irregular de camisas e pistoes, vai comecar a fumar e em casos mais serios trincas nas camisas.

Tem que usar a termostatica sempre, ela que garante que o motor sempre trabalhara na temperatura correta.

O radiador pode ser do tamanho do de um caminhao, desde que esteja com a valvula termotatica voce nao tera problemas
    e se estiver com um radiador bem dimensionado e sem valvula trmostatica, qual seria o prejuizo do motor?

Usuário Avatar de Dic3
    Entrada
    08/06/2006
    Local
    Curitiba/PR
    Sao coiss diferentes, radiador dimensionado e uso de valvula termostatica.

Nao usar a valvula fara o motor demorar a chegar na temperatura correta ou em caso de qualquer diferenca brusca de temperatura baixara a temperatura do motor, por ex estar andando com o motor quente e pagar uma chuva, fara a temperatura do motor cair rapidamente e essa diferenca causara os danos que citei.

Usar um radiador bem dimensionado nada mais é do que ter um radiador que de conta de arrefecer o sistema mesmo com a valvula totalmente aberta
    CJ-5 1961 Verde- Gm151S-5m, 35", DH, Winch 9000, HID
    GPW 1942 Ex EB - Gm151S-5m, 33", DH, Ramsey 8000
    Xterra 2004 + Ups

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Vendo motor de opala 6 cil. A alcool c/ ignição e radiador
      Por Alexandros no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 0
      Última resposta: 02/12/2010, 20:45
    2. Motor 6cc opala..qual radiador usar?
      Por AllanVictor no fórum Jeep Willys
      Respostas: 6
      Última resposta: 29/07/2010, 01:00
    3. Compro radiador p/ motor opala 4c
      Por tlm67 no fórum Compram-se Peças e Acessórios
      Respostas: 2