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Convex Datacenter
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  • #1

    cruzeta do munhão




    Pessoal meu cj ficou pronto , fui para uma trilha este find mas não fui muito feliz , no final da trilha ele quebrou outra vez a cruzeta do munhão,
    oque eu tenho no diferencial dianteiro e rodas 8", chuteira 35", tração positiva da F1000 , alargadores de 1" 1/2 de aluminio , motor 3,6l (não prescisa dar tranco) e um guincho Work 9000 libras , alguem ja passou por isso e tem a solução.
    Onde eu quebrei foi onde nimguem conceguia subir , ai eu subi e quebrou no meio do obstaculo .
    Estou desesperado me ajudem .
    E o pior de tudo e que esta acabando meu estoque de pontas de eixo , encontrei as cruzetas no Donatti ascessorios.

    Joao de marco
    CJ-5 81 3,6l

  • #2
    Usuário Avatar de monge
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    cruzetas

    Fala Gente...

    Também sofro deste mal... já quebrei 3 cruzetas destas seguidas.

    O lance seria cruzetas CTM... mas nem sei o preço delas... e com certeza é em Doletas...

    []'s

    Eugênio
    o|||||o Monge® - CJ5 - 68 - "Bacate Atômico"
    []-o-[] Campo Belo - Sul de Minas Gerais
    https://www.youtube.com/user/mongeogeno/videos

  • #3
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
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    cruzeta

    João , eu acho que chuteiras 35" ainda com alargadores dá uma forçada legal no cjto todo , quebra a cruzeta pra não quebrar sat./plan. ou coroa/pinhão , se vc reforçar a cruzeta , vai ter que usar peças reforçadas no resto tbm , senão é capaz de o prejuizo ser maior .
    Manda uma mensagem pessoal para o Ramiro Eli , ele tem os 35" , faz trilha e não quebra ...

    []s ...
    Edu
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #4
    Usuário Avatar de leopoldo
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    cruzetas

    Nem as cruzetas nem os semi-eixos dianteiros aguentam o CJ reduzido e com muito peso no pedal com pneus maiores que os 31".

    Se voce esterçar e acelerar, pior ainda, quebra só de tirar o pé da embreagem.

    O pior é que voce pode destruir a parte interna do munhão ou ainda ficar com o sistema de direção TRAVADO.

    No meu caso, cansei de destruir semi-eixos e cruzetas.

    Fiz uma pesada adaptação com as homo-cinéticas do eixo dianteiro da toyota e semi-eixos especiais.

    Até agora aguentou bem, não quebrei mais os semi-eixos, nem as homo-cinéticas.

    Meu CJ tem motor V8 e quebrava semi-eixo a cada semana. Agora, fazem 6 meses e tudo bem e já até arrisquei umas abusadas.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -12080014_157.jpg  

  • #5
    Anunciante Avatar de Giovani
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    Re: cruzeta do munhão

    Citação Postado originalmente por joao de marco tavares
    Onde eu quebrei foi onde nimguem conceguia subir , ai eu subi e quebrou no meio do obstaculo .
    Grande João!!!

    A "solução", ou melhor a causa do problema está descrita aí... Esse motor é + forte que o original, os pneus são muito grandes e esses alargadores, definitivamente, din-din que vai pelo ralo... A tração posistiva da F-1000 não interfere à esse ponto (quebra). Comece tirando os alargadores e limitando o esterço. O outro item que vc deve cuidar é esse que citei acima: se ninguém tava passando, vc foi lá e deu tudo o que tinha! O fusível é a cruzeta! Se quiser manter essas chuteiras (35"), é só maneirar na próxima... Saiba respeitar os limites do seu Jeep, que já são bem altos, mais que a maioria!
    []'s

  • #6
    Apenas para deixar um esclarecimento, pois acho que a maioria aqui está pensando errado......

    Pneus grandes e motor forte influem sim na vida útil e durabilidade das cruzetas do semi-eixo, podendo estourá-las. Porém, um espeçador de roda ou roda com offset grande não tem impacto algum. Os esforços das roda estão localizados nos ROLAMENTOS, não na cruzeta........

    Abraços,

  • #7
    Citação Postado originalmente por billj
    Apenas para deixar um esclarecimento, pois acho que a maioria aqui está pensando errado......

    Pneus grandes e motor forte influem sim na vida útil e durabilidade das cruzetas do semi-eixo, podendo estourá-las. Porém, um espeçador de roda ou roda com offset grande não tem impacto algum. Os esforços das roda estão localizados nos ROLAMENTOS, não na cruzeta........

    Abraços,
    Grande Bill,
    Isso que eu tava pensando também... daí cheguei no final do tópico e via a sua mensagem matando a xarada...
    Os alargadores apenas aumentam a força exercida no movimento de "alavanca" sobre os rolamentos, mas nada tem a ver com as cruzetas / semi-eixos...

    []´s

  • #8
    Usuário Avatar de leopoldo
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    Cruzetas

    ôpa.....as cruzetas e até os semi-eixos traseiros aguentam menos com tração positiva, dependendo da situação!!!!!

    Explicação:

    No dia a dia, a tração positiva ajuda a distribuir a carga (torque) nas pontas de eixo evitando a sobre carga de um lado DESDE que os 2 pneus estejam no asfalto.

    Só que se um eixo levanta um lado, pois está numa curva acelerando ou por ação de uma barra estabilizadora, todo o torque que estava em 2 pontas de eixo tranfere-se para aquela que ficou em contato com o asfalto, assim sobrecarregando a mesma.
    Nesta condição, pode-se comprometer a ponta de eixo, seja traseira ou dianteira.
    Situação semelhante passa um CJ num fora de estrada quando a roda descola do chão.
    Principalmente no eixo dianteiro onde os semi eixos são mais fracos que o dianteiro.

    Assim, mesmo sendo um equipamento indispensável no fora de estrada, mudam-se os limites da máquina, portanto O piloto tem de estar ciente de suas novas limitações.

    Em todo o caso, no eixo dianteiro, o mais fraco, o fusível é o garfo da cruzeta, que é quem normalmente falha primeiro.

    Para minimizar a possibilidade de quebra, vão alguns conselhos para o FORA DE ESTRADA:

    1-Se tiver barra de torção(estabilizadora) desconecte-a. Existe kit para isso.
    2-Quando em modo 4x4, não esterçe a direção para sair de valetas pois isso causa esforços a mais nos garfos. Ou pelo menos quanto menor o esterço e quanto menos as aceleradas, melhor.
    3-Se o CJ está numa condição de "roda no ar", aliviar o pé no acelerador.
    4- Quando usar a reduzida, lembre-se que o torque esta sendo multiplicado por 2,5.

    Quanto aos espaçadores de roda, realmente só influem no sistema de direção.

    Abraços a todos.

  • #9
    Anunciante Avatar de Giovani
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    Citação Postado originalmente por billj
    Apenas para deixar um esclarecimento, pois acho que a maioria aqui está pensando errado......
    ... um espeçador de roda ou roda com offset grande não tem impacto algum. Os esforços das roda estão localizados nos ROLAMENTOS, não na cruzeta.....
    Grande Bill!!!

    Ops! Tem razão! Mas que é porcaria, isso é...


    Citação Postado originalmente por leopoldo
    ôpa.....as cruzetas e até os semi-eixos traseiros aguentam menos com tração positiva, dependendo da situação!!!!!

    Explicação:

    No dia a dia, a tração positiva ajuda a distribuir a carga (torque) nas pontas de eixo evitando a sobre carga de um lado DESDE que os 2 pneus estejam no asfalto.
    Grande Leopoldo!!!

    Uma tração positiva sim, nova, funcionando perfeitamente e com eficiência perto ou igual à 100%. Não essa da F-100, F-1000, geralmente comprada usada, com os discos gastos que nem recebe uma revisão ou troca dos discos por novos... Ainda mais quando colocam o óleo comum... Se chegar à 15 ou 20% dêem-se por contente... São raros os jipeiros que investem num equipamento desses, novo, 0 Km.
    Quanto aos semi-eixos traseiros, são fortes p/ KCT!!! Tenho bloqueio ENSIMEC 100% na traseira há vários anos e ando direto! Nunca aconteceu nada! Arrancadas bruscas, no seco, roda no ar e giro alto... Nada!
    []'s

  • #10
    Usuário Avatar de leopoldo
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    cruzetas

    Giovani escreveu:

    [ Uma tração positiva sim, nova, funcionando perfeitamente e com eficiência perto ou igual à 100%. Não essa da F-100, F-1000, geralmente comprada usada, com os discos gastos que nem recebe uma revisão ou troca dos discos por novos... Ainda mais quando colocam o óleo comum... Se chegar à 15 ou 20% dêem-se por contente... São raros os jipeiros que investem num equipamento desses, novo, 0 Km. ]

    90% de razão.

    Os power-locks (F100, F1000) perdem eficiência rápido, além do que os mesmos não serem propriamente auto-blocantes e sim auto -desblocantes.

    Quem quer mais desempenho destes auto-desblocantes não podem nem usar o Texaco 3450.

    Algo que poucos sabem é que como o funcionamento deste tipo é auto desblocante, colocando óleo puro só aumenta o efeito blocante, diminuindo o desbloqueio nas curvas, porém, lógico que aumenta o desgaste.
    O texaco 3450, tem um aditivo redutor de atrito e foi desenvolvido só para este tipo de miolo de diferencial.

    Para quem não acha o Texaco, a FORD fornece uma bisnaga de redutor de atrito para ser adicionado ao óleo SAE 90 hipóide da Ranger.
    Chequem no manual da Ranger.

    No meu CJ uso só óleo sintético e eu sinto as rodas arrastarem um pouco nas curvas.

    Essa história de quebrar semi-eixo traseiro é mais para o pessoal que usa o True track, o Air lock, Detroit locker, Lock right.

    Eu ainda não fui testemunha, mas já ouví vários casos de semi-eixo traseiro rompido devido ao pessoal esquecer o Air-lock ligado e entrar em uma curva na estrada de asfalto.

    Giovani,
    Você tem um ensimec instalado no eixo traseiro?
    Eu não conheço bem o sistema porém acho que é copiado de algum modelo americano.
    Só não sei qual.
    Na pág. da ensimec não tem informação suficiente.
    Qual o princípio do funcionamento interno?

  • #11
    Anunciante Avatar de Giovani
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    Re: cruzetas

    Citação Postado originalmente por leopoldo
    Giovani,
    Você tem um ensimec instalado no eixo traseiro?
    Eu não conheço bem o sistema porém acho que é copiado de algum modelo americano.
    Só não sei qual.
    Na pág. da ensimec não tem informação suficiente.
    Qual o princípio do funcionamento interno?
    Grande Leopoldo!!!

    Entre no site: www.askby.com.br e veja o Detroit Locker, é cópia dele!
    As engregagens ficam encaixadas, pressionadas por 4 molas em cada, estando bloqueado quando se anda em linha reta. Numa curva, quando ocorre a diferença de rotação, o esforço pressiona as molas, desengatando e voltando a engatar, numa seqüência, até que se termine a curva. Isso provoca o barulho característico desse sistema, uns "claks" bem fortes. Quem olha o jipe passando acha que está quebrando tudo...
    O bloqueio da ENSIMEC, Fase IV, é bem diferente...
    []'s

  • #12
    Usuário Avatar de fugger
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    Re: cruzetas

    Citação Postado originalmente por Giovani

    O bloqueio da ENSIMEC, Fase IV, é bem diferente...
    []'s
    Em que?

    []'s

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