Se não tem diferença, o que levou a Ford a jogar os feixes de mola e amortecedores das picapes Ranger e F-250 para fora do chassi? Alguém sabe explicar?
Versão Imprimível
Se não tem diferença, o que levou a Ford a jogar os feixes de mola e amortecedores das picapes Ranger e F-250 para fora do chassi? Alguém sabe explicar?
Jeison, a ranger e F250 sempre tiveram feixes montados nas laterais do chassi pois como são spoa a altura final não muda tanto já que os suportes não estão abaixo das longarinas e os jumelos são montados de ponta-cabeça.
De fato o que mudou nas F250 foi a posição dos amortecedores, eu já tinha lido algumas matérias sobre isso e pesquisei em alguns sites, veja:
http://www.jornauto.com.br/avalia/f250dupla.htm
"O eixo traseiro agora tem os amortecedores localizados do lado de fora do chassi, para uma ação mais direta"
http://www.alpini.com.br/sisnot_integra.asp?id=3643
"A suspensão foi outro item que recebeu aprimoramentos para a versão 4x4. Atrás, os amortecedores são montados do lado de fora do chassi, pondo fim às críticas dos proprietários, que reclamavam da tendência do F250 de sair de traseira."
http://carsale.uol.com.br/opapoecarr...0905F250.shtml
"Esse conforto acima da média das picapes vem da nova calibragem da suspensão e da adoção de amortecedores montados no lado de fora do chassi, o que diminuiu a oscilação da carroceria."
Aqui explica tudo:
http://quatrorodas.abril.com.br/carr...o_143302.shtml
"Além de utilizar molas e amortecedores mais rígidos, por conta dos 490 quilos extras da cabine dupla, a engenharia mexeu na posição dos amortecedores traseiros. Antes, eles eram fixados na parte interna das longarinas do chassi. Agora passaram para fora e estão cerca de 40 centímetros mais distantes entre si. Tal alteração minimiza a movimentação angular do eixo traseiro. Na prática, seria uma menor oscilação da roda, ao passar por uma lombada. E, ao invés de estarem para trás do eixo traseiro, foram para a frente, limitando seu deslocamento vertical e diminuindo os pulos em pisos irregulares. Essas mudanças serviram, segundo a Ford, para dar à carroceria um comportamento mais estável em curvas que a versão anterior."
Levando em consideração a matéria da 4Rodas, a mudança fez diminuir o curso da suspensão...
[]'s
Amigo Jeisonk, questoes de projeto daquele veículo específico, que é diferente do jeep. Quem sabe nao foi pra dar mais espaço para caçamba (chassis pode ficar mais para baixo)? Ou aumentar o espaço de deflexão da mola sem aumentar a altura do carro (evitando perder em estabilidade por aumento da altura do CG)? Ou mesmo para dar a "impressao" de estabilidade da carroceria para o motorista?... Quando se monta as molas sob o chassis, é necessário mais altura do mesmo para dar "espaço" de trabalho para a suspensão... nos jeeps, nós ganhamos mais em altura, porém, o resultado e uma viatura mais "capotável" doque a Ranger....
Além de tudo mais que o projetista da Ranger, da F-250, das antigas C-10 deve ter considerado na balança entre "prós" e "contras" creio que para isso, o chassis destas pick-ups foram "programados" para suportar as solicitações de TORÇÃO aplicadas junto com as de Flexão, coisa que nao existe no Jeep...
De resto, é tudo mais que ja foi tratado aqui... rs
Eu já tentei Molas originais do jeep com laminas "deslizantes" entre as molas
Eu já tentei Molas originais do jeep com jumelos maiores
Eu já tentei Molas originais do jeep com kit fess
Eu já tentei Molas originais do jeep com kit "eu fizz"
Eu Já coloquei molas originais da Toyota Bandeirantes sob o chassis....
De todas as tentativas e erros que cometi, todas as vezes que o pessoal do fórum falou "já fiz, nao ficou bom" e eu pensei "mas e se eu montar assim?", acabei tomando tinta! gastei tempo, $$ e só encontrei a receita agora, com as molas da Bandeirantes SOB o chassis..... foi o Sérgio Rocha, foi o Giovanne, foi o Leopoldo foi o Elmer, foi o Lang e mais meio mundo de gente falando que nao ia ficar legal, eu fazia a coisa assim mesmo e depois tinha que postar no forum algo como "putz! nao é que vcs estavam certos?!".... rsrsrsrsrsrs
Para quem for montar molas para fora do chassis assim mesmo, sabendo que vai piorar o curso de suspensao, que vai inserir novas solicitações de força nao programadas no chassis do jeep, desejo boa sorte! rs
MAS, acho que se for pra gastar $$ mudando suportes, molas, sapatas de fixaçao das molas (nos eixos), mudar amortecedores de lugar e tudo mais, tudo isso pra diminuir o curso de suspensao e ganhar a impressao de que o veículo ficou mais estável, entao eu acho que seria melhor, mais simples, mais rápido e mais barato comprar um kit de barras estabilizadoras que, de quebra, podem ser desconectadas na trilha para melhorar o desempenho da suspensao.....
Elmer, tem fundamento, mas a princípio o amortecedor não deve ser um limitador de suspensão, correto? Devem ter mudado algo a mais então.
Pois é Marcos, mas sempre fica aquela idéia na cabeça, porque quando se analisa o contrário, colocar os suportes mais pra dentro por exemplo, a 1ª idéia é de que vai tombar a carroceria ainda mais, consequentemente deslocando peso para o lado que está pendendo, facilitando um tombamento, é ou não é a impressão?
Gostaria de pegar duas viaturas idênticas, somente com essa diferença nos suportes, achar uma maneira de ir testando a angulação até o ponto crítico de tombamento, mas isso é coisa de alemão teimoso (eu). :mrgreen:
[]'s
Sim! é a "IMPRESSAO".... como o Leopoldo falou, o deslocamento de peso é mínimo e tende a ser desprezível nestes casos... o "tombamento" da carroceria que vc falou é algo que diz para o motorista quando é que estamos chegando no limite da viatura...
A princípio, o amortecedor nao era pra limitar a suspensao, mas como a Ranger nao é exatamente um veículo para trilhas, é aceitável para o fabricante diminuir o curso de suspensao para montar um conjunto que propicie maior conforto através da calibragem de molas, amortecedores e outros agregados... neste caso, o curso de suspensão é "sacrificável"....
Eu já andei em Jeep com molas para fora do chassis... dá realmente uma impressão ótima de estabilidade! voce fica tao confiante no jeep que até esquece das limitações naturais dele... resultado? o dono dele já capotou o coitado duas vzs desde que mudou a suspensao.... rsrsrs quer ver uma delas? vá no Youtube e procure por "palmasjeepclube" o vídeo "Felipe Capotando".... da outra eu posto aqui as fotos dos "momentos antes".....
O Ronaldinho, tb tinha a impressão ...........
[]':mrgreen::mrgreen::mrgreen: