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Convex Datacenter
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  • #13
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    Valmor.

    Veja como ficará o cardan com o diâmetro do tubo reduzida.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Eixo carda raspando no motor de arranque ...-cardan_1_179.jpg  

  • #14
    Usuário Avatar de Alessandro Henrique
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    Mario Liberato,
    Esta modificacao ai esta exagerada. Nao esqueca que o tubo que esta la possui a sua finalidade.

    Sds.
    CJ5 1976 - 6zão
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  • #15
    Usuário Avatar de leopoldo
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    Alessandro, bom dia, ou melhor..... boa tarde para você.

    O jeep 42-58 tinha esse tipo de cardan.

    e mesmo hoje em dia ainda existe para aplicações onde não há muito espaço.

    veja no catálogo da advance adapters.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #16
    Usuário Avatar de Alessandro Henrique
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    Bom dia Leopoldo,
    Efetuei o comentario de modo a salientar que nao se pode simplemente sair modificando e achar que nao havera algum tipo de inconveniente. Do jeito que a figura ilustra, a impressao que se tem e que nao ha tubo e sim uma barra. Ok, da para usar barra. Em alguns casos e utilizada uma barra trefilada, soldada e posteriormente usinada, dando a impressao de ser uma barra rigida.
    O carda eh um dos fusiveis do sistema e normalmente quando modificado sem criterio e uma das fontes de vibracoes.
    Realmente, cada caso eh um caso e acredito que neste em particular com o motor GM 151, possa se utilizar deste artificio.

    Um abraco,
    CJ5 1976 - 6zão
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  • #17
    Usuário Avatar de leopoldo
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    Exatamente.

    Ele perde principalmente a capacidade de transferir maior torque.

    Só estou curioso em saber se é uma barra ou um tubo.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #18
    barra...........


    Carros de fábrica utilizem tubos para ter capacidade de torque adequada e ao mesmo tempo, peso minimizado desta massa rotativa. Se a questão fosse apenas torque, se faria de barra sempre, igual um semi-eixo..........

  • #19
    Usuário Avatar de valmor
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    Resumindo :
    O tubo ( se é que eu ententi , é um tubo que reveste o eixo..) pode ser retirado ???
    Qual a função deste tubo então ???

    []´s

    Valmor

  • #20
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    Citação Postado originalmente por billj
    Se a questão fosse apenas torque, se faria de barra sempre, igual um semi-eixo..........
    A questao e o torque e a melhor forma de transmiti-lo e, de preferencia a um baixo custo de fabricacao.
    Saliento que nem todo semi-eixo eh uma barra, existem muitos tubulares, barras trefiladas, trepanados e atualmente, eixos martelados. Sendo que estes, sao tipicamente encontrados em veiculos de suspensao independente e em esportivos de luxo.
    Cada caso eh um caso.

    Sds.
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  • #21
    Usuário Avatar de Alessandro Henrique
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    Citação Postado originalmente por valmor
    Resumindo :
    O tubo ( se é que eu ententi , é um tubo que reveste o eixo..) pode ser retirado ???
    Qual a função deste tubo então ???

    []´s

    Valmor
    O carda pode ser confeccionado com tubo ou barra.

    Sds.
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  • #22
    Valmor, o tubo NAO reveste nada... existe a barra que vai somente até o tubo, daquele ponto pra frente, esta barra é soldada no tubo e vai até o suporte da cruzeta junto ao diferencial entendeu? oq o pessoal tá falando é trocar este tubo por um mais fino.... ou por uma barra...... aki mudamos um cardan dianteiro aumentando a barra até a metade do cardan.. o resto ficou o tubo mesmo, pois já estava tao a frente que nao traria mais problemas....

    tive o mesmo problema com o cardan do meu CJ3A, pra resolver isso, eu raspei aquela "orelha" que tem no motor de arranque, e levantei a suspensao, depois da "levantada" nao tive mais nenhum problema.... o pessoal fala pra levantar o motor, mas nao dá pra levantar muito, pois o cambio começa a bater na lata (se vc estiver usando calço de carroceria original, daqueles baixin) e/ou o cabeçote fica mto perto da parede corta fogo.... eu preferi manter o motor na posição horizontal, há quem coloque ele levemente "olhando pra cima"... veja se as molas do teu jeep nao estao cansadas... pode ser que trocando elas e o jeep voltando a posição normal, este problema acabe (claro, nao esqueça dos batentes)

    falow? grande abraço!

    blza?

  • #23
    Usuário Avatar de valmor
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    Dei uma examinada e constatei : NAO ha batentes de mola na dianteira !!!!
    Vou compra-los nesta semana e torcer para o problema ser somente este...
    Quanto ao eixo cardan :
    Posso substituir o tubo então por uma barra de aço ???
    Dai no caso posso cortar os "terminais" ( nao sei o nome das peças das pontas do eixo ...) e solda-los numa barra de aço ????
    Qual a expessura da barra e qual tipo de aço devo usar ????

    []´s e obrigado pelas respostas !!!

    Valmor

  • #24
    nao sei o nome das peças das pontas do eixo


    chamam cruzetas

    esse assunto esta sendo discutido no tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=13036 ,
    e sem querer chover no molhado , lá ja se falou de se usar uma flange entre motor e a caixa seca para o motor ficar mais pra frente ( o que facilita inclusive a adaptação do radiador)
    e assim o cardã fica longe do motor de arranque

    falow

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