Postado originalmente por
HenriqueRS
sim, tem que sair, só que sai pouco. Aquela quantidade que sai do bloco, intermitente, passa pelo caninho de aço, depois por um pequeno circuito no cabeçote, sobe pelo suporte da flauta e, finalmente, chega na flauta, ou eixo dos balancins. Da flauta ele sai por 6 furinhos no caso do BF, um pra cada balancim. O óleo acaba sofrendo uma resistência para escoar por todo esse caminho e a quantidade que passa ainda é dividida em 6, por isso sai tão pouco. O importante é ter um pouco de óleo. Deve ficar meio melado, tanto eixo quanto balancins.
Agora complicou tudo Henrique os buraquinhos q eu falo e no eixo entre
O primeiro indício de falta de lubrificação nos balancins é a perda de regulagem das válvulas em pouco tempo, abrir folga. Isso tá acontecendo no teu? Se estiver, tenta desmontar o suporte dos balancins e verificar se tem algo entupido (só não esquece que quando reinstalar os balancins a re-regulagem das válvulas é obrigatória, então tu vai precisar de um tempo pra fazer, da ordem da regulagem e, principalmente, do calibre de lâminas).
Se não tiver percebido esse sintoma e ainda estiver curioso, dá pra rodar o motor por uns minutos (pra encher as galerias de óleo), depois tirar o caninho externo do motor e, com ar comprimido e um toquinho de mangueira de borracha pra vedar, pressurizar a entrada de óleo do cabeçote. Se não tiver nada entupido acho que vai dar pra ver o óleo saindo entre as buchas dos balancins e a flauta (não tenho certeza se vai dar pra ver, mas deve dar).
Outra coisa, por quais furos do eixo dos balancins que não sai óleo? Pergunto isso porque os furos desse eixo por onde deve sair óleo ficam cobertos pelos balancins e não tem como enxergar direto. O óleo deve sair por furos nos próprios balancins (servem pra fazer óleo escorrer sobre o balancim e chegar até o contato balancim-haste da valvula) e pela folga entre bucha dos balancins-eixo dos balancins.
Boa sorte ai